Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!
A história da rede WAN Metro Ethernet
Do original The history of Metro Ethernet. By Jim Duffy, Network World. June 22, 2011 02:20 PM ET. Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 1/08/2013,
Network World – Muita coisa aconteceu com a Ethernet em redes de provedores de serviços nos últimos 10 anos. E o Metro Ethernet Forum está por trás desse progresso. A partir da promoção e da educação da indústria sobre o mérito da Ethernet nas redes dos provedores de serviço, para a definição de especificações realmente Ethernet carrier-class , o MEF tem estado na vanguarda dos avanços na tecnologia Ethernet em uma escala maior (WAN) do que o da rede da empresa (LAN). Aqui estão os principais marcos que o MEF tem conseguido ao longo desse período:
2001
O MEF foi formada para desenvolver serviços de negócios onipresentes para usuários corporativos acessados através de redes ópticas metropolitanas . O grupo foi fundado por Nan Chen, diretor de marketing de produto da Atrica e Ron Young, co-fundador e diretor de marketing da Yipes Communications, com 16 empresas como membros iniciais.
2002
A primeira demonstração da tecnologia de serviços Ethernet (na WAN) foi realizada na conferência e feira comercial Supercomm.
2003
O comitê do MEF expande e Mark Fishburn é nomeado presidente . A primeira especificação do MEF é publicada, a qual é a primeira definição formal dos recursos de serviços Ethernet em redes metro e de longo alcance (MAN e WAN).
2004
O inventor Bob Metcalfe da Ethernet junta-se ao MEF como diretor consultivo. Oito novas especificações são publicadas, e a primeira grande manifestação de vários fornecedores de serviços de Ethernet é realizada na SUPERCOMM .
2005
O MEF define o termo “Carrier Ethernet”, especificando os serviços de negócios padronizados, escalabilidade, confiabilidade, qualidade de serviço e os atributos de gerenciamento de serviços . Entre estes, estão:
- Serviços mundiais que atravessam as redes nacionais e globais
- As redes de acesso para fornecer disponibilidade em fibra, cobre, cabo, PON e sem fio
- Economia de escala do resultante negócio convergente, residencial e de redes sem fio compartilhando a mesma infraestrutura e serviços
O MEF também apresenta um programa de certificação, publica três novas especificações, realiza uma grande manifestação de vários fornecedores da Carrier Ethernet na conferência e feiras Globalcomm e revela o Provedor de Serviços Carrier Ethernet do ano nas concessões na América do Norte, Europa e Ásia
2006
Mike Tighe apontado como presidente do conselho, Kevin Vachon nomeado como COO; Expansão da adesão a mais de 100 membros; Expansão do escopo de metro para acesso e redes sem fio; Atributos Carrier Ethernet mais definidos; Duas novas especificações MEF publicadas.
2007
Carrier Ethernet lançado na Índia; 320 sistemas, 45 fabricantes de equipamentos e 17 prestadores de serviços certificados; Três novas especificações MEF publicadas para a gestão, emulação de circuito e teste de serviços.
2008
O fundador técnico e presidente Bob Klessig se aposenta e Paul Bottorff retorna como co-presidente da comissão técnica; Expansão de Carrier Ethernet em redes de backhaul móvel; Membros sócios do MEF superiores a 150.
2009
Os membros sócios crescem na Ásia-Pacífico e a Carrier Ethernet expande para a Nova Zelândia; Academy Ethernet revisa documentos por pares, fóruns moderados, grupos e comunidade lançados,adiciona bate-papo ao vivo, páginas pessoais e podcasting; mais de 500 sistemas, 75 fabricantes de equipamentos, 30 fornecedores de serviços são certificados; Milhares de testes realizados , + certificações 750 concedidas ; programa de certificação para Indústria Link OA&M revelado ; Programa de Prêmios para Provedor de Serviço lançado, introdução do programa de Interconexão Global do MEF; múltiplas especificações técnicas publicadas; Seminários sobre Hospedagem de Serviços Coporativos Ethernet realizados em Bangalore , Delhi , Mumbai .
2010
A Ethernet Academy alcança mais de 1.000 especialistas em Carrier Ethernet registrados; O serviço Extended Ethernet to Ethernet (Rede Externa para Interface de Rede – Network-to-Network Interface) e a MEF 7.1 EMS-NMS são ratificados.
Disponível em: http://www.networkworld.com/news/2011/062211-metro-ethernet-timeline.html?page=2
Acesso em: 21/08/2013
Para você estudante de Redes de Computadores, ou se você quer se tornar um profissional de redes, temos os cursos de infra de redes, videoaulas e e-books que você precisa para ser certificado Cisco, ou obter uma ótima colocação num exame de concurso.