A década em análise e a próxima década (Redes WAN) Introdução

A década em análise e a próxima década (Introdução)

Confira nossos E-books, Cursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

Do original “The decade in review – And the decade ahead “ by Wide Area Networking Alert By Jim Metzler and Steve Taylor, Network World – December 20, 2010 12:06 AM ET

Dec. 31 marks the passage of not only another year but also of a decade. Consequently it seems like a most appropriate time both to look back and to look forward and to venture forth with some reflections on what has transpired and some ideas as to what we might expect.

We’ll start by thanking the readers of this newsletter. Even though the exact name of the newsletter has evolved, it’s kinda amazing to us that we’ve had the distinct honor of chatting with you twice a week since June of 1998. So we’ll start with a couple of comments from what (we think) are the first two newsletters written by Steve and Joanie Wexler (before Steve and Jim even met each other.)

O dia 31 de dezembro marcará a passagem não só de um ano, mas também de uma década. Por conseguinte, parece ser um momento adequado tanto para olhar para trás como para olhar em frente, e aventurar-se com algumas reflexões sobre o que aconteceu e algumas idéias sobre o que podemos esperar.

Então, vamos começar com alguns comentários daqueles que (nós achamos) são os dois primeiros boletins escritos por Steve e Wexler Joanie (antes mesmo de Steve e Jim se conhecerem).

O primeiro boletim teve o título de “Frame Relay: ainda apenas um substituto para circuitos dedicados” O foco do boletim foi sobre a capacidade de frame relay para fornecer conectividade em malha para substituir a configuração em “estrela” para o data center (centro de dados). Assim, enquanto alguns dos temas mencionados não parecem tão “Twentieth Century”, havia um par de comentários que mostram que muitos dos problemas continuam os mesmos. Em particular, o tag-line para que o primeiro boletim foi “Você pode querer repensar a sua rede configurada em estrela se houver multimídia em seu futuro.”

Claro que, neste momento, a multimídia É o futuro. E no retorno a este documento, uma das peças mais intrigantes – a qual nós cortamos, por algum motivo – foi uma citação do vice-presidente de comunicações de dados a partir de uma das principais operadoras da época, afirmando: “A capacidade dos usuários para fazer grandes danos à rede é maior do que nunca.”

E, de fato, isso provou ser o caso. Se o potencial da rede em funcionar fora da largura de banda é uma questão importante agora – e também está atrás de um monte de argumentos sobre a neutralidade da rede – não se iluda pensando que isso é algo novo. O segundo boletim declarou: “Se você acha que conseguir garantias de QoS através de duas operadoras de Frame Relay diferentes é difícil, basta esperar até que você tente isso com os dois provedores Internet (ISPs).”

Sim! Até agora temos sido capazes de obter excelentes QoS em redes baseadas na Internet simplesmente por causa da disponibilidade de largura de banda. Mas esta questão ainda paira a mesma que ocorreu 12,5 anos atrás.

Steve Taylor é o presidente da Distributed Networking Associates e editor / editor-chefe da Webtorials. Jim Metzler é vice-presidente da Ashton, Metzler & Associates.

Disponível em:

http://www.networkworld.com/newsletters/frame/2010/122010wan1.html?source=NWWNLE_nlt_wan_2010-12-21

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 21/12/2010

Consulte nossos Cursos Infraestrutura CD Virtual, os quais podem ajudá-lo a conseguir as certificações e o conhecimento desejado.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Redes de Computadores, Tendência em Redes e áreas afins. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s