A próxima geração de protocolo de Internet, o IPv6, torna-se real

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Dominando o IPv6 1a ed_batcapa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_bat


A próxima geração de protocolo de Internet, o IPv6, torna-se real

Do original The next-generation Internet protocol IPv6 gets real By Steven J. Vaughan-Nichols for Networking | February 12, 2014 — 22:39 GMT (14:39 PST).

Traduzido por Ademar Felipe Fey em 01/03/2014

Resumo: O Google informa que 3 por cento dos seus usuários de serviços estão usando agora o protocolo de Internet de próxima geração IPv6. Olhando para o futuro, a Internet Society prevê que até o final do ano (de 2014) 10 por cento de todos os principais tráfegos de Web sites será sobre o IPv6.

Todos na rede sabem que nós devemos mudar para o IPv6 antes que acabem completamente os endereços IPv4. O relógio está contando os segundos até ficarmos sem endereços do estilo antigo da Internet. Isso não nos impediu de sermos muito, muito lentos em fazermos a migração de qualquer maneira. Finalmente, no entanto, um número significativo de usuários, e as redes que os conectam à Internet, tem feito o salto para o IPv6.

Os números dos serviços da Google deixam claro: a adoção do IPv6 finalmente está pegando (veja o gráfico no link original do artigo no final deste post).

A Internet Society, organização que promove o desenvolvimento aberto da Internet, vem acompanhando os números de adoção dos serviços do Google sobre o IPv6, relata que, “O ritmo de implantação do IPv6 está rapidamente acelerando! Esta manhã [10 de fevereiro de 2014] medições de IPv6 no Google indicam que o ra´fego IPv6 ultrapassou a 3 por cento, pouco menos de cinco meses após o marco de 2 por cento ter sido ultrapassado. Anteriormente, o tráfego levou 11 meses para ir de 1 a 2 por cento”.

Isso está acontecendo, segundo acredita Phil Roberts – gerente do programa de tecnologia da Internet Society, porque o IPv6 finalmente decolou e “mais operadoras em mais países estão implementando o IPv6 e aumentando o tamanho de sua base de assinantes, que usa a tecnologia. Em particular na Europa, onde se esgotaram os endereços IPv4 em 2012, tem havido “implementações substanciais na Suíça, Bélgica, Roménia, Alemanha e França, por exemplo. O tráfego IPv6 a partir somente da Bélgica quase dobrou no último mês “.

Na Akamai, uma empresa Web de alto desempenho e análises, o mais recente Relatório do Estado da Internet, para o terceiro trimestre de 2013, a empresa descobriu que “a exaustão do IPv4 tem, em grande parte, direcionado o crescimento na adoção do IPv6, embora, sem dúvida, não é bem tão rápido quanto necessário”

A Europa, os EUA e o Japão, de acordo com números da Akamai, estão liderando o caminho para a adoção do IPv6 .

Curiosamente, a Akamai, também descobriu que, enquanto a região da Ásia-Pacífico foi a primeira a ficar sem endereços IPv4 em 2011, somente o Japão está em sua lista dos dez maiores países que mudaram para o IPv6. O restante, com exceção dos Estados Unidos, o qual ocupa o quinto lugar na adoção do IPv6, são todos da Europa.

Enquanto a Akamai não é otimista sobre a adoção do IPv6 vir tão rápido o suficiente, a Internet Society é muito mais otimista. Mesmo antes dos últimos resultados do IPv6 no Google, Leslie Daigle, diretor de tecnologia IPv6 da Internet Society previu:

• 10 por cento de todo o tráfego global da Internet para o Google, Facebook e Yahoo! vai usar IPv6.

• O IPv6 terá grandes lançamentos comerciais adicionais em todos os continentes.
• Todos os principais operadores de rede dos Estados Unidos vai oferecer o IPv6 numa base comercial para os usuários finais.

Essa primeira previsão, dos 10 por cento do tráfego principal global sobre IPv6 é corajosa, mas Daigle acredita que o dados suportam sua conclusão. Se você ainda não começou a planejar sobre o IPv6, no entanto, está na hora de fazê-lo.

Afinal, mesmo nos Estados Unidos, a previsão atual é que nós vamos ficar sem endereços IPv4 em pouco mais de um ano, ou seja, em 20 de março de 2015 (http://www.potaroo.net/tools/ipv4/index.html).

O despertador de esgotamento de endereços Internet está correndo,  você estará pronto quando o alarme disparar?

Sobre Steven J. Vaughan –Nichols

Steven J. Vaughan- Nichols, também conhecido como sjvn, tem sido escritor sobre a tecnologia e os negócios de tecnologia desde que o CP/M-80 era o sistema operacional de ponta usado no PC.

Disponível em: http://www.zdnet.com/the-next-generation-internet-protocol-ipv6-gets-real-7000026269/#ftag=RSS14dc6a9

Acesso em: 24/02/2014

Traduzido por Ademar Felipe Fey em 01/03/2014

Confira nosso curso sobre IPv6 aqui

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Dominando o IPv6 1a ed_batcapa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_bat

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s