Como ser demitido – Um guia amigável

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

Como ser demitido: um guia amigável

Do original “How to get fired: A friendly guide” de 16/11/2010 por Toni Bowers
Tradução e adaptação por Ademar Felipe Fey em 20/11/2010

Quando meu filho tinha 8 anos de idade, ele me disse que não podia esperar até que ele tivesse um emprego regular. Quando eu perguntei o porquê, ele disse para que ele pudesse parar e tomar um café todas as manhãs. Você não vê ambição como essa muito frequentemente.

Então, agora, alguns anos depois, ele amadureceu um pouco, mas ele ainda é alegremente inconsciente do que é iniciar trabalhar para viver. De acordo com Jeff Havens, autor do livro muito divertido  “How to get fired” ou “Como ser demitido”, esta é uma atitude que é bastante comum entre os jovens que buscam o mercado de trabalho.

Havens, um comediante e ex-professor de Inglês de escola de ensino médio, reuniu  a munição para o seu livro ao conversar com os gestores das empresas sobre os problemas que eles vêem com mais freqüência entre os membros da Geração Y desafiados em busca de emprego.
O livro “Como ser demitido” dá uma guinada no habitual how-to de como gerir a carreira, e oferece-se como o melhor guia para garantir “que você nunca tem de sofrer o ônus de emprego estável por muito tempo.”

O livro está organizado em quatro seções, que Havens chama de “Os Quatro Pilares da Pobreza”:

1) Falsifique seu resumo – irá ensiná-lo a montar um currículo impressionante o suficiente para conseguir um emprego e para ser demitido em seguida.

2) Estabeleça sua incompetência — lhe ajudará a aprender a projetar uma completa falta de inteligência e habilidade.

3) Destrua sua ética no trabalho – – lhe ajudará a desenvolver a ética no trabalho que tem ajudado a fazer dos Estados Unidos um dos países mais gordos do mundo.

4) Aliene seus colegas de trabalho — abrange as diversas maneiras com as quais você pode fazer seus colegas de trabalho constantemente compará-lo a Hitler, Stalin, Idi Amin, Pol Pot e outros jogadores do mundo do time mais famoso.

No primeiro pilar, Havens diz que sua pesquisa mostra que  surpreendentes 44%  dos currículos enviados às empresas contêm mentiras flagrantes. Por flagrantes mentiras  ele não está falando sobre exageros de competências ou a omissão das coisas em seu histórico de trabalho das quais você não está tão orgulhoso. Ele está falando de dados completamente inventados.

Em nossa conversa por telefone, ele explicou a razão para a descarada mentira: esta geração cresceu em uma “vizinhança” muito maior  do que o resto de nós. Considerando que a maioria de nós tivemos o nosso pequeno grupo de cinco ou seis amigos, julgando por mós mesmo, o seu bairro é a Internet. E a brincadeira de barquinho de papel por todos nós praticada quando crianças foi multiplicada mil vezes para aqueles cuja “vizinhança” é o infinito. O que constitui o real em seu mundo é muito diferente daquilo que constitui no nosso.

Apesar de Havens dizer que seu livro é para os “novos para o mundo profissional, se você está prestes a se formar no ensino médio, escola de comércio, faculdade, ou na prisão”, ele é realmente uma ótima leitura para qualquer um. Não só ela pode oferecer ao empregado antigo algumas boas risadas, mas você pode, inadvertidamente, achar que  está cometendo muitos dos dez principais motivos das pessoas serem demitidas, que são, de acordo com Havens as seguintes:

  1. Acomodado no seu currículo (falta de atualização)
  2. Trabalho e comportamentos inseguros
  3. Incapacidade de fazer tarefas do trabalho atribuído
  4. Executando tarefas lentamente, com inúmeros erros
  5. Alto absentismo
  6. A condução de negócios pessoais no trabalho
  7. Abuso de drogas e ou de álcool
  8. Desonestidade no trabalho
  9. Recusando-se a seguir as instruções e as ordens
  10. Incapacidade de conviver (com os colegas de trabalho)

Jeff Havens também faz palestras baseada em mensagens para empresas como General Electric, Ford Motor Company, USBank, da Universidade de Wisconsin, Purdue, e centenas de outras empresas e universidades nos Estados Unidos e Canadá. Ele é um convidado regular na Fox Business News e foi destaque na Business Week, o Wall Street Journal, CNBC, AOL e dezenas de outros estabelecimentos de mídia regionais e nacionais.

Disponível em: http://blogs.techrepublic.com.com/career/?p=2559&tag=nl.e124

Acessado em: 19/11/2010

Tradução e adaptação por Ademar Felipe Fey em 20/11/2010

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s