Cisco aumenta as características de seus roteadores para a migração ao IPv6

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Cisco aumenta as características de seus roteadores para a migração ao IPv6

Do original Cisco adds IPv6 migration features to routers By Jim Duffy, Network World. May 24, 2011 02:31 PM ET
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 25/05/2011.

A Cisco aumenta seu suporte para produtos e serviços que ajudam as companhias a mudarem do IPv4 para o IPv6. Esta semana a Cisco adicionou produtos e serviços destinados a facilitar a transição do IPv4 para IPv6 para clientes corporativos.

A Cisco diz que as ofertas atendem um estudo interno que indica que o profissional de TI está preocupado com a segurança, implantação e manutenção do IPv6 e pretende procurar ajuda na gestão da transição. A empresa diz que seus switches, roteadores e dispositivos de segurança passaram por testes de IPv6 internacionais e do governo dos EUA, e que muitos desses equipamentos estavam em operação e em exibição na rede InteropNet na recente feira de negócios e comércio Interop (EUA).

Essa foi a primeira vez que a InteropNet, que suportou mais de 15.000 pessoas e 400 expositores, rodou o IPv4 e o IPv6 lado a lado, de ponta a ponta, a Cisco afirmou. As novas adições IPv6 compatíveis incluem suporte para VPNs IPSec v2 em roteadores de escritórios Cisco ISR G2, e suporte ao NAT64 stateful na série de roteadores ASR 1000, que permite dispositivos IPv6 acessar os servidores IPv4. A companhia também adicionou suporte para o protocolo de localização / Separação de identificação (Protocolo LISP) para seu software IOS de roteadores.

O LISP é um método desenvolvido pela Cisco para automatizar a criação e modificação de túneis IPv6-over-IPv4 para configurações dual-stack. O LISP, logicamente, separa um bloco de endereços IP que uma empresa anuncia para a Internet global, de modo que eles não têm de ser alterados, se a empresa está utilizando mais de um ISP. Os defensores do LISP também dizem que a técnica poderia tornar mais fácil para as empresas a troca de operadora sem ter de adquirir novos endereços IP, pois a função de identificação permanecerá constante, mesmo que houver alterações das informações de localização.

Para auxiliar na migração de clientes para o IPv6, a Cisco lançou um serviço de otimização de rede que possui avaliação da certificação do dispositivo e otimização para o IPv6. A Cisco também está oferecendo um serviço IPv6 de segurança de acesso para seus produtos.

Um levantamento da Cisco revelou que 78% dos 101 líderes seniores de TI consultados nos EUA fizeram ou estão fazendo a transição para o IPv6. Mais da metade quer procurar ou planeja obter ajuda de consultores externos durante a transição, e 92% disseram que sua equipe de segurança está envolvido no processo de transição. Além disso, 54% consideram a migração essencial para a organização, enquanto 73% estavam preocupados quanto a “perder os benefícios” do IPv6, disse a Cisco. Dos entrevistados, 63% disseram que um comitê executivo é responsável pelo esforço (de migração). A Cisco disse que aderiu ao “test drive” global de 24 horas da próxima versão do IP a ser realizado em 08 de junho.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 25/05/2011.

Disponível em: http://www.networkworld.com/news/2011/052411-cisco-ipv6.html?source=NWWNLE_nlt_cisco_2011-05-25.
Acesso em 25/05/2011.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s