Cinco razões para considerar uma carreira em Administração de Redes

Cinco razões para considerar uma carreira em Administração de Redes

Do original Five reasons to consider a career in Network Administration. By Ben Thomas. January 7, 2013, 5:18 AM PST

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 20/01/2013.

Leve em conta: Apesar de a administração da rede não ser para todos, oferece abundância de recompensas – desafios para aqueles que podem absorver conhecimento técnico e colocá-lo em prática – e é rentável.

Indústrias em todo o espectro de carreira e ao redor do mundo dependem da rede de computadores para manter funcionários ligados e negócios fluindo. E estas redes precisam de administradores – homens e mulheres que trabalham duro e que conhecem o seu caminho em torno de um computador e não têm medo de tomar uma abordagem prática para a solução de problemas.

Aqui estão cinco das maiores razões pelas quais isso poderia ser apenas o caminho para a carreira que você está procurando.

1. Você vai aprender como você vai trabalhar

As descrições de funções em áreas como administração de rede e engenharia de rede tendem a inclinar-se fortemente para chavões e frases como “gestão de alto nível”, “avaliação de hardware” e “configuração de rede.” Na verdade, porém, não existem duas redes corporativas muito semelhantes, e a maioria dos procedimentos de rede de uma empresa terá sido eliminada por um processo de adaptação a longo prazo. Isso significa que a maioria dos detalhes de um trabalho específico será coberto em treinamento no local, como uma das qualificações da empresa – embora eles possam ser elaborados – não são susceptíveis de se traduzir diretamente às necessidades de rede de outra empresa.

“Um monte de tecnologia da rede de hoje está embalado sob uma interface amigável”, diz Misha Hanin, um arquiteto de soluções sênior da Compugen em Winnipeg, Canadá, “mas se você realmente quer se tornar um especialista, você tem que saber o que está acontecendo debaixo da capa – e é aí que começa a verdadeira diversão”. Em outras palavras, a curva de aprendizado em um novo emprego será íngreme no início – mas, no final, as características mais valiosas para um administrador de rede são uma cabeça para análise de resolução de problemas e uma unidade para obter os detalhes.

2. Você vai estar na demanda, e a demanda continua crescendo

O Birô de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (United States Bureau of Labor Statistics) destaca que o   salário médio anual para os administradores de rede em 2012 foi de 74.270 dólares. Mas os administradores de rede não tem apenas um salário bem acima da média nacional – eles são uma parte necessária de qualquer grande empresa, o que significa que a sua taxa de contratação está em uma curva ascendente, mesmo durante a recessão global. O Departamento do Trabalho dos EUA estima que 96.600 novos lugares de administradores de rede vão abrir entre 2010 e 2020, além de mais de 300.000 postos de trabalho desses já existentes no exterior. Em suma, se você estiver olhando para invadir uma indústria com potencial de longo prazo de crescimento, a administração da rede é uma aposta sólida.

3. É uma via de acesso para quase toda a indústria

As redes são essenciais para o funcionamento de praticamente qualquer grande negócio, desde fabricação de produtos ao serviço de alimentos rápidos, da ciência até organismos sem fins lucrativos. Uma vez que você já provou a si mesmo como sendo um administrador de confiança, você vai ser capaz de vender-se como um recurso útil para qualquer tipo de negócio que desperte a sua curiosidade. Na verdade, as nações em desenvolvimento também estão expressando mais interesse do que nunca na construção de sua infraestrutura tecnológica – o que significa que a administração da rede poderia ser o seu bilhete para visitar terras exóticas em todo o mundo, contribuindo com impacto no mundo real em todos os lugares que você vá.

4. Ele abre novos ramos de carreira

Com alguns anos de experiência em administração de rede no seu currículo, você estará melhor preparado do que nunca para considerar-se e tornar-se um técnico de campo freelance, um analista de sistemas, ou um engenheiro de rede. Se você gosta da segurança de contracheques regulares e benefícios de saúde, haverá abundância de necessidades de vagas para preencher – mas você também pode estar em posição de considerar o trabalho em casa, estabelecendo suas próprias horas, e talvez até mesmo cobrando uma taxa de consulta apenas para a prestação de seu conhecimento tecnológico. À medida que mais empresas passam a depender de redes, as suas opções continuarão a se ampliar.

5. É um desafio digno de sua habilidade

Apesar de anos de treinamento em ciência da computação não serem necessários para uma posição a aspirante como administrador de rede, cada dia oferece novas oportunidades de usar o pensamento fora dos padrões para solucionar problemas difíceis. Como você ganha o direito de ser confiável com mais responsabilidade, suas habilidades técnicas vão continuar a crescer, aumentando a sua confiança – e seu valor como um trabalhador intelectual. Além disso, Hanin diz, “nossos usuários são, por vezes, ainda mais inteligentes do que nós – eles vêm com todos os tipos de truques engraçados que nós nunca teríamos pensado”.

A administração de rede pode não ser o trabalho mais glamouroso do planeta, mas oferece-lhe a chance de provar ao mundo o quão inteligente você realmente é, de uma forma que traz benefícios práticos para você e seus colegas de trabalho. Não é qualquer campo que pode fazer essa reivindicação e apoiá-la.

Ben Thomas escreve sobre carreiras de administração de rede, bem como outros campos da ciência de computação.

Disponível em: http://www.techrepublic.com/blog/career/five-reasons-to-consider-a-career-in-network-administration/4774?tag=nl.e124&s_cid=e124

Acesso em: 10/01/2013

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação, Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s