LTE versus WiMAX

Confira Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

LTE versus WiMAX

Do original LTE versus WiMAX By Brad Reed, Network World
November 02, 2011 06:06 AM ET.
Traduzido por Ademar Felipe Fey em 07/12/2011.

Quando se trata do mercado de celulares dos EUA, a LTE conseguiu um golpe por nocaute

Espere, nós ainda estamos discutindo Isso? Por quê?

Uma vez que nós sabemos agora que a Sprint planeja construir e operar sua própria rede LTE, é bastante justo dizer que o WiMAX está morto como uma tecnologia para aparelhos de consumo nos Estados Unidos. Uma vez que a Sprint esteja com sua rede de LTE instalada e funcionando, isso significará que todas as três principais operadoras de telefonia móvel nos Estados Unidos suportam o LTE, pois tanto a Verizon como a AT & T já têm implantado comercialmente o LTE em vários mercados.

A principal razão para a queda do WiMAX no espaço de aparelhos para o consumidor é simples: A indústria de tecnologia gosta de uniformidade e o WiMAX não foi adotado pelas operadoras de forma suficiente para torná-lo o padrão de fato para dados móveis 4G nos EUA. Pense nisso em termos de economias de escala: É muito mais rentável para os fabricantes de dispositivos vender aparelhos de várias operadoras apenas incluindo os de rádios e chipsets LTE nos aparelhos em vez de ter de fazer dispositivos separados para diferentes operadoras ou ter que inserir rádios dual em seus dispositivos.

O WiMAX sofreu significativamente nos últimos dois anos, nos quais o LTE tem sido adotado por mais e mais operadoras comerciais em todo o mundo “, escreve o analista em wireless, Andy Seybold. “Deve estar claro para todos agora que o LTE será a tecnologia 4G de escolha para a implantação em todo o mundo e que, pela primeira vez em muitos anos, estamos à beira de nos mover em direção a um padrão mundial para dados (primeiro) e serviços de voz mais tarde . O suporte para WiMAX vacilou desde que a Intel cancelou o seu programa para fazer um padrão mundial 4G com a tecnologia WiMAX  e parou de investir milhões de dólares em suporte WiMAX ao redor do mundo. ”

A outra razão pela qual o WiMAX nunca pegou nos Estados Unidos é que a única operadora a adotá-lo logo no início foi a Sprint. A Sprint fez a grande aposta em WiMAX em 2006, já que destinou US $ 5 bilhões para construir uma rede nacional com a suposição de que ter serviços de 4G em funcionamento, antes de que a Verizon e a AT & T lançassem suas próprias redes LTE, daria para a Sprint uma grande vantagem competitiva no mercado de dados wireless. Mas com a Verizon ficando com sua rede LTE pronta em 38 mercados no ano passado, a vantagem de tempo de mercado da Sprint expirou antes de que a empresa tivesse feito progressos significativos para aumentar a sua base de clientes em relação à Verizon e AT & T.

Também não ajudou que a Sprint tenha estado em tumulto financeiramente desde a sua fusão com a Nextel, em 2005, e a subsequente adoção da rede iDEN Nextel que já custou à operadora milhões de assinantes sem fio ao longo dos últimos anos. Junte isso ao fato de que o parceiro da Sprint na construção de sua rede de WiMAX, Clearwire, foi flertar com a desgraça financeira, ao longo do ano passado, e você pode ver como o WiMAX simplesmente não estava bem posicionada para se tornar a tecnologia sem fio dominante para aparelhos de consumo no Estados Unidos.

Além do mais, a rede LTE da Verizon foi melhor do que a rede WiMAX da Sprint em um teste de velocidade pela PC World no início deste ano, que mostrou cartões sem fio para laptop da LTE forneceram velocidades médias de download de 6.5Mbps, enquanto os serviços WiMAX da Sprint entregaram velocidades de download entre 3M e 6 Mbps. Embora esta diferença não parece tão drástica, a PC World descobriu que a rede WiMAX da Sprint não estava disponível em uma base consistente, o que significa que os usuários que subscreveram para serviços 4G não tinham a garantia de ter acesso a esses serviços onde quer que estivessem.

Então isso significa WiMAX está toda “tostada”? Bem, não.

Enquanto o WiMAX não é susceptível de ser utilizado para o seu smartphone, ele tem vários outros usos além de download de Angry Birds. O vice-presidente do WiMAX Forum,  Mohammad Shakouri, diz que, apesar de grandes operadoras sem fio dos EUA, como a AT & T e a Verizon terem escolhido implementar a LTE sobre o espectro de 700MHz, o WiMAX ainda vai encontrar uma base de dados no mercado entregando dados para uma ampla variedade de indústrias dos EUA, incluindo aeroportos, empresas de petróleo e gás e a indústria em expansão da rede inteligente (smart grid).

Nos Estados Unidos, por exemplo, a empresa de transporte de combustível Pipeline Explorer foi uma das primeiras a adotar o WiMAX baseados no 4G Entreprise WAN da Sprint  e tem implantado a rede em sua unidade de armazenamento em Houston, principalmente para lidar com controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA), tráfego que é usado para operar o gasoduto e válvulas de controle de pressão para garantir a segurança, entre outras coisas. Shakouri diz que devemos esperar para ver o crescimento do WiMax em uma ampla gama de dispositivos diferentes no futuro próximo que vão além de aparelhos de consumo chamativos.

“A diferença entre a indústria de WiMAX e LTE é que o WiMAX também está indo mais além em termos de soluções complementares”, explica ele. “Você vai ver o WiMAX, assegurando necessidades de comunicação em termos de construir coisas, tal como a smart grid”.

Traduzido por Ademar Felipe Fey em 07/12/2011.

Disponível em; http://www.networkworld.com/news/2011/102011-tech-arguments-lte-wimax-252225.html?page=2

Acesso em: 08/11/2011

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Telecomunicações e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s