O IPv6 é Bom para o VoIP?

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

capa Dominando o IPv6 1a ed_batcapa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_bat

O IPv6 é Bom para o VoIP?

Do original Is IPv6 Good for VoIP? By Gary Audin, Delphi, Inc. on January 28, 2013 7:00 AM.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/03/2013.

O Internet Protocol, versão 6 (IPv6) está aqui para ficar. Ouvimos muitas coisas boas sobre os valores que o IPv6 irá trazer para a Internet e redes privadas IPv6. Há cerca de 40 documentos Request for Comment (RFC) que descrevem diferentes aspectos do IPv6. Nem todos esses RFCs serão implementado na Internet e redes privadas IP. O IPv6 terá custos associados além do hardware e software a ser implementado. Você vai precisar de algo entre 10% a 46% a mais de largura de banda para chamadas VoIP.

Cabeçalho IP expandido
Um valor que todos parecem concordar é o espaço de endereço IP expandido enormemente. O campo de endereço se expande de 32 para 128 bits. A maioria dos especialistas espera que o campo de endereço nunca vai ter que ser ampliado novamente. Este campo de endereço maior expande o cabeçalho IP de 20 para 40 bytes. Isso afetará os requisitos de largura de banda para chamadas VoIP.

O cabeçalho IPv6 é no mínimo de 40 bytes, mas pode ser expandido para outras funções. Existem várias extensões opcionais de cabeçalho IPv6 que expandem o cabeçalho IP para opções hop-by-hop, opções de destino, roteamento, cabeçalhos de fragmentos, além de mais outras quatro extensões de cabeçalho. Estas extensões facilitam uma ampla gama de funções e características. Eles também adicionam um requisito para uma maior largura de banda para realizar o cabeçalho IPv6 expandido.
O cabeçalho IPv6 pode ser muito maior do que o atual cabeçalho IP do IPv4. As menores extensões do cabeçalho são 8 ou 12 bytes de comprimento. Eles podem ser muito maiores, dependendo das opções escolhidas. O foco deste TechNote (Nota Técnica) é sobre os requisitos de largura de banda de VoIP para chamadas de voz IPv6.

Requisitos de largura de banda do VoIP
A sobrecarga do cabeçalho IP adicional terá impacto sobre os requisitos de banda das chamadas de VoIP. Não há dúvida de que a empresa terá que adquirir expansão da largura de banda da rede IP para compensar a sobrecarga do cabeçalho IPv6. O gráfico abaixo resume qual a expansão da largura de banda será necessária quando as chamadas de VoIP são realizadas através de uma conexão IPv6.
O gráfico compara os requisitos de largura de banda do IPv4 para o IPv6. Apenas os três codecs de voz mais comumente implementadas são apresentadas. G.711, operando a 64 kbps, é o padrão comum para VoIP. G.722 também consome 64 kbps, mas oferece voz HD. G.729 é o mais popular codec padrão de voz comprimida. A maioria das implementações de VoIP usam uma amostra de 20 ms de voz para preencher o pacote. Apesar de um pacote maior de amostra de voz, de 30 a 40 ms, usar menos largura de banda, um menor pacote produz menos atraso. Quando um pacote mais pequeno é perdido, é mais fácil para compensar a perda de pacotes.

O efeito do cabeçalho IPv6 em conexões Ethernet é o consumo de largura de banda maior. No entanto, a largura de banda de rede local é tão grande que não há nenhum impacto mensurável. Da mesma forma, quando o protocolo RTP comprimido é utilizado (compressed Real Time Protocol – cRTP) é aplicado, existe uma pequena diferença nos requisitos de largura de banda.
O Protocolo Ponto a Ponto (PPP) e o protocolo RTP descomprimido (Real Time Protocol RTP) irão precisar de mais largura de banda. A empresa terá largura de banda de 10% a mais por chamada G.711/G.722 quando há extensões de cabeçalho aplicadas. A chamada VoIP G.711/G.722 terá largura de banda de 15% mais quando a extensão do cabeçalho mínimo (oito bytes a mais) é usado. A quantidade de consumo de banda VoIP cresce substancialmente quando o codec G.729 é usado. O cabeçalho IPv6 consome largura de banda de 31% a mais, enquanto o cabeçalho IPv6 acrescido de extensão do cabeçalho mínimo exigirá largura de banda de 46% a mais por chamada VoIP.

VoIP durante a transição para o IPv6

A migração para o IPv6 vai levar de 5 a 10 anos. Um provedor de serviços de Internet (ISP) definiu a data de 2020 como o ponto de corte do acesso IPv4. Provavelmente vai ser mais longo. Durante a transição para o IPv6, muitas empresas ainda irão operar redes IPv4. Terá que haver algum dispositivo de tradução entre a rede IPv4 privada e as redes IPv6. Se este dispositivo é de responsabilidade da empresa e o tráfego IPv6 só será aceito pelo ISP, então a a empresa terá que aumentar a sua largura de banda da rede IPv6 para chamadas VoIP. No entanto, se o ISP realizar esta tradução, então, a empresa não precisará comprar mais largura de banda já que o tráfego VoIP será entregue em pacotes IPv4.

Impacto sobre a empresa
A largura de banda tornou-se mais barata ao longo dos anos. Mas você ainda tem que pagar por isso. O uso de troncos SIP e conexões para as redes WAN Multiprotocol Label Switching (MPLS) será afetado pela implantação do maior cabeçalho do IPv6. A empresa não tem que fazer nada no curto prazo. Mas, eventualmente, mais largura de banda será necessária para chamadas VoIP IPv6.

Para locais de pequenas empresas, a largura de banda alargada pode produzir um aumento de custo pequeno. Call centers, por outro lado, terá um orçamento para a largura de banda expandido. A maioria das empresas estão preocupadas com os custos de hardware e software de migração para o IPv6. Elas devem também planejar um projeto de um orçamento maior de largura de banda.

Disponível em: http://www.webtorials.com/discussions/2013/01/is-ipv6-good-for-voip.html

Acesso em: 29/03/2012

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/03/2013.

Aprenda sobre o IPv6 em nosso curso on-line IPv6 Teoria e Prática

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos sobre infraestrutura de redes!

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6, Redes de Computadores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s