A norma TIA-942-A dá mais um passo para chegar mais perto da conclusão

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infraestrutura de Redes!

capa CE 3a ed 2016 blog

A norma TIA-942-A dá mais um passo para chegar mais perto da conclusão

Do original TIA-942-A takes another step closer to completion – Mar 9, 2011 da revista Cabling Installation & Maintenance

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 16/04/2011.

Durante uma reunião realizada no dia 10 de fevereiro, a TIA TR-42.1, a Subcomissão da Commercial Building Telecommunications Cabling tomou mais um passo para finalizar a TIA-942-A, a revisão do padrão de cabeamento para data Center.  Jonathan Jew, que é presidente da J & M Consultants e está tendo um papel de liderança no grupo TR-42.1, que é a revisão da norma, ofereceu alguns dados sobre o progresso da norma, bem como a forma como irá diferir do original TIA-942.

Durante a reunião de Fevereiro, a comissão votante chegou à resolução final, o que significa que as especificações agora se mudam para o que é conhecido como uma célula industrial (industry ballot). A partir daí, ele passa por uma cédula padrão antes de ser finalmente ser publicado. Com base nos prazos em que a votação ocorra, Jew disse: “Eu espero que nós devamos ser capazes de chegar a um documento padrão dentro de um ano e publicar em algum momento de 2012”. A TIA TR-42 se reúne três vezes por ano, e algumas subcomissões também realizam reuniões interinas para avançar as normas em desenvolvimento.

Jew publicou um artigo que foi publicado na edição de maio de 2010 da revista Cabling Installation & Maintenance, oferecendo uma atualização sobre o progresso da TIA-942-A na época. A maioria das mudanças que ele mencionou nesse artigo foi incorporada no atual projeto da norma. A seguir está uma lista das principais mudanças no atual projeto da TIA-942-A.

  • A TIA-942-A encontra-se harmonizada com a série do padrão TIA-568-C, incluindo a topologia, termos e classificações ambientais descritos na 568 C.0, bem como as especificações dos componentes na TIA-568-C.2 e C.3.
  • Os adendos, TIA-942-1 e TIA-942-2, foram incorporadas a 942-A, esses dois aditamentos serão substituídos pelaTIA-942-A.
  • O conteúdo de aterramento e ligações de aterramento da TIA-942 foi retirado e incorporado à TIA-607-B.
  • O conteúdo de Administração foi removido e incorporado à proposta TIA-606-B.
  •  A maioria do conteúdo sobre a separação de gabinetes / racks e energia / telecomunicações foi removido e incorporado à proposta TIA-569-C.
    • O conteúdo do caminho de cabeamento de planta externa vias foi removido e incorporado à TIA-758-B.
  • A limitação do comprimento de 100 metros da fibra óptica no cabeamento horizontal foi removido. As distâncias de cabeamento de fibra ótica no cabeamento horizontal são baseadas em requisitos de aplicação individual.
  • A Categoria 3 e Categoria 5e já não são reconhecidas para o cabeamento horizontal. O projeto reconhece a Categoria 6 e a Categoria 6A de tipos de cabo par trançado balanceado para o cabeamento horizontal. Ambos os tipos de cabos ainda são permitidos para cabeamento de backbone.
  • O reconhecido cabo de fibra ótica multimodo para cabeamento horizontal e backbone foi alterado para OM3 e OM4 com laser otimizado de 850 nm para cabo de fibra multimodo com 50/125-micron. Os cabos de fibra multimodo OM1 e OM2 não são mais reconhecidos na norma TIA-942-A.
  • Os conectores reconhecidos para fibra óptica são LC para uma ou duas fibras e MPO por mais de duas fibras.
  • A área de distribuição intermediária (IDA) foi adicionada à topologia do datacenter (centro de dados).
  • O subsídio para equipamento de energia midspan (equipamento utilizado em power over ethernet – PoE) na área de distribuição de zona (ZDA) foi removido.
  • Uma seção sobre a eficiência energética foi adicionado.
  • Os termos “saída de equipamento” (EO – equipment outlet) e “interface de rede externa” (ENI – external network interface) foram adicionados a partir do padrão ISO / IEC 24764.

Uma seção da página web da TIA lista os “Hot Standards”. A TIA-942 e as normas TIA-568-C regularmente ocupam as primeiras posições na curta lista de tais normas. Muito em breve a TIA-942-A poderá estar no topo da lista das especificações TIA mais compradas.

Disponível em: http://www.cablinginstall.com/index/display/article-display/8220013579/articles/cabling-installation-maintenance/news/cabling-standards/tia/2011/3/TIA-942-A-takes-another-step-closer-to-completion.html?cmpid=$trackid

Acesso em 13/04/2010

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 16/04/2011.

Quer conhecer mais sobre Cabeamento Estruturado?
Veja neste link sobre o curso de infraestrutura formato CD Virtual disponível

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Cabeamento Estruturado, Redes de Computadores e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A norma TIA-942-A dá mais um passo para chegar mais perto da conclusão

  1. alissonsm disse:

    Excelente post, curto e objetivo

    • ademarfey disse:

      Olá Alisson,

      agradeço. Na verdade o crédito é do autor e a minha é de fazer a seleção dos futuros posts e a tradução.

      Mas eu acredito que com as traduções nós ficamos sabendo das novidades e nos atualizamos.

      Aliás, esta é a grande vantagem dos artigos em termos de atualização científica.

      Um abraço,

      Ademar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s