Carreiras são como a natureza: Apenas os mais fortes sobrevivem
Do original Careers are like nature: Only the fittest survive. By John McKee. September 21, 2011, 1:06 PM PDT.
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 31/12/2011.
Leve em conta: Você já notou que algumas pessoas têm uma grande carreira, mesmo que eles não sejam os melhores no que fazem? Esta semana, John M. McKee diz que é porque eles sabem a regra mais importante de sucesso. Ele compartilha isso neste blog.
Recentemente, um autor que está escrevendo um livro sobre como sobreviver e prosperar em um ambiente desafiador solicitou-me uma entrevista.
Sabendo que eu falo com muita gente sobre carreiras, queria algumas dicas e táticas para seu livro. Eu lhe disse que em sua maior parte a maioria das perguntas de carreira vêm de uma destas três perspectivas fundamentais:
- Os empregados – em busca de orientação sobre as coisas, tais como:
• subir a escada (do sucesso)
• lidar com um percalço na carreira que pode estar segurando-os para trás
• lidar com os outros na organização
• conseguir um aumento - Os desempregados – à procura de conselhos sobre:
• retomar ao mercado de trabalho
• aproveitamento das redes sociais
• criação de uma prática de consultoria
• repensar o seu plano de vida - O recém-dispensado – em um estado altamente emocional, eles estão tentando lidar com:
• lidar com a forma de como se embebedar pode afetar alguém que sempre teve um trabalho
• obter algo através desta nova e difícil situação
(Este post é um conselho de transição. É tudo sobre a ajuda de uma transição individual para sair de onde ele ou ela está agora e para onde ele ou ela prefereria estar.)
Nos últimos 15 meses, eu tive mais chamadas de pessoas nas segunda e terceira situações. Eu prefiro ser mais ouvido a partir desses na primeira categoria acima, mas a economia está em uma situação ruim e as perspectivas são muito sombrias. Parece provável que muitas pessoas que estão desempregadas atualmente vão continuar naquele lugar por um tempo.
Aqui está o melhor conselho que posso dar a qualquer pessoa que esteja em qualquer dessas situações – O que te fez chegar aqui, não pode te fazer chegar lá.
Se você quer uma carreira longa e produtiva, mantenha esse conselho em primeiro lugar em sua mente. Se você está desempregado, pense bastante antes de mergulhar no próximo trabalho.
- O mais bem sucedido carreirista percebe que isto tudo é sobre a evolução. Como os animais na natureza – mesmo espécies inteiras – é a sobrevivência do mais apto.
- Indústrias começam, crescem, prosperam, ficam velhas e, normalmente, em seguida, desaparecem. É a mesma coisa com as empresas.
- Carreiras que são muito dependentes do sucesso da indústria ou da empresa estão em risco.
Aqueles que têm as carreiras mais longas e mais gratificante compartilham uma realização comum de que seu sucesso tem muito a ver com o manter um olhar atento sobre o meio ambiente. Quer isso seja a economia, a cidade em que vivem, ou a empresa em que trabalham.
Como o mundo ao seu redor muda, ou os ambientes de negócio mudam, ou as pessoas tomando as decisões seguem em frente, é hora de tomar uma decisão.
O seu plano ainda é inteligente para o longo prazo? A maioria das pessoas continua como se pouco estivesse realmente mudando. Eles estam como numa espécie de “gestão por dedos cruzados” e esperam que eles estarão OK (n.t. = no futuro). Isso não é um bom plano.
Na natureza e no mundo dos negócios aqueles que se adaptam e fazem as mudanças irão sobreviver. O resto, mesmo que possam ser grandes naquilo que eles estão fazendo, não sobrevivem.
Aqui está o seu futuro ….
Disponível em: http://www.techrepublic.com/blog/tech-manager/careers-are-like-nature-only-the-fittest-survive/6722?tag=nl.e124
Acesso em: 23/09/2011
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 31/12/2011