Ethernet versus Token Ring

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

capa Introdução às redes de Computadores 3a edição 2015 blog_150705FRC 700 questoes_blog

Ethernet versus Token Ring

A IBM não ganhou esse argumento

Do original Ethernet vs. Token Ring By Jim Duffy, Network World. October 26, 2007 12:04 AM ET.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 07/12/2011.

Foi uma batalha clássica da IBM vs Digital Equipment Corp (DEC) levada para o teatro de rede.

Dois gigantes da computação em cada fila brigando atrás de arquiteturas concorrentes LAN: a IBM defendendo o Token Ring e a DEC endossando o Ethernet.

Lançado pelo cientista da IBM Olof Soderblom na década de 1960, o Token Ring foi inicialmente bem sucedido para a IBM – pois muitos endossavam a tecnologia IBM. Mas, além da IBM, o padrão Token Ring nunca recebeu muito apoio entre os fornecedores de primeira linha, que gravitavam em torno do padrão Ethernet, a tecnologia LAN preferido de instituições de pesquisa e empresas de manufatura.

Token-Ring começou sua espiral descendente logo após o surgimento da Ethernet 10Base-T, uma barata, tecnologia de transmissão de 10Mbps que roda sobre toda mídia , usada na antiga rede teçefônica, que utiliza pares trançados de fios de cobre sem blindagem. Questões que não ajudaram, quando Soderblom começou a exigir royalties dos poucos vendedores e fabricantes de chips que utilizavam a tecnologia Token Ring, impulsionando para os preços mais altos.

E, em seguida, Cisco, alegando falta de demanda do mercado, desistiu de um esforço para desenvolver a Token Ring de alta velocidade (HSTR)  a 100Mbps, em 1998, um movimento que, essencialmente, afundou essa iniciativa (de promover o Token Ring).

“A Cisco está tentando atingir os vendedores de diversas tecnologias, no esforço do padrão da indústria HSTR e promover, em vez disso, a tecnologia proprietária da Cisco”, disse Kevin Tolly, presidente do The Tolly Group, um catalisador por trás da formação da aliança HSTR e colunista da Network World.

Hoje, o padrão Token-Ring é praticamente indetectável no mercado pois as empresas optaram por comutação Ethernet na LAN. O padrão Ethernet tem até mesmo se espalhado para a WAN, pois as operadoras de telecomunicações já oferecem serviços Ethernet com base em uma área local, metropolitanas, regional e nacional.

Disponível em: http://www.networkworld.com/news/2007/102607-arguments-ethernet-token-ring.html?nwwpkg=50arguments
Acesso em: 02/02/2011

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 07/12/2011.

Conheça mais sobre redes de computadores em nosso curso on-line Fundamentos de Redes de Computadores. Maiores informações no link https://ademarfey.wordpress.com/2014/01/04/curso-on-line-fundamentos-de-redes-de-computadores-2/

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s