As suas habilidades estão prontas para as novas oportunidades em redes de computadores?

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

As suas habilidades estão prontas para as novas oportunidades em redes de computadores?

Do original “Are your skills ready for the opportunities in networking?” no “IT Best Practices Alert” By Linda Musthaler, Network World . October 29, 2010 10:39 AM ET. Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 02/11/2010.

Alguma vez você já ouviu a frase “O futuro é tão brilhante que eu tenho que usar óculos de sol?” Bem, puxe os seu óculos “Oakleys”, meu amigo, porque as perspectivas de carreira estão em alta para os profissionais de rede e os gerentes de recursos humanos estão procurando pessoas hábeis. De acordo com a publicação “fourth quarter 2010 Robert Half Technology IT Hiring Index and Skills Report”, a habilidade técnica definida com maior procura pela maioria dos CIOs é networking. Além do mais, os gerentes de rede irão ver os salários médios iniciais com uma alta de 4,3 por cento, para a faixa de 79.250 dólares para 109.500 dólares por ano, de acordo com a Robert Half Technology Salary Guide 2011.

Há alguns meses atrás, Denise Dubie identificou o “engenheiro rede” como um dos 10 melhores empregos de TI atuais. O artigo de Dubie cita pesquisa do Gartner e indica que as habilidades de voz, redes e tecnologias de comunicações de dados continuarão a ser procurados. “O futuro da TI e a vantagem competitiva exige interações sociais e uma maior colaboração e é por isso que a importância da rede continua a crescer”, diz Mark McDonald, vice-presidente e chefe de pesquisas do Gartner Executive Programs. “Mesmo que a receita tenha caído em 2009, os CIOs reportaram que o volume de transações e os requisitos de comunicações continuaram a crescer, tornando-se imperativo apostar nas tecnologias de rede.” Então você chega lá, se você as tiver. Os peritos da indústria concordam que as oportunidades de carreira estão lá se você tem as habilidades certas de rede, e agora você tem mais opções do que nunca sobre como obter ou demonstrar “habilidade.”

Na semana passada, na Interop New York, o grupo da HP Networking anunciou um portfólio completamente novo de certificações de redes disponíveis através do programa ExpertONE HP. As novas certificações abrangem todo o data center, a partir da borda para o núcleo, e incluem áreas de especialização, como a segurança, vídeo e wireless. Todos os produtos e os serviços da HP Networking foram totalmente revitalizados na sequência da aquisição da empresa da 3Com, que também incluiu a H3C e produtos de rede da TippingPoint. Uma vez combinado com a marca HP ProCurve própria, esta vasta gama nova de produtos de rede exige o desenvolvimento de todas as novas certificações. A maioria das novas certificações fará parte do lançamento do dia 01/Novembro/2010.

O novo programa HP ExpertONE tem ênfase na qualificação de pessoas para trabalhar em centros de dados construídos sobre a arquitetura de infra-estrutura convergente, e as novas certificações de redes não é nenhuma exceção. Os candidatos à certificação da HP podem esperar para receber uma educação sobre o que as tecnologias subjacentes entregam, a forma como os produtos trabalham juntos, como os produtos formam arquiteturas que resolvem os desafios contemporâneos relevantes, e como tudo se linka de forma holística com os outros pilares de um centro de dados convergentes, que podem ser a computação, armazenamento e gestão. A HP também dá ênfase em como construir uma infra-estrutura baseada em padrões abertos e em um ambiente de múltiplos fornecedores.

A HP oferece treinamento e certificação em vários níveis. Os níveis e as certificações correspondentes incluem:

Advanced level

HP Master Accredited Systems Engineer (MASE) — Network Infrastructure
HP Master Accredited Systems Engineer (MASE) — Wireless Networks

Intermediate level

HP Accredited Systems Engineer (ASE) — Network Infrastructure
HP Accredited Systems Engineer (ASE) — Wireless Networks
HP Accredited Systems Engineer (ASE) — IP Telephony
HP Accredited Sales Consultant (ASC) —    Networking
HP Accredited Sales Consultant (ASC) —    Enterprise Networking

Foundational level

HP Accredited Integration Specialist (AIS) — Network Infrastructure
HP Accredited Integration Specialist (AIS) — Network Security

Entry level

HP Accredited Sales Professional (ASP) —  IP Telephony
HP Accredited Sales Professional (ASP) —  Networking
HP Accredited Presales Professional (APP) —  Network Security
HP Accredited Presales Professional (APP) — S-Series Networking Products

Profissionais de networking que já possuem as certificações da Cisco e outros fornecedores pode se tornar certificados HP através de uma via rápida. “Nós sabemos que as pessoas que possuem certificações de outros fornecedores já sabem sobre protocolos de rede”, diz Mike Banic, vice-presidente de marketing da HP Networking. “O que eles precisam saber quando eles vêm para o programa ExpertONE HP é a abordagem da HP para redes, e como construir uma rede baseada em padrões abertos. Um caminho acelerado lhes permite ignorar o básico e passar diretamente para o que eles precisam saber. ”

Também na semana passada, a Cisco anunciou novas certificações ou refinamento das atuais para se alinhar mais estreitamente com as necessidades dos empregadores previstas para os próximos 3-5 anos. Estas certificações se concentram no que uma pessoa iria fazer no dia-a-dia nas áreas da segurança e da voz.

O programa Cisco Certified Network Professional (CCNP) Security alinha-se para as específicas responsabilidades e papel do trabalho do engenheiro de segurança de rede, que é encarregado de testes, implantação, configuração e resolução de problemas nas principais tecnologias e dispositivos que compõem a segurança da rede. As tecnologias cobertas incluem o Cisco IOS security incorporado nos roteadores e switches Cisco, firewalls com base em zona, redes privadas virtuais de alta disponibilidade, e detecção de intrusos e sistemas de prevenção.

A renovada CCNP Voice certification (formalmente CCVP) valida o conhecimento avançado e habilidades necessárias para integrar voz e soluções de Comunicações Unificadas da Cisco em arquiteturas de rede subjacentes. Ele também valida um conjunto robusto de habilidades para implementar, operar, configurar e solucionar problemas em uma rede convergente baseda no Internet Protocol.

Estas novas ou atualizadas certificações de Networking (e sua formação associada) da HP e Cisco são projetados para desenvolver e aprimorar as habilidades que estão com alta demanda hoje e também estarão nos próximos anos. Basta lembrar-se de tirar a sua “máscara”, antes de ir para a aula, caso você seja certificado da HP ou Cisco, adaptando-se ao ambiente de certificação que você irá realizar.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 02/11/2010.

Disponível em: http://www.networkworld.com/newsletters/techexec/2010/1100110bestpractices.html?source=NWWNLE_nlt_it_best_practices_2010-11-01

Acesso em: 02/11/2010.

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação, Redes de Computadores e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As suas habilidades estão prontas para as novas oportunidades em redes de computadores?

  1. Anderson disse:

    Muito bom.
    São as pessoas, empresas e tecnologias se adequando ao momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s