Porque a maioria dos consultores em TI não deveria executar o cabeamento

Porque a maioria dos consultores em TI não deveria executar o cabeamento

(Why most IT consultants should not run cabling)

Confira nossos E-books, Cursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

  • Date: June 8th, 2010
  • Author: Erik Eckel
  • Tradução e adaptação por Ademar Felipe Fey em 28/08/2010

Os consultores de TI normalmente querem dizer “sim” a todos os pedidos de cliente, mas alguns desafios, como executar cabeamento, é melhor deixar para profissionais qualificados que possuem habilidades especializadas.

——————————————————————————————–

Os clientes desenvolvem novos modos de desafiar os consultores de TI todos os anos. Minha empresa de consultoria foi solicitada a instalar e configurar sistemas telefônicos VoIP; nós fomos contemplados com a movimentação física de racks e equipamentos entre as instalações; Eu me encontrei instalando e terminando o cabeamento Ethernet em edifícios novos. Mas só porque os consultores de TI são solicitados a completar projetos complementares não significa que eles deveriam fazê-lo.

É uma lição dura para aprender. Não muitos consultores de TI querem falar “não” para um cliente, até mesmo quando o cliente pede serviços fora da área do expertise do consultor. Nem todas as consultorias se especializam na construção de Web sites, ou no desenvolvimento de aplicações proprietárias, ou na instalação ou na configuração de sistemas VoIP, ou na movimentação de salas de servidores, ou na instalação de sistemas de energia elétrica, ou ainda na instalação de cabeamento; porém, muitas consultorias ainda são tentadas a dizer, “sim, nós podemos fazer isso para você” em resposta a quase qualquer solicitação do cliente.

Trabalhe naquilo que você faz  melhor

 

O problema é que muitas das tarefas complementares solicitadas pelo cliente requerem habilidades e conhecimentos especializados. O Cabeamento é um exemplo perfeito. Enquanto um consultor bem-intencionado poderia concordar em instalar três ou quatro cabos terminais novos para um cliente de longo-tempo, para economizar tempo e a tarefa desagradável de identificar um instalador de cabo qualificado, tal favor pode se provar problemático. Eu sei por que eu instalei a minha cota de cabeamento.

Algumas aventuras de cabeamento fazem lembrar de lições que eu aprendi ao instalar eu mesmo um drywall (paredes e forros moduláveis) durante uma remodelação da minha casa. Quatro ou cinco folhas de drywall me tomaram um sábado inteiro. Primeiro eu tive que movimentar o drywall da casa de materiais de construção para minha casa, e eu não consegui o caminhão certo, o que complicou o esforço. Depois eu lutei para manobrar o drywall, pendurando-o em seu lugar, e fixando-o corretamente. A instalação e fixação das chapas de drywall consumiram outro dia. Depois eu assisti um espetáculo de melhoria de casa no qual os instaladores profissionais do drywall completaram o mesmo trabalho em aproximadamente uma hora.

A lição é simples: Profissões diferentes requerem habilidades, conhecimentos e ferramentas diferentes. É por isso que eu penso que a maioria dos consultores de TI não deveria instalar Cabeamento. Consultores de TI que utilizam roupas de executivos e que não transportam uma caixa de ferramentas provavelmente não se adaptará a carregar rolos de cabeamento por escadas, passagem de cabos por forros do escritório, instalação dos cabos em espaços apertados, ou mesmo “pescando” o cabo Ethernet por paredes de acabamento. É um trabalho sujo e difícil, que requer ferramentas especializadas e um entendimento sólido de padrões da indústria e até mesmo do layout e códigos do edifício.

Estabeleça uma parceria de valor adicionado

Isto não significa que você precisa deixar os clientes que requisitam ajuda em relação ao Cabeamento a ver navios. Ao invés disso, considere estabelecer uma parceria solida com um contratante de cabeamento. Trabalhando de perto com um contratante qualificado, seu escritório pode ajudar os clientes a resolver os problemas de cabeamento que ele precisar, indo tão longe a ponto de servir como um ponto de contato centralizado e dividir o faturamento. Se você fechar um acordo justo com o contratante, você pode até fazer algum dinheiro extra nesse processo.

Traduzido em 28/08/2010 por Ademar Felipe Fey

Disponível em:

http://blogs.techrepublic.com.com/project-management/?p=1778&tag=nl.e108

Acesso em: 15/06/2010

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Cabeamento Estruturado, Carreira, Certificação, Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Porque a maioria dos consultores em TI não deveria executar o cabeamento

  1. Parabéns pela iniciativa de postar esta materia que no meu ver é super coerente com a realidade. Eu mesmo já me aventurei a tentar executar outros serviços para agradar o cliente. Mas depois de alguns anos de experiência vi que realmente boa vontade não basta. Tem que ter conhecimento e ferramentas apropriadas.

  2. Muito bom o artigo citado. Vejo essa como a melhor alternativa para um caso desses, parcerias para serviços no qual sua empresa não é especializada são com certeza as melhores alternativas para um bom atendimento e uma fidelidade ao seu cliente de longa data.
    Se você indicar alguém que faça um bom trabalho, com certeza esse cliente confiará cada vez mais em você, porém, caso você mesmo queira fazer, demorar muito tempo para fazer, demonstrar inexperiência e o trabalho não ficar 100%, de que adianta você caprichar em um servidor e deixar o cabeamento um “lixo”.
    Por isso sempre tenho aquele pensamento acima citado “Profissões diferentes requerem habilidades, conhecimentos e ferramentas diferentes.”, ou seja, “Cada macaco no seu galho.”

  3. TCHIPA disse:

    Excelente e está realmente de parabens pela iniciativa, deste interessante artigo.
    Realmente é preciso separar os serviços e sobre tudo e em minha modesta opiniao, pelo facto de se tratar de dois tipos de serviços completamente distintos do outro, ou seja planejar…….e executar.. e so isso leva-nos a entender que cada uma delas exige certamente uma configuraçao diferente. Alias, A maioria das estratégias de muitas Empresas acabam por falhar, porque não são bem executadas … Para fazer acontecer, o plano estratégico da empresa deve merecer o projeto escolhido pelo consultor.

  4. Parabéns!
    Você foi muito feliz nesse tópico.
    Eua trabalho com cabeamento estruturado há 7 anos e sei que é uma área na informática que nem todos os consultores levam a sério na hora de instalar um ou mais pontos de rede.O fato é que você vai instalando e crimpando o ponto sem nenhuma certificação exigida pela norma e quando vê , toda sua rede esta totalmente desordenada com cabos sendo entre mesas sendo esmagado , pontos de rede sem identificação , pontos de rede que se quer foram certificados com equipamentos próprios ,etc…
    Aí , chega uma hora em que sua rede começa a saturar o tráfego causando perda de pacotes e até mesmo cair toda hora. (tive um caso desses com um cliente), e aí meu amigo,encontra o defeito é uma tarefa difissílima.
    Grato. Robson

  5. Matheus Salvador disse:

    Muito bom artigo Ademar, e sem dúvida está completamente correto, é muito interessante as empresas se dedicarem ao máximo ao seu cliente, mas as vezes somente boa vontade não é o suficiente. É preciso ser sempre especialista naquilo que se faz, procurando sempre atender as necessidades da melhor forma possível.
    Vamos deixar o cliente na mão então? Dizer que não podemos efetuar determinado serviço? Não, Penso que a solução para estes problemas seriam parcerias com empresas/profissionais qualificados que possam dar contado do recado. Parcerias que trabalhem com seriedade e com transparência, sempre pensando na melhor solução para nossos clientes.

    Um Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s