Dia mundial do IPv6 pela Cisco

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Dia mundial do IPv6 pela Cisco

Matéria traduzida do Internet Protocol Journal, escrita por by Phil Roberts, ISOC
Traduzido por Raul Ricardo Gauer em 26/05/2011.

No dia 08 junho de 2011, sites como Google, Facebook, Yahoo, e Bing colocarão suas páginas principais acessíveis  via IPv6 por um período de 24 horas 0:00-23:59.

Esta atividade, Dia Mundial do IPv6, um “vôo de teste” do IPv6, está motivando as organizações através da indústria da Internet para preparar os seus serviços para o IPv6, a próxima geração do Protocolo Internet.

Internet Service Providers, os fabricantes de hardware, sistema operacional, fornecedores de aplicativos, e outros sites estão realmente trabalhando para fazer desta atividade de teste IPv6  um  sucesso na Internet.

A Internet é um exercício infindável em colaboração. Fazer uma transição bem sucedida para o IPv6 é um dos grandes desafios da Internet de hoje. Embora o IPv6 já esteja sendo usado extensivamente em muitas grandes redes hoje, a atividade do Dia Mundial do IPv6 está agindo como um ponto focal para reunir todas as partes da indústria da Internet para acelerar a implantação do IPv6 em todas as partes da Internet.

Por algum tempo, a implantação do IPv6 tem enfrentado um “problema da galinha e do ovo”  Donos do site têm relutado em implantar o IPv6, pois não havia muitos usuários finais para exibir suas páginas sobre IPv6. Os operadores de rede têm hesitado em implementar o IPv6 para muitos usuários finais, porque havia poucos lugares para os usuários visualizarem o conteúdo sobre IPv6.

Que os sites mais populares no mundo, segundo ranking Alexa estão implementando IPv6 em suas páginas principais é uma clara indicação de que a indústria da Internet está se movendo para além deste impasse de longa data.

Apesar de 08 de junho ser um teste de 24 horas, é claro que este é um movimento em direção a operação regular do IPv6, e da rede.

Os operadores podem ficar confiantes da implantação do IPv6 para os usuários finais, sabendo que a indústria da Internet está fazendo um esforço concentrado para fazer que o IPv6 seja uma realidade operacional.

Hoje, as preocupações de conectividade IPv6 fornecem outro desincentivo para um grande site ativar o IPv6 para a operação regular. Mal configurado ou mau comportamento nas  implementações pode impedir que os usuários finais  alcancem um grande site que permite IPv6 na sua página principal.

Estima-se atualmente que esse problema afeta apenas uma percentagem pequena de usuários finais, no momento do anúncio do Dia Mundial do IPv6, a estimativa era de que apenas 0,05 por cento dos usuários finais enfrentariam dificuldades.

Embora esse percentual ser pequeno, é potencialmente um número muito grande
de usuários finais para um site que tem  dezenas de milhões (ou mais) de visitantes. É simplesmente impossível do ponto de vista do negócio para um site dessa magnitude  implantar o IPv6 quando  muitos usuários podem ser afetados.

Os usuários que não seriam capazes de chegar a esse site vão simplesmente ir para outro site em busca de serviços similares.

No entanto, porque vários desses sites concordaram em fazer esse teste
ao mesmo tempo, e pelo mesmo período, os usuários finais individuais que apresentam perturbações na sua conectividade IPv6 podem ser capazes de determinar que o problema que estão enfrentando não é realmente um problema com um conjunto de sites importantes, mas podem, de fato, ser um problema em seu próprio host ou rede, e constituirá um incentivo para que tomem as medidas necessárias para determinar a origem do problema e repará-lo.

Website proprietários, operadores de rede e fornecedores de hardware e software
estão colaborando para minimizar esses efeitos que conduzem ao Dia Mundial do IPv6. Todas essas organizações estão trabalhando para oferecer ferramentas para detectar esses problemas e oferecer correções sugeridas antes de 08 de junho.

O http://test-ipv6.com/ site de teste, permite aos usuários finais de hoje testarem a sua conectividade e determinarem se a sua ligação a sites será afetada quando os sites ativarem o IPv6.

Alguns sites já têm realizado um teste semelhante de 24 horas. No ano passado, o online, site alemão de notícias Heise (http://www.heise.de) realizou um experimento semelhante. O site permitiu IPv6 em sua página principal por 24 horas, desligou-o, analisou os efeitos da experiência, e, em seguida manteve permanentemente ativado o IPv6 na sua página principal.

Dois grandes sites da Noruega fizeram um teste semelhante, e eles também têm permitido IPv6 permanentemente. Uma atividade como esta para muitos sites é claramente um passo em direção à operações regulares e normais IPv6.

Website proprietários, naturalmente, determinam quando faz sentido para seus negócios disponibilizar permanentemente serviços Ipv6.

Desde o anúncio do Dia Mundial do IPv6, muitos outros sites de todo o mundo indicam que eles estão implementando IPv6, e muitos outros decidiram juntar-se no teste IPv6 global em 8 de junho.

A lista de sites inclui grandes sites como Google, Facebook e Yahoo e muito pequenos websites com um pequeno número de visitantes. É interessante que os sites de todos os continentes habitados tenham um plano de participação.

Principais sites da República Checa, Portugal, Brasil e Japão, por exemplo, estão se unindo neste teste.

Para mais informações sobre o Dia Mundial do IPv6, visite:
http://www.isoc.org/wp/worldipv6day

Lá você vai encontrar detalhes sobre os sites que serão disponibilizar o IPv6 em 08 de junho, como entrar e informações para as redes e indivíduos, incluindo um FAQ.

Traduzido por Raul Ricardo Gauer em 26/05/2011

Disponível no Internet Protocol Journal da Cisco V14 março 2011

Edição do último quadrimestre de 2011

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s