O tráfego IPv6 nativo sobe antes do dia do teste, a análise mostra

capa 3a edição jpeg blogcapa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_bat

O tráfego IPv6 nativo sobe antes do dia do teste, a análise mostra

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Sites, operadoras e provedores de serviço iniciam a contagem regressiva para o dia 08 de junho

Do original Native IPv6 traffic rises ahead of test day, analysis shows – Sites, carriers and service providers count down to June 8. By John E. Dunn, IDG News Service. April 21, 2011 03:27 PM ET

Com a aproximação do Dia Mundial do IPv6, em 8 de junho, o protocolo Internet da próxima geração pode estar definitivamente aumentando o seu uso à medida que as operadoras ganham a confiança de usá-lo em seu modo nativo, segundo uma nova análise de tráfego pela Arbor Networks sugeriu.

A empresa analisou o tráfego inter-domínio através de 110 operadoras principais da Internet interligados em seu sistema de observação de pacote Atlas, e verificou que entre agosto de 2010 e fevereiro deste ano. O volume de tráfego por “túnel” IPv6 diminuiu bruscamente de 0,04 por cento para 0,01 por cento do tráfego total da Internet. No mesmo período, em contrapartida, subiram no IPv4 entre 40 e 60 por cento.

Embora isso pareça paradoxal, a Arbor assume que este é um sinal positivo de que as operadoras estão finalmente abandonando a prática extremamente ineficiente, mas às vezes necessária, de encapsulamento ou de tunelamento de pacotes IPv6 dentro de IPv4, permitindo que o IPv6 rode no seu modo nativo.

Para testar essa hipótese, a Arbor então analisou o tráfego de um conjunto de seis operadoras do grupo de 110 original e que, durante o mesmo período, o IPv6 nativo tinha efetivamente aumentado em volume, de 0,1 por cento do tráfego da Internet para cerca de 0,2 por cento.

A escolha de seis operadoras não foi um número arbitrário – estes foram os únicos dos 110 membros do grupo da Atlas que tinham roteadores capazes de exportar os dados de uso do IPv6 nativo para o sistema da Arbor capturar, o que conta uma história própria.

“Um dos maiores desafios do IPv6 é simplesmente medir isso”, admitiu cientista chefe da, Arbor Craig Labovitz. A falta de infra-estrutura tornou impossível saber com certeza o que estava acontecendo e com que rapidez, disse ele.

No entanto, embora o IPv6 permaneceu pequeno em termos absolutos, ele acreditou que o crescimento da utilização de IPv6 nativo em um espaço relativamente curto de tempo foi significativo.

Menos positivo, talvez, é para que o uso as pessoas pareça estar usando o Ipv6. Usando a análise da aplicação da Arbor, o melhor palpite é de que o uso dominante parece ser para P2P, particularmente uTorrent, um sistema de compartilhamento de arquivos cujos usuários tenham adotado o IPv6 como uma forma de se esconder do ISP.

O dia Mundial do IPv6, um teste de 24 horas para o IPv6, apoiado pelo Google, Facebook, Yahoo e Akamai, entre outros, será um momento-chave, disse Labovitz. Se a indústria falhar em utilizar o IPv6 com rapidez suficiente, existe o perigo de que, como o restante espaço de endereços IPv4 se encolhe, a Internet pode sofrer um choque econômico acidental.

“Há um perigo de as coisas se tornarem muito mais caras e não funcionar tão bem”, afirmou Labovitz. “Estamos descendo na toca do coelho, da mesma forma do que pode acontecer a seguir. Existe o perigo dos eventos nos ultrapassarem.”

“Estamos esperançosos de que esse evento [Dia Mundial do IPv6] vai dar a confiança necessária para as operadoras ativarem o IPv6 por padrão”, disse ele.

Labovitz prometeu voltar com novos dados após 08 de junho e estava confiante que a longa, lenta subida do tráfego do IPv6 terá começado seriamente, após uma década de vergonhosas falsas partidas.

Disponível em: http://www.networkworld.com/news/2011/042111-native-ipv6-traffic-rises-ahead.html?source=NWWNLE_nlt_wan_2011-04-26

Tradução de Ademar Felipe Fey em 2011

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s