A Cisco compacta switches Catalyst para ganhar mercado

A Cisco compacta switches Catalyst

Nova linha da série C destinada a ambientes de fiação restritos

Do original Cisco compacts Catalyst switches – New C-series line targeted at wiring-constrained environments. By Jim Duffy, Network World . January 10, 2011 12:05 AM ET

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 25/01/2011

A Cisco esta semana está lançando duas linhas de switches Catalyst Ethernet em de forma compacta fatores destinada para a implantação das equipes de trabalho mais próximas aos usuários versus armários de cabeamento (salas de telecomunicação).

As séries  Catalyst 3560-C e 2960-C Compact (Série C) dos switches são projetados para estender a conectividade para implementações de TI fora do armário de fiação – cliente check-outs, quiosques, armazéns, salas de conferência, salas de aula, quartos de hotel, cabines de navio cruzeiro, pisos de jogos outros espaços – ambientes de rede com restrições a fiação.

A Cisco diz que este mercado é de cerca de US $ 1 bilhão e está sendo atendido por switches de commodities  de baixo desempenho (low-end). A série C é “classe empresarial”, e realiza todas as funções da maior série final de switches Catalyst 3560 e 2960, mas em um formato compacto, diz Rob Soderbery, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Tecnologia de Comutação Ethernet da Cisco.

Assim, a Série C vai competir com switches commodities de baixo dsempenho e também com switches compactos de classe empresarial de tradicionais concorrentes da Cisco no mercado corporativo e no mercado SMB – HP, Adtran, Netgear, D-Link, etc

As opções são compostas por cinco modelos. Eles comportam de oito a 12 portas Fast Ethernet e Gigabit Ethernet e dois uplinks Gigabit Ethernet. Eles também incluem a aceleração de hardware para o IPv6, multicast IP e listas de controle de acesso.

Os  switches possuem a  característica que a Cisco chama de Power over Ethernet (PoE) pass-through, uma capacidade que permite que os produtos captem 30 watts / porta de potência dos switches PoE mais distante na rede – como nos armários de cabeamento – e não exige tomadas de energia dedicadas ou fontes de alimentação. Os switches também são também  projetados para reduzir os custos de cabeamento, eliminando a necessidade de  cabo drop individual, do armário de fiação para terminais de rede distantes.
Os switches podem ser implantados até 100 metros de distância do armário de fiação, a Cisco afirma. Eles estão sem ventoinha, e podem ser colocados  ou montados em cima ou embaixo de desktops e bancadas ou em uma parede.

Por segurança, os switches suportam a tecnologia da Cisco TrustSec, que determina, através de políticas, o papel de usuários e dispositivos na rede antes de conceder acesso aos recursos. Os switches da série C também são compatíveis com PCI, a Cisco diz, para o cumprimento regulamentar das transações de pagamento.

Os switches criptografam todos os pacotes entre o switch e o dispositivo final, e os usuários maliciosos podem ser bloqueados a partir de escutas sobre a conversa entre dois pontos, a Cisco afirma. Os switches também vem com uma trava de segurança opcional e cabo de guarda para impedir o roubo do switch  e acesso não autorizado aos cabos.

Os switches da série C também apresentam ferramentas para configuração e gerenciamento simplificados, e a implementação de QoS para telefonia IP e vídeo. Os switches podem ser gerenciados remotamente, juntamente com os switches no armário de fiação, a Cisco afirma.

Eles também suportam o software da Cisco EnergyWise para monitorar e gerenciar o consumo de energia dos dispositivos conectados ao switch. O EnergyWise desliga dispositivos quando eles não são necessários.

“Este é um movimento longo, consistente e bom da Cisco”, diz Andre Kindness, da Forrester Research. “Os mercados de varejo e educação, que sempre tiveram a necessidade de switches menores, mais eficientes, silenciosos, os quais têm sido tradicionalmente ocupados por D-Link, HP e 3Com”, antes da aquisição deste último pela HP.

Kindness diz que a Cisco está respondendo às tendências na educação, varejo e empresas em geral, onde os usuários estão se movendo para uma força de trabalho mais distribuída, com os ambientes menores e com maior número de filiais/locais remotos. Isso significa que haverá mudança de switches de borda de grande tamanho com 24 e 48 portas, para mais compactos e sem ventilador, Kindness diz.

As empresas também estão se instalando em mais locais, mas com tamanhos menores para manter contato com mais clientes, Kindness diz. Um exemplo disso são os bancos que descobriram locais dentro de supermercados, em vez de locação de grandes edifícios, na esquina das ruas principais.

Os pontos fortes da linha Cisco Série C são a segurança, simplicidade e flexibilidade de implementação, Kindness diz. As desvantagens podem ser o preço e as características exageradas para alguns mercados.

“Eles estão arrumando todas as características em cada fator de forma física ao invés de oferecer níveis de firmware diferente para cada forma”, diz Kindness. “Por exemplo, no mercado da educação não é realmente necessário o conjunto definido de recursos ricos de segurança como o setor de varejo.”

Os switches da série C também podem se sobrepor com switches da Cisco série 500 para o mercado SMB, Kindness diz. A Cisco pode precisar fazer um melhor trabalho para articular as diferenças entre estas e outras ofertas, diz ele.

Os preços para a série C variam de $ 745 a $ 1.995. Eles estarão disponíveis em março.

Disponível em http://www.networkworld.com/news/2011/011011-cisco-catalyst-ethernetswitches.html?page=2

Acesso em 25/01/2010

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 25/01/2011

Consulte nossos cursos de configuração de roteadores e switches

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Certificação, Redes de Computadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s