O crescimento do IPv6 e a exaustão do IPv4

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

Escrever sobre um assunto do qual todo mundo já ouviu falar é como a velha expressão “Chover no Molhado”. Quem ainda não ouviu dizer que o IPv4 está com os dias contados? Quem ainda duvida que o IPv6 será o protocolo dominante da Internet? Pois é, todo mundo na área de TI já se defrontou com estes questionamentos e todos têm noção da razão pelas quais estes são formulados.

Apesar disso, aparentemente, muito poucas pessoas estão dando a estas questões o real valor, a real importância.

O fato é que o IPv6 começa a ser adotado em vários continentes como o Asiático, Europeu, na América do Norte e agora na América do Sul, no Peru.
O serviço carro chefe da adoção do IPv6 é a comunicação móvel. Mas grandes companhias (Google Fiber, por exemplo) começam a utilizá-lo também.
Ocorre que, como já foi divulgado, a exaustão dos endereços IPv4 é eminente, sendo que em alguns continentes a oferta do IPv4 é praticamente inexistente.

Como o Brasil ocupa uma das últimas posições na adoção do IPv6, aparentemente a maioria dos profissionais da área de TI só está esperando a exaustão completa acontecer para depois então começar a tomar certas providências, que se não tomadas previamente, poderão trazer complicações para a rede de computadores da organização onde trabalham. Sim, porque não há mais como protelar, não há mais volta, o IPv4 esgotou, salvo algumas pequenas exceções.

Está parecendo que a maioria pensa que estas modificações na Internet não as afetarão e estão confiantes que a natureza humana irá acabar ajeitando tudo, sem que elas precisem se envolver.

Infelizmente não é tão simples como se imagina e se nada fizermos para acompanhar a evolução destas inevitáveis mudanças fica muito claro que a confusão estará armada.
Conclusão. Ou passemos a nos inteirar e buscar conhecer este novo protocolo, ou estaremos fadados a depender de uns poucos que já o dominam. Você decide…

Da nossa parte, oferecemos agora um e-book onde tratamos do IPv6 a partir do conhecimento no IPv4. Ocorre que por um tempo indeterminado teremos a convivência do IPv4 com o IPv6.

Além desse e-book, oferecemos nosso curso on-line sobre o IPv6 onde o aluno estuda a teoria e realiza algumas tarefas práticas.

Ambos, tanto o e-book como o curso on-line, serão oferecidos por um preço competitivo.

Bom estudo sobre o IPv6 para todos.

Link para o e-book https://ademarfey.wordpress.com/2014/03/25/e-book-dominando-o-ipv6-a-partir-do-ipv4/

Link para o curso on-line https://ademarfey.wordpress.com/2014/01/04/curso-on-line-ipv6-teoria-e-pratica/

Att.,
Prof. Ademar/Prof. Gauer

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

 

 

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6 e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s