Como Determinar suas Necessidades da Instalação do Cabeamento na Rede

Confira nossos E-books  e Cursos On-line completos!

capa CE 3a ed 2016 blog       curso cab estr LV blog

Como Determinar suas Necessidades da Instalação do Cabeamento na Rede

Do original“How to Determine Your Network Cabling & Wiring Needs” by Network Cabling & Wiring Installers. Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 21/10/2010

A mídia de transmissão que você escolher para a sua implementação de cabeamento estruturado é determinada por vários fatores, os mais importantes dos quais são sua necessidade de largura de banda atual, o seu ambiente de rede, requisitos de largura de banda esperados no futuro e o seu orçamento. Este artigo vai abordar cada uma destas principais preocupações numa tentativa de ajudar a identificar qual a solução de cabeamento irá melhor atender às suas necessidades específicas. ________________________________________

Determinando Suas Necessidades da Largura da banda da Rede Atual

Sua principal preocupação ao determinar o tipo de cabeamento a ser usado é a exigência de largura da banda atual de sua rede. Esta questão pode variar grandemente baseado no tamanho da rede (i.e. o número de estações de trabalho conectadas à rede). Uma rede pequena de 15 estações de trabalho geralmente terá exigências muito mais baixas de largura da banda do que uma rede que precisa suportar 100 estações de trabalho. O crescimento futuro também deveria ser altamente considerado ao considerar o tamanho de rede. Se sua companhia estiver esperando dobrar o número de empregados durante os próximos dois anos, então você pode esperar que sua largura da banda de rede precise aumentar adequadamente. Para complicar ainda mais ainda o assunto, você tem que considerar também o tipo e o volume do tráfego de dados que sua rede estará suportando. Por exemplo, uma pequena empresa de design gráfico e multimídia com apenas 10 estações de trabalho terá, provavelmente, muito maiores exigências de largura da banda que uma empresa de advocacia que consiste em 25 estações de trabalho. Novamente, isto é principalmente devido ao tipo e volume dos dados que a pessoa pode esperar em cada ambiente de trabalho: um único usuário que transfere um vídeo de 5 minutos de alta definição pela rede, pode facilmente consumir mais largura da banda do que 20 usuários que abrem o Word da MS e arquivos Excel.

Então, como você determina suas exigências de largura da banda de rede com precisão?

Há vários modos para analisar o tráfego de rede, mas o melhor e mais preciso método é utilizar uma ferramenta chamada de analisador de rede. Entre o mais simples e mais onipresente destas ferramentas é um utilitário que é construído em todas as versões de servidores Windows chamada de Network Monitor (Monitor de Rede). O utilitário Network Monitor oferece dados detalhados do tráfego em um segmento de rede e pode detalhar o tráfego de broadcast de pacotes específicos transmitidos para ou de uma máquina. Também há vários outros produtos de terceiros como o Wireshark (livre), bem como analisadores comerciais como os Network General Fast Ethernet Sniffer, Cinco NetXRay, AG Group EtherPeek, Novell LANalyzer for Windows e Intel LANDesk Traffic Analyst, entre muitos outros. É importante notar que ao usar um analisador de rede para monitorar o uso da largura da banda de sua rede atual, você deve amostrar dados ao longo de vários dias (ou até mesmo de semanas), e que você deve fazer isso ao longo de tempos diferentes do dia. Fazendo dessa forma, você terá assegurado a avaliação mais precisa das exigências de largura da banda de sua rede.

Seu Ambiente de Rede

Seu ambiente de rede determina um grande papel ao se buscar o melhor tipo de cabeamento que você deveria usar. Enquanto a fibra óptica oferece a possível largura da banda mais rápida e é a melhor mídia para a “prova de futuro” da sua rede, certos ambientes estão com problemas em relação a instalações atendidas por fibra ótica. Ao contrário da mídia de par trançado de cobre, como a Cat5e ou Cat6, a fibra óptica é propensa a problemas de transmissão devido a sujeira e arranhões na fibra. Isto pode ser típico de armários mecânicos sujos ou empoeirados, ou armários de equipamento e quaisquer salas que não estejam limpas ou amigáveis à tecnologia de fibra. Em tais casos, soluções de par trançados de cobre poderiam ser o melhor modo para se usar. Alternativamente, certos ambientes causam problemas com mídia de par trançados de cobre. Embora a Cat5e e a Cat6 melhoraram muito a imunidade ao ruído em relação aos seus antecessores de par trançado de cobre, eles são suscetíveis à alta RF (freqüência de rádio) e à EMI (interferência eletromagnética). Hospitais, por exemplo, têm problemas tremendos de interferência de RF em cima de cabeamento de par trançado. Um Cat5e ou um cabo de Cat6 que estão instalados ao lado de uma máquina de raios-X, tomografia computadorizada ou de ressonância magnética nuclear, se torna virtualmente inútil, devido a interferência de RF. Em tais ambientes, a fibra óptica é a solução ideal, pois ela é totalmente imune a tal interferência.

Exigências de Largura da banda futura

É raro que as pessoas pensem contar com o crescimento de uma companhia, ou o lançamento de produtos novos e serviços, ao calcular as exigências de largura da banda futura. Mas falhas ao se fazer uma avaliação correta das exigências de largura da banda futura pode acabar custando muito dinheiro. Infelizmente, o cálculo da largura da banda futura é tanto complexo, como, freqüentemente, especulativo. Como um exemplo, poderia parecer que dobrando o número de empregados em uma companhia resultaria em dobrar a demanda de largura da banda da rede. Raramente isto é tão direto, porém. Considere que aqueles vários empregados novos poderiam ser autores de trabalhos multimídias que geralmente têm muitas exigências de largura da banda mais alta. Também considere que trazendo várias pessoas novas para a área de vendas significa trazer também comunicação de ida e volta entre essas pessoas de vendas e todos seus clientes. Talvez o departamento de vendas decidisse inserir um servidor interno, implementando um CRM baseada na web — isto poderia resultar em um aumento de exigências de largura da banda, que estão distante da proporção de exigências para o resto dos usuários na rede. Por causa de tais fatores como estes, é importante que um administrador de rede tenha conhecimento dos planos futuros de um negócio ao planejar uma implementação de cabeamento estruturado. Em geral, é menos caro a longo prazo e a “prova de futuro”, uma implementação de cabeamento estruturado que considere substituir o cabeamento existente, uma vez que fique aparente que o mesmo não é suficiente para atender as demandas da rede.

Seu Orçamento

Embora trabalhar dentro de um orçamento é certamente algo que a pessoa deveria considerar, deve ser entendido que a diferença de custos entre a Cat5e, Cat6 e fibra óptica é insignificante, comparado aos custos envolvidos não usando as mídias de transporte corretas para as atuais e futuras exigências da rede. O velho provérbio “é melhor fazer algo correto na primeira vez” é seguramente verdadeiro ao planejar sua infra-estrutura de rede. Não fazendo isso correto na primeira vez poderia custar à sua companhia muito mais que economizou, escolhendo uma tecnologia mais antiga ou uma mídia de transporte menos cara, sem mencionar que não escolhendo as mídia corretas poderia incapacitar uma rede e, talvez pior, poderia com isso provocar a ira dos usuários. Por causa disto, as exigências de largura da banda atuais e futuras, como também uma compreensão de seu ambiente de rede, deveriam ter um papel mais importante que o custo de determinar qual tipo de cabeamento é mais adequado para suas necessidades.

Disponível http://www.networkcablingdirectory.com/articles/structured-network-cabling-id_1121.htm. Acesso em 21/10/2010

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 21/10/2010

Confira nossos E-books  e Cursos On-line completos!

capa CE 3a ed 2016 blog       curso cab estr LV blog

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Cabeamento Estruturado, Redes de Computadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s