Para onde sua rede WAN está indo?

Para onde sua rede WAN está indo?

Confira nossos E-books, Cursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

Do original “Where is your WAN going?” by Wide Area Networking Alert By Jim Metzler and Steve Taylor, Network World. September 27, 2010 12:09 AM

Por muitos anos, os serviços de redes WAN eram extremamente simples e diretos. Na maior parte da década de 1980, você tinha serviços dial-up, “Serviços de Transmissão Digital” ponto a ponto. tanto analógicos como digitais, ou “linhas privativas”. E a única evolução importante foi que você poderia transmitir com velocidades maiores, no caso de um aumento de tráfego, com um menor custo por bit por segundo.

Então, na década de 1990, os serviços de WAN começaram a ficar realmente interessante com a introdução do Frame Relay, ATM e SMDS (NT¨= o SMDS, Switched Multimegabit Data Services, é um serviço de dados público de alta velocidade, baseado em comutação de pacotes, que permite alta performance, de 34 a 155Mbps, interligando redes LANs às WANs, sem limite de distância. Não é muito utilizada no Brasil).

Ao mesmo tempo, a Internet tornou-se suficientemente confiável e o IP tornou-se suficientemente adotado e resultou que os serviços baseados no IP também se tornaram populares (pense em MPLS e VPNs via o backbone Internet público).

Neste ponto, seria interessante saber que serviço a sua empresa está usando e o que você está planejando para sua rede WAN (NT= o site da reportagem está realizando uma pesquisa. Acesse-o no caso de interesse em participar).

Hoje temo uma variedade interessante de serviços e tecnologias, tanto agora como no futuro. (Vamos admitir que o SMDS está acabado, pois foi uma grande tecnologia, grande idéia, mas no tempo errado e com marketing ruim. Alguém ainda usa essa tecnologia?).

Hoje estamos interessados em saber como você acessa um site externo da Internet a partir de suas filiais. Em especial, há razões para um bom controle de backhaul (canal tronco entre o site central e a rede WAN) de tráfego para um site central (ou sites), tais como maior controle e maior segurança. Ao mesmo tempo, se você acessar os sites externos na Internet diretamente da filial, então você evita a necessidade de backhaul e, associado a isso, evita também a maior largura de banda e atraso. Claro, isso chega a ser uma equação mais complexa, se você estiver usando uma conexão VPN baseada na Internet. Você ainda envia informações para um site central (percorrendo a Internet duas vezes), ou você separa o tráfego que sai da filial?

Obviamente, a boa notícia sobre redes WAN na atualidade é que existem muitas opções. Mas essa é também uma maldição, porque você tem que fazer uma escolha entre diversas opções extremamente viáveis.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 04/06/2010

Disponível em: http://www.networkworld.com/newsletters/frame/2010/092710wan1.html?source=NWWNLE_nlt_wan_2010-09-28. Acesso em: 03/10/2010.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Para onde sua rede WAN está indo?

  1. Anderson disse:

    Ademar,

    As tecnologias WAN estão evoluindo, mas demoram um certo tempo para chegar até aqui. Veja que estamos ainda trafegando redes ADSL sobre par trançado de cobre. Claro que houve evolução também neste quesito, mas um bom par de fibra ótica “removeria” em grande parte a grande teia de cabos nos postes.
    Diria que o Frame-Relay é o mais usado hoje em dia, em virtude do custo-benefício oferecido.

  2. Ademar disse:

    Anderson,

    as rededes WAN precisam de um tempo maior de maturação para alcançarem o mercado mundial.

    Eu diria que o MPLS é a bola da vez.

    Um abraço,

    Porf. Ademar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s