O IPv6 deverá ter ampla implantação em 2012, dizem os especialistas

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos em infra de Redes!

O IPv6 deverá ter ampla implantação em 2012, dizem os especialistas

O esgotamento de endereços IPv4 e o mandato federal dos EUA para conduzir na adoção da próxima geração do protocolo Internet
By Carolyn Duffy Marsan, Network World. December 21, 2011 03:33 PM ET . Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 01/05/2012.

Este foi o ano (2011) em que o IPv6 rendeu as principais manchetes, mas 2012 é esperado ser o ano em que o protocolo Internet da próxima geração será muito utilizado por empresas  e companhias de telecomunicações americanas.

O IPv6 é uma atualização há muito aguardada para o protocolo de comunicação principal da Internet, que é chamado de IPv4.

O IPv6 possui um sistema de expansão de endereçamento que pode suportar bilhões de dispositivos conectados diretamente à Internet. Mas o IPv6 não é compatível com o IPv4, que está ficando sem endereços. As operadoras de redes podem suportar ambos os protocolos em que é chamado de modo dual-stack ou prover serviço de tradução entre o IPv4 e o IPv6, o que poderia acrescentar latência e custos indiretos.

O IPv6 foi mais notícia durante os últimos 12 meses do que em qualquer outro momento, desde que o protocolo foi especificado em 1998:

* Em fevereiro, a Internet Assigned Numbers Authority delegou os últimos blocos de endereços IPv4 para os registros regionais da Internet.
* Em março, a Microsoft gastou US $ 7,5 milhões para comprar cerca de 600.000 endereços IPv4 na venda da massa falida da Nortel.
* Em abril, o registro regional asiático APNIC consumiu sozinho, um punhado de endereços IPv4 que estava mantendo como reserva para novos operadores de rede.
* Em junho, mais de 1.000 sites da Web, incluindo Google, Yahoo e Facebook, participaram de um bem-sucedido teste de 24 horas com o Ipv6, apelidado de Dia Mundial do IPv6.
* Em novembro, a Comcast começou sua implantação de serviços IPv6 na área de San Francisco.

“Houve mais notícias sobre IPv6 nos últimos 18 meses do que na última década”, disse John Brzozowski, arquiteto-chefe para o IPv6 e Engenheiro Ilustre da Comcast. Brzozowski fez seus comentários diante de uma platéia de CIOs, CTOs e outros executivos de TI em um seminário chamado “O caminho crítico para o IPv6”, realizada na semana passada em Nova York pela Network World.

Embora tenha havido muita conversa sobre o IPv6 em 2011, os especialistas dizem que a implantação do IPv6 vai começar para valer em 2012. Isso porque a realidade dos escassos endereços IPv4 está finalmente batendo em casa.

John Curran, presidente e CEO da American Registry for Internet Numbers (ARIN), diz que a oferta norte-americana de endereços IPv4 serão executados em seis a 18 meses. A data exata de esgotamento do IPv4 é difícil prever, pois depende da rapidez com que os 10 maiores provedores da América do Norte irá utilizar-se do fornecimento do espaço restante de endereços IPv4.

“Meu melhor palpite é que vamos acabar em um ano e meio”, disse Curran no seminário da Network World na semana passada.

Curran disse que as empresas precisam de conectividade ponta a ponta com seus usuários através da Internet – para aplicações tais como streaming de vídeo ou de detecção de fraude – será necessário implantar o IPv6, em vez de confiar em suas operadoras de telecomunicações para lidar com a tradução entre o IPv4 para o IPv6. Estas organizações “não têm escolha na implantação de IPv6”, disse Curran.

Um fator que irá conduzir a implantação do IPv6 em 2012, é um mandato do governo dos EUA que exige que as agências federais suportem o IPv6 em todos os 10 mil de seus sites em setembro de 2012.

Há evidências de que os sites já estão aumentando os seus esforços de implementação do IPv6. Uma pesquisa de Novembro de 2011 feita pela The Measurement Factory constatou que mais de 25% de subdomínios . Com,. Net e. Org oferecem suporte ao IPv6. Isso representa um aumento de 1.900 % a partir de 2010, quando pouco mais de 1% de subdomínios suportava o novo protocolo. A maior parte deste aumento foi o resultado de um nome de domínio registrado – GoDaddy – habilitando o IPv6 para seus clientes.

“Há mais adoção do IPv6 em 2011 do que todos os anos anteriores combinados”, disse Paul Nicholson, diretor de marketing de produtos da A10 Networks, no seminário Network World. Nicholson recomenda que as organizações começem habilitando seus web sites para o IPv6, quer no modo dual-stack ou com um servidor de carga balanceada para lidar com a tradução de protocolos. “A necessidade de mudar para IPv6 é fundamental”, acrescentou.

Brzozowski diz que os executivos de TI não têm escolha para implantar o IPv6 e quanto mais cedo começarem, melhor.

“É inevitável”, disse para a audiência do seminário Network World. “Você já deveria estar no caminho ou pelo menos pensando sobre a implantação do IPv6 … Você vai ter que fazer algo para sua empresa operar na Internet.”

A Comcast vem trabalhando em seu esforço de implementação do IPv6 por sete anos e os planos para oferecer serviços IPv6 de qualidade em nível nacional em 2012. Depois de testar vários mecanismos de transição, como encapsulamento e tradução, Comcast decidiu adotar uma estratégia dual-stack.

“O IPv6 é trabalhoso. Há um monte de partes para encaixar”, diz Brzozowski, incitando o público para o planejar a adoção do IPv6 imediatamente. “Simplesmente a implementação do IPv6 é uma atividade não-trivial”.

http://www.networkworld.com/news/2011/122111-ipv6-254342.html

Você quer conhecer o protcolo IPv6? Verifique nosso curso on-line IPv6 – Teoria e Prática

12/04/2012

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 01/05/2012.

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos em infra de Redes!

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s