Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!
A evolução da telefonia: da telefonia analógica para a telefonia IP
Desde que Bell inventou o telefone em 1876, portanto 130 anos atrás, a telefonia tem evoluído, acompanhando o progresso ocorrido nestes últimos anos.
Podemos dividir a telefonia em três fases evolutivas:
1ª fase: telefonia analógica. Caracteriza-se pela transmissão da voz na sua forma analógica, desde a origem até o destino. Ocorreu de 1876 até aproximadamente 1960.
2ª fase: telefonia digital. Caracteriza-se pela digitalização das centrais telefônicas e dos juntores (entroncamento entre centrais). O sinal é convertido em digital e transmitido entre centrais. Vai de 1960, aproximadamente, até os dias atuais.
3ª fase: telefonia IP. Caracteriza-se pela digitalização da voz + compressão da voz e encapsulamento no protocolo IP e transmissão na forma de pacotes pelas redes de dados (Frame Relay, ATM, Internet, MPLS). O VoIP seria uma transição para a Telefonia IP propriamente dita. Esta fase começou no final dos anos de 1980 e está se consolidando na atualidade.
Muitas vezes se lê ou se houve falar que a telefonia praticamente não evoluiu desde que foi criada. Isso não corresponde à realidade.
A telefonia iniciou com a interligação direta dos assinantes que desejavam conversar entre si. Depois foi inventada a central manual telefônica. Em seguida foi criada a central telefônica automática (seletor Strowger). O assinante não dependia mais da telefonista. Depois foi criada a central telefônica automática de comutador Crossbar. Em seguida foi desenvolvida a central telefônica automática controlada por programa armazenado (central CPA). Agora a eletrônica ajudava a reduzir o tamanho da central, diminuir o consumo de energia e aumentava o poder de processamento e número de assinantes atendidos. Isso tudo na 1ª fase da telefonia.
Com a digitalização das telecomunicações (sistema PCM e TDM) vieram as centrais telefônicas automáticas digitais, com inúmeros avanços na interligação entre centrais, facilidades oferecidas aos usuários, compactação e aumento de poder de comutação e administração destas centrais. Aqui se caracteriza a 2ª fase, a qual ainda tem presença muito forte na telefonia dos dias atuais.
Com a Internet comercial inaugura-se a 3ª fase da telefonia, aparecendo os novos protocolos para controle da transmissão da voz (SIP. H.323) e os protocolos de transmissão de stream de áudio (RTP) e controle desta transmissão (RTCP). Todos estes protocolos se baseiam no modelo de referência de protocolos TCP/IP, padrão atual nas redes de computadores.
Nesse cenário da 3ª etapa da telefonia, o VoIP é considerado uma transição para a Telefonia IP propriamente dita, a qual terá uma infraestrutura própria similar àquela que a Rede Pública de Telefônica Comutada (RTPC) consolidou durante anos.
A transição citada deverá levar anos devido à solidez e qualidade da telefonia tradicional.
O profissional da área de dados e da área da telefonia deveria ficar atento a integração das duas áreas. O conhecimento base das duas áreas citadas é fundamental para o seu futuro profissional.
Nosso curso de Telefonia Básica pretende justamente fornecer esta base para que o pessoal de TI e de Telefonia possam solidificar o seu conhecimento na rede convergente de dados e de voz.
Vejam detalhes deste curso no link
At.,
Ademar F. Fey
Técnico em Eletrotécnica
Especialista em Redes de Computadores em Telecomunicações
Tutor dos curso on-line na área de Infraestrutura de Redes (Redes de Computadores, Cabeamento Estruturado e Telefonia)
27/07/2012