A importância dos Fundamentos do Protocolo IP

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

A importância dos Fundamentos do Protocolo IP

Durante os anos de ensino presencial e a distância nos deparamos com alunos que desejam entender os conceitos de redes de computadores de uma forma imediata, sem mesmo conhecer os fundamentos da área.

Por exemplo, desejam conhecer o protocolo IPv6 sem antes conhecer o protocolo IPv4.

Embora os protocolos sejam distintos, eles possuem em comum a estrutura básica do endereçamento, no sentido de ambos dividirem a estrutura básica em duas partes: parte que identifica a rede e a parte que identifica os hosts numa determinada rede.

A parte que identifica a rede constitui-se de um conjunto de bytes ou bits que de forma unívoca identifica uma determinada rede TCP/IP.

A parte que identifica os hosts constitui-se de um conjunto de bytes ou bits que irão identificar os hosts (ou equipamentos) que farão parte da rede identificada pelo outro conjunto de bytes ou bits.

Ocorre que se você conseguir entender a estruturação básica de um endereço IPv4 terá maior facilidade de entender a estruturação básica de um endereço IPv6.

O endereço IPv4 é representado por 4 conjuntos de 8 bits, ou seja, 32 bits, normalmente escritos em forma decimal separada por pontos.

O endereço IPv6 é representado por 8 conjuntos de 16 bits, ou seja, 128 bits, normalmente escritos em forma de números hexadecimais separados por dois pontos (:).

Em agosto iremos iniciar uma turma especial do curso de Fundamentos de Redes de Computadores onde pretendemos que os alunos entendam os fundamentos essenciais do TCP/IP, de forma a assimilarem os conceitos do IPv4 e se prepararem para conhecer o protocolo IPv6.

Em um mundo onde a evolução é parte constante da vida, não podemos nos descuidar e ficamos parados no tempo, portant0 a hora é esta.

Não perca a oportunidade!

Maiores informações no link https://ademarfey.wordpress.com/2013/07/01/curso-fundamentos-de-redes-de-computadores-turma-especial-agosto-de-2013/

 Ademar Felipe Fey, 01/07/2013.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s