Carreiras são como a natureza: Apenas os mais fortes sobrevivem

Carreiras são como a natureza: Apenas os mais fortes sobrevivem

Do original Careers are like nature: Only the fittest survive. By John McKee. September 21, 2011, 1:06 PM PDT.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 31/12/2011.

Leve em conta: Você já notou que algumas pessoas têm uma grande carreira, mesmo que eles não sejam os melhores no que fazem? Esta semana, John M. McKee diz que é porque eles sabem a regra mais importante de sucesso. Ele compartilha isso neste blog.

Recentemente, um autor que está escrevendo um livro sobre como sobreviver e prosperar em um ambiente desafiador solicitou-me uma entrevista.
Sabendo que eu falo com muita gente sobre carreiras, queria algumas dicas e táticas para seu livro. Eu lhe disse que em sua maior parte a maioria das perguntas de carreira vêm de uma destas três perspectivas fundamentais:

  1. Os empregados – em busca de orientação sobre as coisas, tais como:
    • subir a escada (do sucesso)
    • lidar com um percalço na carreira que pode estar segurando-os para trás
    • lidar com os outros na organização
    • conseguir um aumento
  2. Os desempregados – à procura de conselhos sobre:
    • retomar ao mercado de trabalho
    • aproveitamento das redes sociais
    • criação de uma prática de consultoria
    • repensar o seu plano de vida
  3. O recém-dispensado – em um estado altamente emocional, eles estão tentando lidar com:
    • lidar com a forma de como se embebedar pode afetar alguém que sempre teve um trabalho
    • obter algo através desta nova e difícil situação

(Este post é um conselho de transição. É tudo sobre a ajuda de uma transição individual para sair de onde ele ou ela está agora e para onde ele ou ela prefereria estar.)

Nos últimos 15 meses, eu tive mais chamadas de pessoas nas segunda e terceira situações. Eu prefiro ser mais ouvido a partir desses na primeira categoria acima, mas a economia está em uma situação ruim e as perspectivas são muito sombrias. Parece provável que muitas pessoas que estão desempregadas atualmente vão continuar naquele lugar por um tempo.

Aqui está o melhor conselho que posso dar a qualquer pessoa que esteja em qualquer dessas situações – O que te fez chegar aqui, não pode te fazer chegar lá.

Se você quer uma carreira longa e produtiva, mantenha esse conselho em primeiro lugar em sua mente. Se você está desempregado, pense bastante antes de mergulhar no próximo trabalho.

  1. O mais bem sucedido carreirista percebe que isto tudo é sobre a evolução. Como os animais na natureza – mesmo espécies inteiras – é a sobrevivência do mais apto.
  2. Indústrias começam, crescem, prosperam, ficam velhas e, normalmente, em seguida, desaparecem. É a mesma coisa com as empresas.
  3. Carreiras que são muito dependentes do sucesso da indústria ou da empresa estão em risco.

Aqueles que têm as carreiras mais longas e mais gratificante compartilham uma realização comum de que seu sucesso tem muito a ver com o manter um olhar atento sobre o meio ambiente. Quer isso seja a economia, a cidade em que vivem, ou a empresa em que trabalham.

Como o mundo ao seu redor muda, ou os ambientes de negócio mudam, ou as pessoas tomando as decisões seguem em frente, é hora de tomar uma decisão.

O seu plano ainda é inteligente para o longo prazo? A maioria das pessoas continua como se pouco estivesse realmente mudando. Eles estam como numa espécie de “gestão por dedos cruzados” e esperam que eles estarão OK (n.t. = no futuro). Isso não é um bom plano.

Na natureza e no mundo dos negócios aqueles que se adaptam e fazem as mudanças irão sobreviver. O resto, mesmo que possam ser grandes naquilo  que eles estão fazendo, não sobrevivem.

Aqui está o seu futuro ….

Disponível em: http://www.techrepublic.com/blog/tech-manager/careers-are-like-nature-only-the-fittest-survive/6722?tag=nl.e124

Acesso em: 23/09/2011

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 31/12/2011

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s