Substituição da Rede Pública da Telefonia Comutada (PSTN) pelo VoIP: Não se, mas quando

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Telefonia Básica 1a ed_batcapa 3a edição jpeg blog

 

 

 

 

Substituição da Rede Pública da Telefonia Comutada (PSTN) pelo VoIP: Não se, mas quando

Do original Replacing the PSTN with VoIP: Not If, But When. By Larry Hettick on Sun, 04/20/14 – 1:35pm.

Implicações da aposentadoria da PSTN. Parte Um.

Como veteranos de trinta anos de telecomunicações, nós vimos a nossa quota de mudanças na Rede Pública de Telefonia Comutada (Public Switched Telephone Network – PSTN), que inclui a substituição de centrais telefônicas eletromecânicas por centrais com comutação digital, a introdução da Sinbalização de Sistema 7 (Signaling System 7 – SS7) e ISDN, a conversão de centrais telefônicas Classe 4 para softswitches, e a introdução de serviços hospedados VoIP para consumidores e empresas .

Quase desde o primeiro dia, cerca de 14 anos atrás, quando nós começamos este newsletter (agora também um blog), que já dissemos que a questão da adoção empresarial de VoIP não é um caso de se, mas quando; temos esperado muito tempo para que os serviços empresariais de voz passem da ISDN legada para o VoIP. O mesmo agora claramente vale para a PSTN. A substituição da PSTN como uma rede internacional somente VoIP, que fornece provedor de serviços de voz com fio e sem fio não é uma questão de se, mas quando.

A transição da PSTN para o VoIP sempre esteve no mapa, mas agora estamos começando as rotas para chegar lá, e podemos até ter um ” tempo estimado de chegada”. A AT&T , por exemplo, deixou claro que seu objetivo é substituir a sua rede PSTN legada com uma infraestrutura totalmente VoIP até 2020. As implicações de tal substituição são maiores do que qualquer transição que vimos nos últimos 30 anos. A substituição da PSTN significa, por exemplo, que as companhias telefônicas não vão mais confiar na SS7. O disco rotativo preto e os telefones analógicos, ainda utilizados por alguns, vão seguir o mesmo caminho das mesas telefônicas manuais contraoladas por operadores .

Ainda assim, a boa notícia é que todo um mundo de novos recursos, como alta qualidade de voz e gerenciamento de presença estará disponível para todos os assinantes de redes telefônicas públicas. Mesmo os usuários de rede sem fio irão se beneficiar com recursos integrados de VoIP cortesia de uma VoLTE evolução (Voice over LTE).

No mês que vem, vamos dar uma olhada em algumas das implicações da substituição da PSTN em detalhes, observando as questões que devem ser resolvidas, como roteamento de operadora para operadora, recurso de interoperabilidade e segurança.

Entretanto , notamos também que as redes de fios de cobre e de banda larga digital não vão embora tão cedo. De fato, elas serão necessárias para fornecer o VoIP, vídeo e conectividade com a Internet para a maioria dos escritórios residencaisi em velocidades cada vez mais altas. Para saber um pouco mais sobre este ângulo, recomendamos uma nota técnica escrita recentemente pelo nosso colega de longo tempo Bill Flanagan, intitulado ” VoIP, The Killer PSTN , Won’t Kill Local Loops” (VoIP, o Matador da PSTN não matará o Acesso Local). Em sua análise , Flanagan explica como os avanços do DSL irá fornecer mais capacidade para novos usos, usando vetorização e outras técnicas de controle de ruído. O artigo, foi publicado no Webtorials e pode ser encontrado por lá.

Disponível em: <http://www.networkworld.com/community/blog/replacing-pstn-voip-not-if-when?source=NWWNLE_nlt_convergence_voip_2014-04-21&gt;. Acesso em: 21/04/2014.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 21/04/2014.

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Telefonia Básica 1a ed_batcapa 3a edição jpeg blog

 

 

 

 

 

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s