O Guia de Migração para o 802.11ac

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos sobre infraestrutura de redes!

capa-intro-redes-sem-fio-blog

O Guia de Migração para o 802.11ac

Do original 802.11ac Migration Guide White Paper by Meraki
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 30/04/2013.

 Resumo

A era do Gigabit WiFi está sobre nós. Neste white paper examinamos a nova tecnologia, o que significa sua chegada para a sua organização, e demonstramos como a Arquitetura original da Meraki torna-se uma excelente escolha para uma tecnologia que continua evoluindo como o WiFi.

O que é o 802.11ac?
Parece que foi ontem que as implementações do padrão 802.11n começaram, e as implementações em larga escala atuais indicam de que a tecnologia ainda está avançando. Com a recente explosão no número de dispositivos de todos os tipos agora usando WiFi, a sede de um melhor desempenho cada vez melhor parece insaciável, e por isso era inevitável que novos padrões fossem desenvolvidos.

Então, o que o futuro do WiFi nos reserva? A era do Gigabit WiFi está agora sobre nós, com dois novos padrões atualmente em desenvolvimento, o 802.11ac e 802.11ad. Ambos prometem abrir novas capacidades e substituir mais do cabeamento em nossas vidas. O 802.11ad está focado em fornecer um alto desempenho em distâncias muito curtas para a substituição do cabo de interconexão, e ainda está no caminho para ficar pronto. Assim, todos os olhos estão focados na tecnologia WI-FI 802.11ac, prestes a se tornar um padrão no início de 2013.

O 802.11ac é o próximo passo no caminho evolutivo de Wi-Fi, levando-nos para além da barreira de 1 Gbps de velocidade pela primeira vez e, mais do que dobrando o desempenho de seu antecessor. Ter o Wi-Fi sempre lhe pareceu mais lento do que a sua conexão com fio? Bem, a diferença agora está diminuindo a tal ponto que você pode nem mesmo precisar pelo cabo Ethernet por muito mais tempo.

 Quais dispositivos serão beneficiados?
A boa notícia é que a maior performance será bem-vinda em qualquer
dispositivo que nos permite consumir e compartilhar conteúdo rico, a partir de
páginas web altamente visuais para alta definição de áudio e vídeo. Com
o WiFi Gigabit veremos menos latência, menos bufferização e, em vez disso iremos desfrutar de um experiência mais fluida em nossos dispositivos.

Felizmente, como acontece com todos os padrões 802.11 anteriores, o ‘ac’ é compatível com os padrões antigos, para que os clientes de hoje continuem a serem suportados em redes 802.11ac, operando tão rápido quanto sua tecnologia permite.

 

Mesmo depois de vários anos como um padrão, o 802.11n ainda está sendo ativamente desenvolvido, e serve como uma referência para estimar os prazos de implantação para o 802.11ac. O novo padrão ainda não é suportado em dispositivos clientes e a adoção antecipada em dispositivos de ponta é esperada no final de 2012 / início de 2013, com a adoção generalizada ao longo dos próximos de 18 a 24 meses.

Devo adiar a implantação de Wi-Fi neste momento?
Hoje, as demandas dos usuários de rede sem fio para uma experiência muito melhorada são tão fortes que as implantações estão continuando em um ritmo considerável usando a tecnologia atual. Como o novo padrão chama a atenção dos departamentos de TI, inevitavelmente surgirá a questão de se implantar o 802.11n ou aguardar Wi-Fi Gigabit.

Como discutido na seção anterior, o apoio à co-existência com os dispositivos clientes 802.11b/g/n mais antigos vai ser uma realidade por muitos anos, e também também vai se exigir bastante tempo antes que tanto a disponibilidade de ponto de acesso como o suporte ao cliente para o 802.11ac estejam no link principal (mainstream).

Uma vez que as organizações já exigem alto desempenho da rede sem fio de hoje, o crescimento das implantações das redes sem fio atual são muito importantes para atrasar e esperar por um amplo apoio ao WiFi Gigabit. Felizmente, a última geração de Aps 802.11n e clientes fornecem um excelente desempenho em termos de produtividade, suporte para aplicações de voz e vídeo, em ambientes de alta densidade de clientes.

O que acontece quando eu estiver pronto para fazer o upgrade?
Com nenhum controlador físico para atualizar, a gestão em nuvem da Meraki vai fazer a migração para o 802.11ac uma experiência plug-and-play. Os clientes serão capazes de adicionar novos APs ‘ac’ para a sua rede existente sem configuração manual ou maior complexidade, como todas as configurações para os APs, incluindo as configurações de segurança, controle de acesso e – crucialmente – configurações de rádio, pois elas são automaticamente recuperadas a partir da nuvem (da Meraki).

Os clientes da Meraki serão capazes de atualizar a partir do 802.11n para o ‘ac’, ou podem “misturar e combinar”, por exemplo, a implantação de ‘n’, onde altas densidades de dispositivos precisam ser suportados, ou ‘AC’, onde o desempenho é primordial. A administração do AP Meraki é ‘out-of-band “, o que significa que o tráfego da rede sem fio nunca passa por um controlador, por isso não experimenta nenhum gargalo em sua jornada. A vantagem da abordagem da Meraki torna-se maior quanto mais rápido o tráfego está fluindo, deixando arquiteturas legadas baseadas em appliances controlados por hardware para trás.

Para aqueles clientes que desejam beneficiar-se das velocidades impressionantes previstos para o 802.11ac, agora é um bom momento para começar o planejamento da implantação, tendo em conta as ressalvas apresentadas neste documento.

A boa notícia é que uma abordagem escalonada para a implantação será o direcionamento da Meraki, acomodando confortavelmente gestão de uma mistura de APs 802.11ac e 802.11n dentro de um único painel digital, o painel de controle da Meraki.

Em conclusão, quando os clientes Meraki estiverem prontos para a migração para o Gigabit WiFi, os benefícios de nossa arquitetura baseada em nuvem altamente adaptável permitirá que a nova tecnologia para ser implementada e gerida da forma mais eficiente e menos prejudicial possível.

O WiFi já percorreu um longo caminho desde meados da década de 1990. À medida que avançamos para a próxima geração de Wi-Fi, você pode ter certeza que a Meraki estará pronta quando você estiver.

Disponível em: http://resources.idgenterprise.com/original/AST-0077552_Meraki_White_Paper-_802.11ac_Migration_Guide.pdf

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos sobre infraestrutura de redes!

capa-intro-redes-sem-fio-blog

Acesso em: 29/04/2013

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 30/04/2013.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Wireless e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s