A Rede Pública de Telefonia Comutada (PSTN) está morta?

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Telefonia Básica 1a ed_batcurso-tel-bas-lv-original-blog

 

 

 

 

A Rede Pública de Telefonia Comutada (PSTN) está morta?.

Do original The PSTN is Dead, Long Live the PSTN. By JP Gonzalez. July 11, 2011

A telefonia tradicional tem estado conosco em torno de cem anos. Como as unhas arranhando um quadro negro, as palavras tendem a colocar o meu cabelo em pé. Embora tecnicamente isto seja um eufemismo (a telefonia tradicional está estabelecida realmente a mais de cento e trinta anos), esta afirmação também é enganosa. Isso implica que não há nada de novo ou interessante sobre a voz e isto é geralmente utilizado para prever a morte prematura da PSTN (Rede Pública da Telefonia Comutada). As pessoas  fazendo este tipo de afirmação convenientemente esquecem que a comunicação de dados por cabo tem ocorrido desde o final da década de 1830  (pense em Samuel Morse e o Telégrafo).

A noção confortável de que os serviços de voz não mudaram muito desde que Alexander Graham Bell pronunciou o seu famoso “Mr. Watson, venha aqui, eu preciso de você” é totalmente errada. O fato é que a voz nunca parou de evoluir. A virada para o século XX (1900) trouxe telefones de castiçal, os telefones rotativos dos anos 1920, o chamado telefone sem fio dos anos de 1940, a telefonia digital dos anos de 1960, o ISDN PRI dos anos de 1980 e a virada para o século XXI (2000) viu o VoIP amadurecer. Claro, as redes subjacentes e acordos comerciais têm se transformaram, no entanto, as comunicações de voz têm sobrevivido por uma razão muito simples: as pessoas querem falar.

Hoje, não há nada entediante sobre telefonia tradicional (apartes, talvez a partir do próprio nome). Nesta década de aplicativos, há várias chamadas de voz e aplicativos de conferência (Skype, Google, Line2 e Gogii vêm à mente). A convergência de voz com os dados está em pleno andamento; a rede sem fio é favorecida em relação a rede com fio e chamadas de vídeo estão emergindo como um outro sabor do uso da voz. Amanhã eu posso ser capaz de usar os meus dados transmitidos na rede sem fio e fazer chamadas de voz ou vídeo no meu Smartphone, bem (espere, isso já ocorre hoje) … ou ligar para um amigo usando o Facebook.

Será que estes desenvolvimentos sinalizam o fim iminente da PSTN? Se a sua definição de PSTN envolve a noção de uma rede construída com o propósito de comutação de circuitos de provedores de voz interligados, então sim, ele provavelmente está indo para o seu fim, à maneira dos telefones castiçal e rotativo. Por outro lado, se a sua definição envolve a necessidade de em qualquer lugar alcançar as pessoas através de uma alta qualidade da interação de streaming em tempo real, minha aposta é que a telefonia não vai a lugar nenhum. Está a voz em sua última etapa? Você me diz.

Disponível em: http://blog.level3.com/2011/07/11/pstn-is-dead-long-live-the-pstn/

Acesso em: 26/07/2012

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 26/08/2012

Você quer saber mais sobre Telefonia. Consulte o curso on-line Telefonia Básica.

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

Telefonia Básica 1a edição 2015 bat e blogcurso-tel-bas-lv-original-blog

 

 

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Telecomunicações e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s