Você nunca é velho demais para obter a certificação

Você nunca é velho demais para obter a certificação

Do original You’re never too old to certify. By Emmanuel Conde. December 5, 2011, 4:18 AM PST.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 01/01/2012.

Leve em conta: O contribuinte convidado, Eman Conde, observou uma recente discussão entre os profissionais de redes sobre como a idade afeta a decisão de obter certificações de tecnologia como o CCIE. Aqui está um resumo das perspectivas.

Esta peça é um comentário do convidado Emmanuel Conde.

Eu tenho um monte de amigos no espaço de networking, e muitos estão se dando bem nos últimos anos. Quando uma discussão do Study Group eclodiu recentemente, eu estava seguindo-a, assim como diferentes pessoas, canalizadas no assunto sobre a idade e a certificação CCIE.

Olhei de volta para o grupo no qual eu era gerente da BANI na década de 1990, e muitos deles estavam com 40 anos, mais ou menos. Havia um casal de rapazes que realmente veio do pólo de escalada de empregos e acabou obtendo os CCIEs, que era como um trabalho de aposentadoria para eles. Esses primeiros individíduos que alcançaram a certificação CCIE estão na idade de aposentadoria agora, pessoal! Ainda paira lá dentro, e ainda continua forte em sua maior parte. Mas mesmo assim tivemos algumas revelações jovens que abandonaram o laboratório de dois dias em San Jose como se fosse muito alvoroço para pouco resultado.

Eu estava conversando com um casal de velhos amigos, Joe Astorino (CCIE # 24347) e Terry Slattery (CCIE # 1026), sobre esta coisa da “idade”, e aqui estão os conselhos que tinham para oferecer do ponto de vista de Joe ser um pouco mais jovem e Terry ser um veterano.

Astorino:
Pessoas que conseguem certificações são de todas as faixas etárias, mas tem traços de caráter semelhantes, como:
• determinação
• intenso foco de laser
• competência de gestão do tempo
• desejo de aprender
• um motivo (dinheiro, conhecimento, status, etc)
• Capacidade de priorização

Não se trata de idade – é sobre os traços de caráter que podem ser desenvolvidos. Você pode encontrar coisas positivas sobre todos os estereótipos do grupo de faixa etária com relação a obter certificações, mas depende de como você olha para a situação.

Por exemplo, os jovens geralmente têm menos dinheiro e mais trabalhos da escola, mas eles também têm mais tempo, se bem priorizados, mais energia (stamina),  um tempo cientificamente provado mais rápido de aprender e lembrar as coisas, mais motivação para subir, porque eles estão perto ou no “fundo do poço”, bons hábitos de estudo, porque muitos deles já estão imersos na faculdade e as coisas onde eles estão forçam-nos a desenvolver tais hábitos.

Por outro lado, pessoas mais velhas tendem a ter muito menos tempo, devido à mais responsabilidades (casa, cônjuges, filhos, trabalho, etc), mas eles têm mais renda disponível para coisas como treinamento. Eles também possuem um cartão enorme com experiência, que você não pode dizer o suficiente sobre ela.

Muito jovem, muito antigo, não inteligente o suficiente, muito inexperiente, muito difícil, etc, são apenas desculpas de alguém tentando racionalizar por que eles não podem fazê-lo. O cérebro é muito obediente, e se você perguntar a sua mente para dizer-lhe porque você não é bom o suficiente, ele vai dar-lhe um monte de razões pelas quais você não é, se elas são verdadeiras ou não. Por outro lado, se você focar a sua mente de como você pode fazer algo, você também irá receber feedback e pode começar a construir em torno dessas idéias.

Não importa com que idade você está, pense sobre os aspectos positivos associados à sua faixa etária e use-as para motivar-se. Se você é jovem e se concentrar em aspectos negativos como ser inexperiente, não sendo tão inteligente ou sofisticado, ou ser incapaz de falar com alguns caras “mais velhos”, você deve deixá-los dizer o quanto eles desejam que fossem mais jovens novamente! Se você é mais velho, os caras jovens vão dizer que você já deve ter esquecido mais do que eles nunca vão saber sobre a rede. Sua família fornece um sistema de apoio, e você provavelmente pode se dar ao luxo de poupar para adquirir alguns produtos de formação de qualidade para ajudá-lo muito mais fácil do que uma criança podia.

Idade não é o conceito para se concentrar. O conceito para se concentrar é um bloco dedicado de tempo para alcançar os resultados desejados. O bloco de tempo para obter a sua certificação pode ser de 500 horas de tempo. Não importa se você colocar nas suas 500 horas quando você está com 19 ou 59 anos, ainda são 500 horas de tempo. Quão rápido ou lento você fizer isso pode depender de outras coisas e prioridades na vida, mas ainda são 500 horas de tempo.

Slattery:

Eu digo às pessoas nestes dias que “Eu sou o mais antigo CCIE ativo, e você pode interpretar isso de duas maneiras.”

Na verdade, eu não sei quem é o mais antigo CCIE, em termos da idade do titular. Desde que eu estou em meus mais de 50, eu estou provavelmente muito perto de ser o mais antigo CCIE ativo. Minha data de renovação da certificação é 30 de junho de 2012, e eu pretendo renovar antes disso. Essa recertificação irá me permitir manter minhas certificação ativa até depois do meu 20 º aniversário da minha certificação, que foi em agosto de 1993.

Talvez você esteja mais interessado em alguém alcançar uma nova certificação. Eu não vejo nada de errado com isso. Se você está disposto a aprender o material, que é um bom exercício mental, e fazer o teste, possivelmente, várias vezes, então vá para ela!

Estou interessado em obter a minha certificação CCDE, e eu sei que haverá uma quantidade significativa de trabalho necessário para chegar lá. Ele me permite exercer o meu cérebro, bem como coincidir com o tipo de trabalho que eu me vejo fazendo mais.

Sem limite de idade em metas

Não importa qual é o nosso número de idade, todos nós temos objetivos. Não importa se o seu objetivo é certificação ou recertificação, a realização não significa menos, se obtida a partir de cadeira alta ou andador – então vá atrás dela. O exercício mental, como mencionado por Terry, é bom para a massa cinzenta, e conforme a sua idade, quanto mais esforço físico e mental mais vida! Aplaudo a comunidade de veteranos. Diabos, congratulo-me com o pensamento de que eu me tornei um ancião da aldeia. Mas, como todo mundo refletiu sobre o assunto no Grupo de Estudo, chegamos a mesma conclusão: Ganhando o seu CCIE (ou outras certificações de alto nível) é um distinção de honra juntar-se a uma comunidade de geeks sem idade. Se você se formaram com uma régua de cálculo, ábacos, ardósia, iPad, ou calculadora, não faz diferença, porque a indústria está com fome de suas habilidades. Quando você terminar com o laboratório e ter verificado os seus próprios sinais vitais, certificando-se de que você sobreviveu ao exame extenuante, relaxe. Há poucas malditas pessoas neste mundo que se intensificaram para chegar a este Golias. Menos ainda o mataram, mas qualquer pessoa com um sonho, objetivo, ou fantasia que eles fazem se tornar realidade é um modelo para todos nós. Minha opinião sobre a sua (certficação) é simples – basta ir atrás dela!

Disponível em: http://www.techrepublic.com/blog/career/youre-never-too-old-to-certify/3681?tag=content;siu-container

Acesso em: 31/12/2011.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 01/01/2012.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s