O gran finale do IPv4 “Um dos dias mais importantes da Internet”

O gran finale do IPv4 “Um dos dias mais importantes da Internet”

Confira nossos E-books, Cursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

Do original By Carolyn Duffy Marsan, Network World. February 03, 2011 12:02 PM ET.
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 12/03/2011 .

Evento em Miami marca o final do IPv4, aumentando a pressão sobre os operadores da rede e provedores de conteúdo na adoção de IPv6.

Os políticos da Internet oficialmente entregaram os últimos cinco blocos de endereços IPv4 para cada um dos registros regionais de Internet (RIR), em cerimônia realizada em Miami esta manhã.

A cerimônia marcou o esgotamento do conjunto livre de endereços do IPv4, o principal protocolo de comunicação que sustenta a Internet. O objetivo da cerimônia não foi apenas para comemorar este marco histórico na história de 40 anos da Internet, mas também para demonstrar que esse precioso recurso de endereços IPv4 se distribuiu de forma equitativa em todo o mundo.

Os formuladores de políticas da Internet- incluindo a Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) – utilizaram a cerimônia para destacar a necessidade dos operadores de rede e provedores de conteúdo iniciarem a migração para o IPv6, a atualização tão aguardada do IPv4.

“Este é um dos dias mais importantes da Internet”, disse Rob Beckstrom, presidente e CEO da ICANN. “Um conjunto de mais de 4 bilhões de endereços na Internet se esgotou … Esta é a oportunidade de mudança para uma versão do IP, que é tão vasta que é difícil até imaginar … e isso pode levar-nos para o futuro.”

O IPv4 utiliza endereços de 32 bits e pode suportar 4,3 bilhões de dispositivos conectados diretamente à Internet. O IPv6, por outro lado, utiliza endereços de 128 bits e suporta um número virtualmente ilimitado de dispositivos – 2 elevado à potência 128.

Para cada um dos RIRs (órgãos de registro registros dos endereços IP na Internet) foi entregue o que é chamado de bloco /8 de endereços IPv4, que contém cerca de 16,7 milhões de endereços. Especialistas dizem que vai demorar de três a sete meses para que os órgãos de registros distribuam os endereços IPv4 restantes para as operadoras.

Uma vez que os órgãos de registros esgotarem todos os endereços IPv4, os operadores de rede devem implantar as tecnologias complexas e caras de tradução de endereços da rede (NAT), para compartilhar endereços IPv4 entre vários usuários, ou adotar o IPv6.

A comunidade de engenharia da Internet aproveitou o evento de Miami como uma oportunidade para incentivar os operadores de rede e provedores de conteúdo de forma rápida adotarem o IPv6.

“Hoje começa o capítulo final do IPv4”, disse Lynn St. Amour, presidente e CEO da Internet Society. “Quanto mais cedo todos nós nos movermos para a adoção do IPv6, melhor e mais brilhante o nosso futuro vai ser … A chave fundamental para o sucesso da Internet é a unificação das redes de nível mundial através do endereçamento global. É por isso que muitos têm intensificado o trabalho para implantar o IPv6.”

Olaf Kolkman, presidente do Internet Architecture Board, alertou que os operadores de rede e provedores de conteúdo precisam da adoção do IPv6, porque as soluções técnicas disponíveis serão cada vez mais difícil de suportar.

“Os próximos 2 ou 3 bilhões de usuários de internet utilizarão somente IPv6”, advertiu ele, mas acrescentou que a coexistência entre os dois protocolos vai continuar por décadas. “Contanto que haja pessoas que tenham equipamentos legados com o IPv4, haverá a necessidade de haver uma razão para se comunicar com o IPv4.”

Disponível em http://www.networkworld.com/news/2011/020311-ipv4-ceremony.html?nwwpkg=ipv6&ap1=rcb

Acesso em 27/02/2011

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 12/03/2011

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O gran finale do IPv4 “Um dos dias mais importantes da Internet”

  1. Daniel Vieceli disse:

    Nossa,agora só resta estudar e fazer teste em cima do IPV6 pelo que vi nunca mais vai acabar os ips v6 é um numero absurdo de números IP.

    • ademarfey disse:

      Olá Daniel.

      pois é. O IPv6 tem um número bem maior de IPs para se distribuir. Vamos aguardar os acontecimentos e manter nosso conhecimento dos dois protocolos (pois eles deverão co-existir por um bom tempo) em dia.

      Um abraço,

      Ademar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s