SNA e OSI versus TCP / IP

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Para saber mais sobre o modelo OSI e TCP/IP confira nosso e-book “Introdução às Redes de Computadores: Modelos OSI e TCP/IP 2a edição 2014”

capa Introdução Redes Computadores 2a ed_batcapa Fund Redes Computadores 365 1a ed_batcapa FRC 500 1a ed_bat

SNA e OSI versus TCP / IP

A luta acirrada da IBM com Cisco

Do original SNA and OSI vs. TCP/IP By Michael Cooney, Network World. October 26, 2007 12:04 AM ET.

A batalha longa, lenta e, às vezes, colorida, entre apoiadores do TCP/IP e fiéis do SNA foi um dos períodos mais amargo do tempo na história da indústria (das telecomunicações/redes de computadores). A IBM introduziu os conceitos e os componentes iniciais do SNA em 1974 e em meados da década de 1990 foi concluída uma batalha de vida ou morte com o defensor chefe do IP, a Cisco.

A Cisco e a indústria tiveram alguns trancos e barrancos na promoção do TCP/ IP e de uma alternativa real ao SNA, ao ponto de formar o grupo da Advanced Peer-to-Peer Internetworking (APPI) para conter a avançada tecnologia SNA da IBM, chamada de APPN (Advanced Peer- to-Peer Networking). Embora a APPI foi ineficaz e suplantada em 1993, ela plantou as sementes que acabariam por semear o fim do SNA.

Por sua vez a IBM fez quase tudo errado na atualização de usuários mais velhos do SNA para a APPN – primeiro ela fez a engrenagem da APPN complicada e cara – que até queria royalties de possíveis terceiros que poderiam ter ajudado a criar a tecnologia. Em 1994, um executivo da IBM prometeu “matar” os fornecedores (principalmente a Cisco) e “comer o próprio filho” antes de a IBM deixar qualquer rival do SNA canibalizar os negócios de mainframe.

Além disso, a IBM ameaçou com ações judiciais sobre o uso de algumas de suas tecnologias. Embora a IBM tenha começado a perder clientes, ela ainda tinha mais de 50.000 instalações de SNA, portanto, seu funcionário fanfarrão tinha algum poder. Mas, com o licenciamento da tecnologia de canal de mainframe Big Blue da Cisco, em meados dos anos de 1990 e do advento da Data Link Switching (DLSw) e do TN3270 (que permitiam rodar SNA em redes IP), os pregos estavam fechando o caixão. Combine isso com o fato de que naquela época o Gartner disse que os usuários do SNA como protocolo primário (depois de 1995) iria gastar um total de 20% a mais que usuários IP, em treinamento de pessoal, aquisições de hardware/software e administração.

Você não precisaria de uma bola de cristal mágica para ver o resultado. A IBM vendeu a maioria de seus jovens talentos para a Cisco em 1999.

Os apoiadores da tecnologia Open Systems Interconnect (OSI) também fizeram muito barulho durante este período. Os produtos e serviços do OSI foram baseadas em um conjunto de protocolos padrão internacional que deveriam garantir a interoperabilidade entre todos os fornecedores e produtos. A IBM e a Digital Equipment Corp, na verdade, foram dois dos seus principais defensores, apesar do OSI funcionar completamente contraditoriamente ao SNA e DECnet, respectivamente. O governo dos EUA, durante os anos de 1980 a 1990, mandatou a utilização de produtos OSI, mas mudou de tom, em 1994, dizendo que o TCP / IP poderia ser utilizado. O rolo-compressor do TCP/IP movimentou-se e o uso generalizado de produtos OSI nunca aconteceu.

Disponível em: http://www.networkworld.com/news/2007/102607-arguments-osi-sna-tcpip.html?nwwpkg=50arguments

Acesso em: 01/09/2012

Traduzido por Ademar Felipe Fey em 30/09/2012

Você quer saber mais sobre o TCP/IP e OSI? Consulte nosso curso Fundamentos de Redes de Computadores e nosso e-book “Introdução às Redes de Computadores: Modelos OSI e TCP/IP 2a edição 2014”

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s