Ataques de DDoS começam a ocorrer em redes IPv6

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

capa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_batcapa 3a edição jpeg blog

Ataques de DDoS começam a ocorrer em redes IPv6

2011 trouxe os primeiros ataques DDoS contra as redes IPv6, mas seu número continua a ser pequeno
Do original DDoS attackers start targeting IPv6 networks By Lucian Constantin, IDG News Service. February 16, 2012 02:50 PM ET.
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/01/2011.

Os cibercriminosos começaram a lançar ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS) contra as redes que transmitem dados sobre IPv6 (Internet Protocol versão 6), de acordo com um relatório publicado recentemente pelo fornecedor Arbor Networks de soluções para redução do DDoS.

Embora 2011 tenha sido o primeiro ano quando os ataques DDoS ao IPv6 foram registrados, tais incidentes continuam a ser raros, porque eles não são economicamente relevantes para os criminosos da Internet, disse Bill Cerveny, um engenheiro sênior de garantia da qualidade de software da Arbor.

Algumas empresas projetaram aumentos de mais de 100 por cento para os seus volumes de tráfego IPv6 ao longo dos próximos 12 meses, mas as mudanças serão insignificantes em comparação com o volume de tráfego em geral.

A maioria das organizações continuam relutantes em mudar para a nova versão do protocolo IP, pois a segurança da rede existente e equipamentos de análise de tráfego não é totalmente compatível com ele.

Sessenta e cinco por cento dos entrevistados no 7º. Encontro Anual Mundial  de  Infra-estrutura em Segurança de Rede da Arbor informaram que sua principal preocupação é a falta de paridade de recursos entre o IPv4 e IPv6, enquanto 60 por cento expressaram preocupações de que eles não podem analisar adequadamente o tráfego IPv6.

“Muitas soluções de infra-estrutura, atualmente, não oferecem os mesmos recursos e funcionalidades para o IPv6 como eles fazem para IPv4”, disse Cerveny via e-mail. “Essa falta de paridade de recurso significa que as equipes de segurança não têm a mesma visibilidade e capacidade de mitigação quando se tenta identificar e bloquear ataques baseados no IPv6 contra alvos”.

“Nós vemos ataques IPv6 como uma ameaça emergente”, disse Neal Quinn, vice-presidente de operações do fornecedor Prolexic de soluções para redução do DDoS, em entrevista por telefone. Quinn acredita que os atuais ataques DDoS IPv6 são na maioria testes realizados por prováveis criadores de malware que querem estar preparados quando grandes provedores de serviços de Internet começarem a mudar seus assinantes para o IPv6.
Prolexic está investigando quais as questões que poderiam surgir em roteadores que suportam ambas as pilhas IPv6 e IPv4, porque estas serão cada vez mais importante para as empresas criarem bridges (pontes) entre redes IPv6 e IPv4.

“A questão de ter equipamentos de infra-estrutura com as mesmas capacidades para se defender contra ataques IPv4 e IPv6 é fundamental”, disse Cerveny. “Como o nosso relatório de segurança mostra nos resultados, é fundamental que os operadores de rede  resolvam esta discrepância.”

Disponível em: http://www.networkworld.com/news/2012/021612-ddos-attackers-start-targeting-ipv6-256252.html?source=NWWNLE_nlt_network_optimization_2012-02-21
Acesso em: 22/02/2011.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/02/2011.

Se você desejar se atualizar sobre o protocolo IPv6, consulte as informações do nosso curso on-line sobre este protocolo através do link https://ademarfey.wordpress.com/2011/07/17/curso-ipv6-modlaidade-on-line/

 

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s