A necessidade do estudo do modelo OSI e TCP/IP para as certificações e para a vida profissional.

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

capa Introdução às redes de Computadores 3a edição 2015 blog_150705FRC 700 questoes_blog

A necessidade do estudo do modelo OSI e TCP/IP para as certificações e para a vida profissional.

1) Introdução

O estudo do modelo OSI e TCP/IP não é necessário apenas para se conseguir aprovação nos exames de certificações, da Cisco e Microsoft, por exemplo. Na realidade, o estudo desses dois modelos de referência de protocolos em interconexão de redes, nos auxilia profissionalmente, principalmente na retirada de defeitos em uma rede de computadores e isso demonstra a importância no estudo e entendimento dos principais conceitos desses dois modelos de referência.

2) Desenvolvimento

O estudo das camadas do modelo OSI, suas funções , PDUs e protocolos, permitem ao profissional de redes de computadores um entendimento técnico dessa área e possibilita a compreensão de novos protocolos que com certeza surgirão, além de possibilitar a retirada de defeitos em redes de forma meticulosa e não na base de chutes (que podem acarretar sérios problemas para a rede de computadores e, consequentemente, à imagem do profissional que está realizando a manutenção da infraestrutura da rede LAN ou WAN).

O modelo OSI foi dividido em 07 camadas distintas, com funções bem definidas, justamente para facilitar o entendimento da tarefa complexa que é a transmissão de informações numa rede de computadores, desde um computador de origem até o computador de destino.

Imagine a situação em que apenas uma determinada aplicação não esteja funcionando e todas as demais estão rodando perfeitamente. Imagine também que o profissional de redes decide pesquisar o problema, retirando os cabos físicos de um switch e ou de um roteador (camada 1 ou camada física do modelo OSI). Ora, o problema indicado tem maior probabilidade de estar ocorrendo em camadas mais próximas da aplicação propriamente dita, ou seja, deve estar ocorrendo na camada 7 (aplicação), camada 6 (apresentação), camada 5 (sessão), camada 4 (transporte) e, talvez, até na camada 3 (rede) . O problema, portanto, não deveria estar na camada 1 (física) e nem 2 (enlace), pois se assim fosse, todas as aplicações poderiam estar sendo afetadas.

E como fica a questão do TCP/IP? Na pratica, sabemos que o modelo TCP/IP é o mais aplicado nas redes de computadores. Portanto temos que conhecer a equivalência entre o modelo OSI e o TCP/IP e estabelecer rapidamente um paralelo entre eles para o caso de se triar um efeito. Deve-se saber que no modelo TCP/IP de 4 camadas, a camada abaixo da camada de rede (referenciando-se ao modelo OSI), ou camada número 1, realiza as tarefas das camadas de enlace e física do modelo OSI. Também deve-se saber que a camada de rede (também chamada de camada Internet) e a camada de transporte no TCP/IP, são similares às mesmas camadas do modelo OSI. Por último, devemos ter em mente que as camadas de sessão, apresentação e aplicação no modelo OSI, respectivamente as camadas número 5, 6 e 7, são unificadas na camada de aplicação do TCP/IP (ou seja, na camada 4).

Cabe lembrar também que alguns autores consideram, na atualidade, o modelo TCP/IP de 5 camadas válido, sendo que nesse caso as camadas de 1 a 4, desse modelo de TCP/IP de 5 camadas, são as mesmas do modelo OSI e a camada 5 (aplicação) seriam as camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI.

3) Conclusão

Vimos então que o conhecimento do modelo OSI e TCP/IP não é apenas uma questão teórica obrigatória para se obter uma certificação. Temos dito e insistido que esse conhecimento é a base de toda uma carreira de um profissional de redes de computadores, da área de telecomunicações e da área de TI em geral.

O gasto nesse tema proposto neste artigo, seja em bons livros ou em bons treinamentos, na realidade é um investimento e é a garantia de uma carreira sólida e de sucesso

Ademar Felipe Fey

09/12/2010

Consulte nossos cursos e e-books, os quais podem ajudá-lo a conseguir as certificações e o conhecimento desejado.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação, Redes de Computadores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s