Cinco maneiras de tomar controle de sua carreira em 2013

Cinco maneiras de tomar controle de sua carreira em 2013

Do original Five ways to take control of your career in 2013 by Sean Conrad  (colaborador convidado). December 11, 2012, 6:42 AM PST.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 28/12/2012.

Leve em conta: O desenvolvimento de sua carreira e progressão são de sua inteira responsabilidade. Aqui estão cinco coisas que você pode fazer para garantir que você está otimizando seu desempenho e desenvolvimento, e se preparando para avanços.

Funcionários, especialmente profissionais de TI, já não podem dar-se ao luxo de confiar 100% em seus empregadores para ajudar a desenvolver suas habilidades, talentos e competências. Mas o desenvolvimento contínuo é fundamental se você quiser chegar à frente em sua carreira, e manter-se atualizado com a tecnologia. Aqui estão cinco maneiras práticas que você pode tomar o controle de sua carreira.

1. Iniciar um relatório sobre seu desempenho
Costuma manter notas sobre os altos e baixos de seu desempenho? Agora eu não quero dizer sobre o relatório semanal ou mensal que você é obrigado a escrever para o seu gerente. Quero dizer fazendo anotações sobre as coisas que você observa sobre o seu desempenho no dia-a-dia:

• as realizações que você está mais orgulhoso de ter feito
• as coisas que você considera falhas ou com fraco desempenho, e o que você aprendeu com elas
• os agradecimentos e outras formas de reconhecimento que você recebe
• as críticas que recebeu, justificadas ou não

Coletadas, estas informações ajudam a dar-lhe perspectiva sobre o seu desempenho e potencial, revelando áreas de força e fraqueza. Este tipo de diário de desempenho vai fazer seus relatórios semanais / mensais, bem como a sua avaliação de desempenho anual, mais fácil de escrever. Mas, mais importante, elas vão ajudar você a ver seus pontos fortes, as coisas que você está apaixonado, as áreas em que você precisa se desenvolver, as coisas que você odeia, etc. Então, você pode usar essas informações para conduzir o seu desenvolvimento de carreira e progressão.

2. Solicitar feedback
A pesquisa mostra que o feedback regular melhora o desempenho. Então, se você quiser tomar o controle de sua carreira e melhorar o desempenho, solicite o feedback dos outros. Pergunte ao seu gerente, pares, clientes internos e externos, sobre como você está fazendo e o que você poderia fazer para melhorar. O especialista em feedback, Jamie Resker, sugere que você pergunte duas questões fundamentais:

• Qual a coisa que eu estou fazendo bem  ou que eu devo continuar fazendo?
• Qual a coisa que eu poderia fazer para ser mais eficaz no meu papel?

A chave aqui é para obter informações sobre uma força e uma fraqueza e então enfrentá-las. Se você está colhendo depoimentos de várias fontes, identifique a mais mencionada “coisa” e então concentre seus esforços em alavancar sua força e abordar a sua fraqueza.

3. Completar uma auto-avaliação
Não trate sua avaliação de desempenho como um esporte de espectador! Sua avaliação de desempenho deve ser algo que você participe ativamente. Uma das melhores maneiras de fazer isso, e, para iniciar um diálogo com o seu gerente, é completar uma auto-avaliação, se os seus processos de gestão de desempenho requer que você faça isto ou não.

A auto-avaliação é uma ótima maneira de cuidar de seu próprio desempenho, progresso e desenvolvimento. Ele faz você pensar sobre o seu desempenho, realizações, as necessidades de aprendizagem e aspirações de carreira. Você não deve apenas completar uma auto-avaliação, você deve compartilhá-la com o seu gerente antes dele concluir a avaliação sobre você, para lhes dar a sua perspectiva e iniciar a conversa.

4. Elaborar seus objetivos
A elaboração de suas metas é uma outra maneira em que você pode facilmente assumir o controle de sua carreira. Comece por olhar para as metas de alto nível de sua organização e todos os objetivos de nível de departamento. Então, pense sobre como você no seu trabalho, com o seu papel e responsabilidades, pode contribuir para a realização desses objetivos. Se foque em objetivos que capturam suas contribuições. Se houver algum projeto em movimento que você está interessado ou gostaria de trabalhar, elabore um objetivo de fazê-lo. E pense muito sobre o seu próprio desenvolvimento e progressão na carreira. Há outros objetivos que você gostaria de assumir que vai ajudá-lo a adquirir novas competências, ou alargar ou aprofundar os já existentes? Você vai, naturalmente, precisa negociar tudo isso com o seu gerente, mas tomar a iniciativa de elaborar seus objetivos primeiro vai ajudar a garantir que você se foque no trabalho que irá beneficiar a sua carreira.

5. Gerenciar o seu desenvolvimento
Muitos de nós ainda caem na armadilha de esperar que os nossos gestores nos atribuam as atividades de desenvolvimento. Mas sua carreira e desenvolvimento são de sua inteira responsabilidade, não do seu gerente.

Então, pense sobre os conhecimentos, habilidades e / ou experiência que você precisa para fazer o seu trabalho melhor hoje.

Em seguida, identifique que áreas você precisa desenvolver para apoiar a sua progressão na carreira (suas notas do relat[orio de desempenho podem ajudá-lo com isso). Em seguida, pense sobre como você aprende melhor: por ver, ouvir ou fazer? Você aprende melhor em seu próprio país, ou você precisa de estímulos sociais? Uma vez que você descobriu isso, é hora de começar a identificar as atividades de aprendizagem e oportunidades. O que sua empresa pode razoavelmente apoiá-lo em fazer, e que você pode resolver por conta própria, fora do trabalho? Em seguida, inicie a aprendizagem, aproveitando todas as oportunidades à sua disposição: cursos, conferências, e-learning, podcasts, blogs, newsletters, atribuições de trabalho, posto de trabalho, mentores, trabalho voluntário, troca em equipes funcionais, etc.

É a sua carreira. Faça o máximo sobre isso por ser pró-ativo em relação ao seu desempenho, desenvolvimento e progressão na carreira. Ninguém mais vai fazer isso por você.

Sobre o autor: Sean Conrad construiu a sua carreira em TI e agora ajuda  organizações a implementar com sucesso soluções de software de gestão de talentos. Ele escreve sobre desenvolvimento de carreira e melhores práticas de gestão.

Disponível em: http://www.techrepublic.com/blog/career/five-ways-to-take-control-of-your-career-in-2013/4737?tag=nl.e101&s_cid=e101

Acesso em: 28/12/2012

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s