25 Etapas Marcantes dos 100 anos de História da IBM

Do original 25 Milestones From IBM’s 100-Year History by Doug Henschen in  June 15, 2011 08:00 AM.

Traduzido por Ademar Felipe Fey em 28/09/2013.

Em seus primeiros dias, ela construiu balanças, dispositivos de gravação de tempo, e máquinas de tabulação como o Computing Tabulating-Recording Company, ou “CTR “, como a empresa era conhecida . Ambições globais levou Tom Watson Sr., que liderou a empresa a partir de 1914 até 1956, mudar o nome para International Business Machines, em 1924 (o ano em que esta foto foi tirada do lado de fora do escritório da empresa em Washington, DC – NT: verifque a foto no link referenciado no final deste artigo) .

De acordo com Watson e, mais tarde, seu filho, Tom Watson Jr. (diretor executivo de 1956 a1971), a IBM tocou grandes projetos, que vão desde a implementação da Lei da Segurança Social de 1935, para o desenvolvimento de sistemas de rastreamento de aviões e laboratórios de pesquisa atômica da época da Guerra Fria, indo para a construção de sistemas de orientação para o o início do programa espacial. A IBM tem abundância de invenções para o seu crédito ao longo do caminho, a partir de tabulações elétricas e máquinas de escrever, para memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) e discos rígidos, e para os códigos de barras e cartões de tarja magnética, agora onipresentes nas operações de varejo.

A IBM também tem desempenhado um papel significativo no software, contribuindo para o FORTRAN, COBOL e linguagens de programação SQL, entre outras, e introduziu o banco de dados relacional e software de reconhecimento de voz . Os verdadeiros veteranos da TI, vão remontar ao tempo do IBM System/360, enquanto que as novas gerações vão lembrar dos PCs da IBM e do AS/400s da década de 1980 . A IBM dominou a computação dos anos 1960 até o início dos anos 1980, mas esse sucesso a levou a um exame anti-truste. Essa distração, mais a expansão, quase levou ao colapso da companhia no início de 1990, mas a reviravolta de Lou Gerstner resistiu aos apelos para decretar a falência da empresa. Um ressurgimento foi liderado por um novo movimento em software e serviços nos últimos anos, e por tudo isso , a IBM manteve uma cultura que valoriza o desenvolvimento interno de liderança, o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, e em pensar grande.

NT= com o perdão do autor do artigo, devemos lembrar que a IBM contribuiu também para o desenvolvimento das redes de computadores, ao criar o modelo de referência de protocolos SNA, o código de caracteres EBCDIC, a tecnologia de LAN Token Ring, etc.

Leitura recomendada:


Inside Watson, IBM’s Jeopardy Computer

What’s At Stake In IBM’s Jeopardy Challenge?

IBM: From Networked Business To Social Media

IBM Shows Tools For Smarter City Management

IBM Empowers Smarter Cities

Computer History Museum Tour

Great Lost Software: 16 Gone But Not Forgotten

Disponível em:

http://www.informationweek.com/news/galleries/software/enterprise_apps/230600173?cid=nl_IW_Interop_2011-06-23_html

Acesso em: 23/06/2011

Traduzido por Ademar Felipe Fey em 28/09/2013.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s