Novell: um lamento sobre o que poderia ter sido

Novell: um lamento sobre o que poderia ter sido

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Do original Novell: A lament over what could have been. By Alan Shimel on Tue, 11/23/10 – 1:17pm.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 23/01/2010

Muitas pessoas estão tristes com a Novell sendo vendida para a Attachmate ontem. Eu tenho que admitir que quando li essa notícia pela primeira vez eu pensei que a Attachmate era a empresa que faz esses calendários de couro falso e sistemas de nomeação. Mas eu estava errado. Parece ser uma corporação composta por um grupo de empresas de capital privado que estão acumulando ativos de empresas que parecem instáveis em TI. Além do core business da Attachmate que é algo sobre a transferência segura, eles também compraram a NetIQ que tinha um negócio de segurança decente.

É claro que você precisa de um painel de avaliação para ajudar a mantê-lo ao par sobre qual empresa de capital privado é dono de TI e de segurança nos dias de hoje. Mas eu discordo. Enquanto alguns lamentam a morte da Novell, não vamos esquecer que ela foi vendida por 2,2 bilhões de dólares. Isso não é qualquer bagatela. Isso nem mesmo começa a beliscar a questão do que exatamente fez a Microsoft comprar uma propriedade por 450 milhões de dólares e como foi que eles ficaram na foto. Mas a Novell ainda estava fazendo quase 200 milhões em um quadrimestre. Isso é um negócio.

Mas estou triste de ver a Novell se ir por outro motivo. Para mim, a Novell tem sido um homem morto andando por muitos anos. A Novell, sempre vou me lembrar, foi o Titan do mundo da tecnologia. Quando comecei a brincar com computadores a Novell estava nesse mundo.

A maioria dos computadores na época estava rodando o DOS. O Windows 3.0 e o OS/2 da IBM eram as opções para os ousados. Eu não acho que a Apple havia lançado o Mac ainda. O Steve Jobs não havia deixado (a Apple) pela primeira vez. Tudo estava bem se você estava brincando em casa como um computador como hobby. Mas se você estivesse executando os computadores em seu escritório era sobre uma rede Novell. Não havia nenhuma vocação (sonho) maior do que ser um técnico certificado Novell.

Quando você queria se comunicar via correio eletrônico (que não era nem mesmo e-mail ainda) ou compartilhar documentos, você fazia isso via a Netware. Combinando o que a Cisco tem no lado do software e Microsoft tem em redes, Novell fazia isso tudo. Além de tudo isso, eles praticamente inventaram a categoria inteira de groupware, bem como o LDAP. Eles pareciam invencíveis.

Então como é que eles permitiram deixar isso tudo escapar das mãos? Lembro-me de falar com os caras da Microsoft quando o NT e o Windows for Workgroups foram lançados pela primeira vez (levante a mão se vocês se lembram do Windows for Workgroups. Era o Windows ME daqueles dias). Eles admitiram, após várias bebidas e desligar o registro, de que o material do Windows não podia competir com o produto da Novell. Mas eles se mantiveram se tornando cada vez melhor e a Microsoft empurrou mais forte e ele acabou substituído o Novell.

É fácil culpar a Microsoft pela falha da Novell. Parece que a cada momento a Microsoft estava batendo neles com um soco, com o marketing e com a própria musculatura. Mas a Novell tem de partilhar a culpa também. Enquanto Bill Gates e a Microsoft foram castigados por perderem a onda de Internet, a Novell ficou jogando “Rip Van Winkle” e dormiu durante o tsunami do IP/Internet.

A Novell comprou o Word Perfect por um monte de dinheiro após o MS Office já ter tornado obsoleto o processamento de texto isolado. Eles então tentaram costurar um pacote Office com Quattro Pro e Word Perfect, mas isso era muito pouco e demasiado tarde naquele ponto.

Finalmente ao descobrir que o código aberto pode ser uma forma de competir, eles fizeram um enorme investimento no SuSe (NT: um “sabor” do Linux). Embora ele gozava de um certo nível de sucesso na Novell, sobre tudo ele poderia ter sido muito mais. O material do groupware nunca pareceu sair além do antigo e nebuloso Netware. Mesmo a segurança IP que eles compraram apenas parecia morrer na videira, uma vez que foi enxertado na árvore da Novell.

Então, não chore pela Novell. Os 2,2 bilhões de dólares ainda é muito dinheiro. Mas vendo como os poderosos caíram deveria servir de lição e alerta para os gigantes da tecnologia de hoje, pois que isto pode acontecer com vocês também!

Disponível em: http://www.networkworld.com/community/blog/novell-lament-over-what-could-have-been?source=NWWNLE_nlt_voices_networking_2010-11-29

Acesso em: 25/01/2011.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 23/01/2010.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação, Redes de Computadores, Tendência em Redes e áreas afins e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s