Olhando (em frente) para 2011: Parte 1

Olhando (em frente) para 2011: Parte 1

Do original Looking ahead to 2011: Part 1 by Convergence & VoIP Alert By Larry Hettick, Network World. December 21, 2010 04:40 PM ET

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 28/12/2010

Antes tarde do que nunca para o desenvolvimento para redes sem fio 4G e LTE

Hoje lançamos a primeira parte de nossas previsões para 2011, centrada no progresso esperado com mobilidade, vídeo, comunicações e colaboração unificadas (UCC),  serviços em nuvem/hosted, neutralidade da rede,  evolução do VoIP e as tendências de consolidação.

Vamos começar com o que esperávamos que aconteceria em 2010 com o desenvolvimento das redes sem fio 4G e LTE. Esperávamos (mas não ocorreu) ver o VoIP 4G em 2010, tanto com a implantação da rede LTE da Verizon e com a rede WiMax baseado na 4G da Clearwire. Ambas as empresas abrangem mais de 100 milhões de assinantes potenciais, no final de 2010, oferecendo velocidades de download de banda larga móvel de 5 Mbps ou mais – com velocidades de conexão começando a se aproximar dos serviços de telefonia fixa.

Nós ainda temos esperança de que as redes sem fio 4G/LTE terão um impacto em 2011, não apenas através da oferta de banda larga mais rápida, mas fornecendo uma infra-estrutura de um portfólio mais amplo de aplicações móveis. Esperamos ver o VoIP oferecido em 4G/LTE , junto com um começo de integração de aplicativos de  comunicações e colaboração unificadas (UC & C) em dispositivos móveis 4G e vídeoconferência móvel mais amplamente disponível, capitalizando as velocidades do 4G. Esperamos também que a combinação do poder dos computadores tablet com 4G/LTE também vai acelerar a “próxima geração” de mobilidade empresarial. Pensamos que a evolução do dispositivo será dirigido pela demanda, tanto de consumo como pelos negócios, para as aplicações e serviços avançados.

Com os preços em queda para os sistemas de telepresença em 2010, mais opções de sistema, melhores técnicas de compressão de vídeo (reduzir as exigências sobre a conexão de banda larga) e alguns modestos declínios nos preços dos serviços de banda larga em 2010, esperamos que 2011 seja um ano marcante para videoconferência HD no mercado das PME (Pequenas e Médias Empresas). O que resta saber é o quão bem os sistemas de telepresença vão integrar um portfólio UCC maior no próximo ano. Enquanto a maioria das soluções de telepresença mid-range e high-end incluem seus próprios aplicativos de colaboração, estas aplicações parecem estar isoladas dos demais sistemas de comunicações e aplicações de gerenciamento de rede, como aqueles que vêm embutido no PABX-IP.

Quanto à UCC, em geral, 2010 trouxe muitos avanços nos portfólios fornecidos por fornecedores individuais, criando o que é uma oportunidade para avanços na interoperabilidade de vários fornecedores no ano que vem. Nós pensamos que vamos começar a ver mais demonstrações de fornecedores UCC trabalhando em conjunto, para oferecer uma maior compatibilidade em 2011, e a oportunidade de uma solução “gateway”, como um passo intermediário para a interoperabilidade.

Disponível em:

http://www.networkworld.com/newsletters/converg/2010/122110convergence2.html?source=NWWNLE_nlt_convergence_voip_2010-12-22

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 28/12/2010

Consulte nossos cursos on-line, os quais podem ajudá-lo a conseguir as certificações e o conhecimento desejado.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Redes de Computadores, Tendência em Redes e áreas afins. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s