A evolução da telefonia: da telefonia analógica para a telefonia IP

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

capa Telefonia Básica 1a ed_batcapa 3a edição jpeg blog

A evolução da telefonia: da telefonia analógica para a telefonia IP

Desde que Bell inventou o telefone em 1876, portanto 130 anos atrás, a telefonia tem evoluído, acompanhando o progresso ocorrido nestes últimos anos.

Podemos dividir a telefonia em três fases evolutivas:

1ª fase: telefonia analógica. Caracteriza-se pela transmissão da voz na sua forma analógica, desde a origem até o destino. Ocorreu de 1876 até aproximadamente 1960.

2ª fase: telefonia digital. Caracteriza-se pela digitalização das centrais telefônicas e dos juntores (entroncamento entre centrais). O sinal é convertido em digital e transmitido entre centrais. Vai de 1960, aproximadamente, até os dias atuais.

3ª fase: telefonia IP. Caracteriza-se pela digitalização da voz + compressão da voz e encapsulamento no protocolo IP e transmissão na forma de pacotes pelas redes de dados (Frame Relay, ATM, Internet, MPLS). O VoIP seria uma transição para a Telefonia IP propriamente dita. Esta fase começou no final dos anos de 1980 e está se consolidando na atualidade.

Muitas vezes se lê ou se houve falar que a telefonia praticamente não evoluiu desde que foi criada. Isso não corresponde à realidade.

A telefonia iniciou com a interligação direta dos assinantes que desejavam conversar entre si. Depois foi inventada a central manual telefônica. Em seguida foi criada a central telefônica automática (seletor Strowger). O assinante não dependia mais da telefonista. Depois foi criada a central telefônica automática de comutador Crossbar. Em seguida foi desenvolvida a central telefônica automática controlada por programa armazenado (central CPA). Agora a eletrônica ajudava a reduzir o tamanho da central, diminuir o consumo de energia e aumentava o poder de processamento e número de assinantes atendidos. Isso tudo na 1ª fase da telefonia.

Com a digitalização das telecomunicações (sistema PCM e TDM) vieram as centrais telefônicas automáticas digitais, com inúmeros avanços na interligação entre centrais, facilidades oferecidas aos usuários, compactação e aumento de poder de comutação e administração destas centrais. Aqui se caracteriza a 2ª fase, a qual ainda tem presença muito forte na telefonia dos dias atuais.

Com a Internet comercial inaugura-se a 3ª fase da telefonia, aparecendo os novos protocolos para controle da transmissão da voz (SIP. H.323) e os protocolos de transmissão de stream de áudio (RTP) e controle desta transmissão (RTCP). Todos estes protocolos se baseiam no modelo de referência de protocolos TCP/IP, padrão atual nas redes de computadores.

Nesse cenário da 3ª etapa da telefonia, o VoIP é considerado uma transição para a Telefonia IP propriamente dita, a qual terá uma infraestrutura própria similar àquela que a Rede Pública de Telefônica Comutada (RTPC) consolidou durante anos.

A transição citada deverá levar anos devido à solidez e qualidade da telefonia tradicional.

O profissional da área de dados e da área da telefonia deveria ficar atento a integração das duas áreas. O conhecimento base das duas áreas citadas é fundamental para o seu futuro profissional.

Nosso curso de Telefonia Básica pretende justamente fornecer esta base para que o pessoal de TI e de Telefonia possam solidificar o seu  conhecimento na rede convergente de dados e de voz.

Vejam detalhes deste curso no link

At.,

Ademar F. Fey

Técnico em Eletrotécnica
Especialista em Redes de Computadores em Telecomunicações

Tutor dos curso on-line na área de Infraestrutura de Redes (Redes de Computadores, Cabeamento Estruturado e Telefonia)

27/07/2012

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s