10 conhecimentos técnicos que você deveria desenvolver durante os próximos dois anos

Confira nossos E-books, Cursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

10 conhecimentos técnicos que você deveria desenvolver durante os próximos dois anos

Adaptação do artigo Debra Littlejohn Shinder, MCSE, MVP, consultora Americana, escrito em 2007, chamado “10 tech skills you should develop during the next five years” (10 habilidades técnicas que você deveria desenvolver nos próximos 5 anos).
Bem nos estamos em 2010. Que tal fazermos uma previsão para os próximos dois anos ?
Dizia a Debra L. Shindler:
“Se você deseja um emprego onde você pode treinar um determinado conjunto de conhecimento e então nunca ter que aprender nada novo. TI não é para você. Mas se você gosta de aprender constantemente novas coisas e desenvolver novas habilidades, você está na área certa. No final dos anos 80. Netwware e IPX/SPX (meu Deus o que é isso ???)” eram os conhecimentos que devíamos ter. Hoje, tudo que temos que conhecer é sobre TCP/IP e a Internet.”
Vamos dar uma breve olhada sobre os conhecimentos que devemos ter para estar no topo do mundo da tecnologia nos próximos 5 anos, dizia ela. Ops, como foi em 2007, faltam 2 anos !!!

1 – Voz sobre IP (Voice over IP)
“Muitas empresas estão já usando o VoIP para serviços telefônicos devido a custos e outros fatores convenientes.
Como o VoIP roda sobre redes TCP/IP o administrador de TI irá de uma hora para outra tomar a responsabilidade para si”.
Acrescento que a videoconferência sobre IP também vai se tornar cada vez mais habitual em nossas organizações.

2 – Comunicações Unificadas (Unified Communications)
“Apesar do crescimento de popularidade do VoIP, o conceito de comunicações unificadas – a convergência de diferentes tecnologias de comunicação, tais como e-mai, voicemail, mensagem de texto e fax – parece ser a onda do futuro. Os usuários deverão acessar estas comunicações por uma interface única a partir de diversos equipamentos (PCs. Laptps, PDAs, etc…).
As redes convergentes tornam a tecnologia mais complexa e os administradores de TI deverão desenvolver conhecimentos para competir no mercado de trabalho de amanhã”.
Não me atrevo a dizer que ela não está certa. E vocês ?

3 – Redes Híbridas (Hybrid Networks)
“O dia das redes ou tudo Windows ou tudo UNIX (Linux ???) é coisa do passado e as redes estão para crescer mais ainda, embora menos híbridas no futuro. As novas versões do Linux, tais como Linux, como o Ubuntu, tornou-se mais amigável para usuários finais, e iremos ver mais empresas adotando-o como seu desktop para certos usuários. Entretanto, é certo que outros usuários continuarão utilizando o Windows por causa da necessidade da aplicação ou preferências pessoal, e então poderemos ter usuários Macintosh no ambiente híbrido também, principalmente em ambientes gráficos.
Profissionais de TI não poderão mais ser hábeis em apenas uma plataforma: você precisará ter habilidade para suporte e retirada de problemas em diferentes SOs”.
Concordo pois o ambiente híbrido já é uma realidade nos dias atuais.

4 – Tecnologia Wireless (Wireless Technology)
“Interconexão de redes Wireless está ainda na infância nas organizações. As empresas estão (relutantemente em algumas ocasiões) estabelecendo redes LANs wireless para uso dos empregados e visitantes porque é a maneira mais conveniente para computadores portáteis se conectar a rede, mas muitas organizações estão ainda receosas do wireless (acertadamente), particularmente em suas implicações de segurança.
Mas o wireless não está indo embora, e o seu futuro é promete tecnologias mais rápidas e seguras. Você irá necessitar conhecer sobre 802.11n, um novo padrão agora em desenvolvimento e estimado para estar em operação no final de 2008, o qual irá prover um throughput típico de 74 Mbps com uma taxa de dados máxima teórica de 248 Mbps e um alcance maior do que os atuais padrões 802.11a/b/g (cerca de 70 metros)”.
Passei dois dias recentemente pesquisando sobre a tecnologia LTE e WiMax, para incorporar numa apresentação do meu curso de Redes WAN via EAD, capítulo de novas tecnologias e são impressionante as melhorias que essas duas tecnologias nos reservam nesses próximos dois anos.

5 – Suporte ao Usuário Remoto (Remote user support)
“A tendência é termos mais empregados trabalhando fora da sede da empresa: executivos usando seus laptops na estrada, empregados trabalhando em casa pelos menos alguns dias da semana, pessoas no campo se conectando de volta na LAN e assim por diante. O staff de TI irá necessitar de habilidade para prestar suporte a esses usuários remotos enquanto mantêm, paralelamente, a segurança interna da rede
Será importante aprender conhecimentos relativos a diferentes tecnologias de VPN (incluindo SSL VPN) e tecnologias para monitorar e garantir que os usuários remotos tenham o mínimo de critérios (antivírus instalado e atualizado, firewall habilitado, etc.) para se conectarem a LAN sem pôr em risco o resto da rede”.
Este tema já é recorrente e com a melhora dos serviços banda larga ele se tornará mais real ainda.

6 – Suporte ao Usuário Móvel (Mobile user support)
“Telefones celulares, Blackberries, e outros equipamentos ultra-portáteis estão se tornando universais e irão crescer em sofisticação no futuro. Empregados terão a expectativa de obter seu e-mail corporativo nos seus telefones e, em alguns casos, (tal como os equipamentos móveis do Windows), de usar o software cliente do terminal services para conectar esses pequenos equipamentos à LAN da companhia.
Membros do staff de TI irão necessitar desenvolver uma gama de habilidades para suportar os usuários móveis, incluindo expertise na configuração de servidores de e-mail e conhecimento de implicações de segurança desses equipamentos”.
A mobilidade com largura de banda adequada é tudo o que os usuários querem e as tecnologias Wimax e LTE estão atrás desse mercado !!!

7 – Software como um Serviço (Software as a service)
“A Web 2.0, a próxima geração da Internet, é tudo sobre Software como Serviço (SaaS). SaaS envolve a entrega de aplicações sobre a Web, ao invés de instalar essas aplicações nas máquinas dos usuários individuais. Algum futurólogo em TI tem tido que a SaaS irá fazer o emprego dos administradores de TI desaparecerem inteiramente, mas o cenário mais apropriado é que a descrição do trabalho irá mudar para uma menos focada em desenvolvimento e manutenção de aplicações para uma de maior ênfase em planejamento macro, convergência, etc.
Se a SaaS deslanchar, o mercado de trabalho também se voltará para empregos mais concentrados em setor de provedor de aplicação ao invés de departamentos internos de TI das empresas. Nessa situação, os profissionais de TI que têm as habilidades relativas à provisão de serviço e arquitetura virtual diversificada irão estar na dianteira quando isso vier e se manterão empregados”.
A tecnologia Cloud computing está aí ganhando força dia a dia. Alguém duvida ??

8 – Virtualização (Virtualization)
“A Virtualização tem estado nos rondando por um bom tempo, mas agora, com a Microsoft investindo pesado na tecnologia com seu Windows hypervisor (Viridian), o qual irá rodar o Windows Server 2008, VMWare oferecendo VMWare Server gratuitamente e a Red Hat e a SuSE planejando incluir a tecnologia Xen hypervisor nas suas próximas versões de seus produtos de servidores, nós podemos esperar o conceito de máquinas virtuais irem inteiramente para um alto nível nos próximos poucos anos.
Gerenciando um ambiente de rede baseada em VM é uma habilidade que não somente irá ajudar, mas essencialmente, mais e mais empresas estão olhando para a virtualização para consolidar servidores e reduzir custos com hardware”.
Na crise econômica atual a busca de redução pelos custos pelas empresas é inegável e a virtualização possibilita que isso aconteça.

9 – IPv6
“A larga adoção da próxima geração do Internet Protocol (IPv6) não tem acontecido tão rapidamente como previsto originalmente, em grande parte por causas das tecnologias tais como o NAT que evitou um rápido declínio dos endereços IP disponíveis acontecer como anteriormente estava previsto.
Entretanto, o número de hosts na internet o número de hosts na Internet tem crescido rapidamente, e o espaço de endereços disponíveis irá eventualmente estar crítico para futuras expansões. IPv6 também oferece melhor segurança do que IPsec, uma parte básica do suíte de protocolos. Talvez a inevitável transição é melhor indicada pelo fato de que o Windows Vista, Windows Server 2008, Mac OS X 10.3 e as mais recentes versões dos sistemas operacionais já tenham o IPV6 habilitado por default.
Com uma inteiramente diferente notação de endereços IP, chamada CIDR e os endereços escritos em hexadecimal ao invés dos familiares 4 octetos usados no IPv4, existirá uma curva de aprendizado par administradores de TI. O tempo de ajustar seu conhecimento em IPv6 é agora, antes que a transição seja mandatória”.
Recentemente o IANA precisou liberar um range de classe A privativa para endereços IPv4 demonstrando que agora o esgotamento do IPv4 é uma realidade. O Google recentemente migrou do IPv4 para IPv6, corroborando este parecer.

10 – Segurança (Security)
“Profissionais de TI com expertise têm estado desenvolvendo seus conhecimentos em segurança nos últimos anos, mas o futuro trará novos desafios e novos mecanismos de segurança.. Tecnologias como o VoIP e computação móvel trará novas questões de segurança e desafios. Métodos de autenticação estão evoluindo de um sistema baseado em senha para um modelo de multi-fatores e a biometria parece que se tornará um dos m,ais importantes no futuro.
Como os ataques se tornarão mais sofisticados variando de hackers jovens desafiando “just for fun”, apenas por diversão para agentes de corporações de espionagem bem financiadas e cyber terroristas tentando paralisar a infra-instrutora vital de um país atacando as redes que rodam nele. Conhecimentos em segurança devem ser buscados.
Adicionalmente para medidas pró-ativas, profissionais de TI necessitarão conhecer mais sobre os ataques a redes de computadores e terem habilidades de acompanhar o que está acontecendo e o que tem acontecido em sua rede”.
Sem comentários !!!

Para terminar esta análise eu cito que da nossa parte estamos fazendo todo o esforço possível para disponibilizar treinamentos via EAD que irão atender uma parte desta demanda, se possível ainda este ano:

1 – Fundamentos de Redes de Computadores (TCP/IP): base de tudo. Tod profissional de TI deveria revisar ou começar estudando por aqui.
2 – Projeto e Interconexão de Redes LAN: projeto de cabeamento estruturado e configuração de ativos
3 – Redes WAN de Computadores: as redes WANs atuais e algumas novas tecnologias
4 – Fundamentos de Telecomunicações e Comunicação de dados: básico de Telecomunicações para o profissional de TI de hoje e do futuro

Para o 2º semestre previstas mais novidades !!!

Debra Littlejohn Shinder é uma consultora em tecnologia, professora e escritora, que tem escrito livros sobre sistema operacionais de computadores, redes e segurança de redes, além de uma série de artigos na área de certificações.
Ademar Felipe Fey é um especialista em redes de computadores em telecomunicações, professor, tradutor de artigos técnicos e mestrando em Educação, com ênfase em educação a distância (EAD).

Ademar Felipe Fey
Contato – cursosead.aff@gmail.com

 

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 10 conhecimentos técnicos que você deveria desenvolver durante os próximos dois anos

  1. Anderson disse:

    Boa iniciativa do blog em fomentar conhecimentos na tão abrangente área de TI.
    Na minha opinião pessoal, arrisco dizer que na lanterna desses conhecimentos, se é que posso me referir dessa forma está o Mobile user support, mesmo com a área de telefonia em alta.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s