As 10 Melhores Profissões de TI à Prova de Recessão!

Confira nossos E-booksCursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

As 10 Melhores Profissões de TI à Prova de Recessão!

Do original Top 10 Recession-Proof IT Jobs. Rich Hein, CIO, March 17, 2014.

Assim como ninguém é indispensável, nenhum papel na TI é à prova de recessão. No entanto, com um pouco de premeditação, planejamento e algum desejo de aprender, você pode encontrar um papel de TI que prometa um futuro brilhante.

Funções de TI à Prova de Recessão

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, estamos fora da recessão desde 2009. No entanto, o crescimento do emprego no mercado de TI tem sido gradual, na melhor das hipóteses. E, embora a tecnologia é uma parte integrante de cada organização, não foi imune ao congelamento de contratações e demissões ao longo dos últimos anos. Mais profissionais de TI têm sido cada vez contratados, como resultado, o que levanta a seguinte questão: a estabilidade no emprego é uma coisa do passado?

Nenhuma profissão é à prova de recessão, mas com um pouco de premeditação você pode ajudar dramaticamente suas chances. Usando dados fornecidos pela TEKsystems, nós identificamos as funções de TI que têm estado consistentemente em alta demanda nos últimos cinco anos, e se espera que sejam funções de TI importantes.

Engenheiro de Sistemas (Systems Engineer)
Onde o software e hardware se encontram é onde os engenheiros de sistemas de computador fazem o seu trabalho de resolver os problemas do mundo real que surgem em quase toda a indústria que você possa imaginar. Eles projetam, implementam e solucionam problemas de sistemas de TI. Alguns se concentram mais em hardware ou software, mas a compreensão de ambas as áreas é o que faz com que essas pessoas sejam especiais. Seu objetivo final é construir e implementar projeto de engenharia eficiente que possa lidar com as necessidades da organização, tanto no presente e no futuro. A demanda por esse papel está no topo da lista, com um aumento de 322 por cento nos últimos cinco anos, de acordo com números da TEKsystems.

Salário anual: $88,000 (* Todos os dados de salário fornecidos pela Indeed.com. Para achar o valor em real multiplique por 2,2 – valor aproximado).

Gerente de Projeto em TI (IT Project Managers)
Não é nenhuma surpresa que a gestão do projeto estã na posição 2 da lista. A velocidade da mudança na tecnologia é enlouquecedora e estes mestres da gestão do tempo e planejamento de recursos batalha para manter o ritmo. Os gerentes de projeto combinam essas habilidades de gerenciamento de tempo e de gerenciamento de recursos com as habilidades de tecnologia necessárias para orquestrar suas equipes de TI. Os sistemas legados precisam de atualização, os sistemas existentes precisam de melhorias e, mais importante, as organizações precisam seguir em frente para atingir as metas de negócios.

O gerente de projeto de TI é um papel que provavelmente vai crescer em importância, pois se torna cada vez mais enraizado. A demanda por esse papel tem aumentado em gritantes 291 por cento nos últimos cinco anos, de acordo com dados da TEKsystems.

Salário anual: $ 89.000

Administrador de Sistemas (Systems Administrators)

Ganhando a posição número 3 na nossa lista, estão os administradores de sistemas. A demanda por administradores de sistemas tem crescido a uma taxa de impressionantes 254 por cento nos últimos cinco anos. Estes profissionais de TI trabalham para manter toda a infraestrutura interna, sistemas e servidores que sustentam o seu negócio digital funcionando sem problemas. Administradores de sistemas têm uma ampla lista de funções, não menos do que é garantir que seus sistemas estejam regularmente em funcionamento. Eles também lidar com problemas de desempenho, falhas e problemas de segurança. Eles normalmente são responsáveis pelos problemas de manutenção, instalação e suporte técnico associados com PCs, servidores e assim por diante.

Salário anual: $75,000

Engenheiro de Redes (Network Engineer)
Os engenheiros de rede concentram o seu tempo na criação e manutenção de infraestruturas internas e redes LAN/WAN. Com tudo acontecendo digital, mais e mais redes são necessárias para manter o fluxo necessário de movimentação de dados de negócios e essas pessoas trabalham onde as coisas acontecem. A demanda por engenheiros de rede aumentou 240 por cento nos últimos cinco anos.

É importante notar também que o administrador de rede só perdeu o corte no crescimento. Estes profissionais de TI abrangem uma variedade de empregos de TI dentro de qualquer organização. Eles trabalham com problemas de rede diárias como permissões e senhas. A demanda por esse papel aumentou de 2008-2012, mas 2013 viu um declínio de 5 por cento. A demanda por esse papel deve se recuperar, de acordo com dados da TEKsystems.

Salário anual: $90,000

Analista de Negócios (Business Analyst)O papel principal de um analista de negócios é fazer a ponte entre a tecnologia e os objetivos de negócios. Elas lidam com estratégia, análise e processos em um esforço para usar as tecnologias disponíveis para alcançar os objetivos de negócio, melhorar os fluxos de trabalho ou melhorar a experiência do cliente. A demanda por este papel de TI tem aumentado em impressionantes 236 por cento nos últimos cinco anos, de acordo com dados da TEKsystems.

Salário anual: $91,000

Engenheiro de Qualidade/Teste de Software (Quality Assurance /Software Testing Engineer)
Identificar potenciais problemas e questões antes que se tornem problemas dos clientes é um mandato primordial de profissionais de garantia de qualidade. Eles trabalham em várias fases do processo de desenvolvimento, normalmente no final de diferentes marcos para testar e depurar software, bem como solucionar problemas e identificar pretensos problemas potenciais impactantes no processo. A demanda por estes especialistas meticulosos aumentou 228 por cento nos últimos cinco anos, de acordo com dados da TEKsystems.

Salário anual: $76,000

Arquiteto de TI (IT Architect)
No mundo da tecnologia, os arquitetos vêm em muitos tipos: arquitetos de TI, arquitetos de dados, arquitetos de sistemas, arquitetos de software e arquitetos de nuvem, para citar alguns. Em um mundo tão profundo e complexo como o mercado digital de hoje alguém tem que entender como todas as peças se encaixam em um ambiente dinâmico. Arquitetos precisa ter a visão e as habilidades de liderança técnica, não só para ver como a solução vai evoluir, mas como ele pode propagar por todo o sistema ou indústria. Essas posições têm aparecido em algumas das listas de habilidades “quentes” recentemente, especialmente no mundo de dados e software. A demanda é de até 208 por cento nos últimos cinco anos e a TEKsystems espera que esta tendência continue.

Salário anual: $109,000

Analista de Sistema de TI (IT Systems Analyst)
Analistas de sistemas de TI são responsáveis por traçar um curso que leva em conta as opções de diferentes sistemas e software que sua empresa tem que fazer. Estes profissionais de TI pesquisam, coordenam recursos de desenvolvimento e recomendam diferentes opções técnicas para atender os objetivos de negócios de uma organização. Eles muitas vezes trabalham como uma ligação entre os executivos e os profissionais de TI.

Redação técnica, documentação, testes de sistemas, projeto e análise são todos papéis desempenhados nessa função, que desempenha um papel importante em todo o ciclo de vida do desenvolvimento. A demanda por esses profissionais aumentou em mais de 200 por cento nos últimos cinco anos, de acordo com dados da TEKsystems.

Salário anual: $75,000

Desenvolvedor (Developer)
Grandes desenvolvedores são sempre difíceis de encontrar, mas nos dias de hoje – com todas as empresas tentando entrar no jogo dos dados grandes (big data) e tecnologia móvel – a demanda é crescente. Como um todo, a demanda por desenvolvedores aumentou 179 por cento nos últimos cinco anos, de acordo com a TEKsystems. Java, HTML5, SQL, JavaScript, C +, Perl e Hadoop estão todos itens “quentes” agora. Um bom desenvolvedor com as habilidades certas tem um monte de opções.

Salário Anual: $90,000

Help Desk / Suporte de Desktop (Help Desk/Desktop Support)
É preciso uma raça especial de profissional de TI para se destacar no mundo do helpdesk e suporte. As pessoas em TI já ouviram e viveram através de diferentes tipos de histórias de pesadelo no suporte à tecnologia. Estes profissionais de TI muitas vezes lidam diretamente com o cliente para ajudar a solucionar e resolver problemas e questões relacionadas com produtos e serviços. Atendimento ao cliente, solução de problemas e habilidades para resolver problemas, bem como a paciência e a capacidade de explicar conceitos complexos de uma forma compreensível são necessários para ser bem sucedido neste setor de TI. A demanda por esses profissionais com experiência em tecnologia aumentou 171 por cento nos últimos cinco anos e espera-se que continue a aumentar no futuro próximo.

Salário anual: $40,000

Disponível em: http://www.cio.com/slideshow/detail/144663/Top-10-Recession-Proof-IT-Jobs?source=nwwartcio#slide1

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 21/04/2014

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s