A Transição da Rede Pública de Telefonia (PSTN) para o VoIP: O que falar dos Codecs?

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Telefonia Básica 1a ed_batcapa 3a edição jpeg blogcurso-tel-bas-lv-original-blog

 

 

 

 

 

A Transição da Rede Pública de Telefonia (PSTN) para o VoIP: O que falar dos Codecs?

Interoperabilidade escalável de Codec é a chave para aposentadoria da PSTN
Do original The PSTN Transition to VoIP: What About Codecs? By Larry Hettick on Tue, 05/06/14 – 6:08pm.

A vantagem do VoIP sobre a voz da PSTN é a capacidade de oferecer voz com banda larga ou de alta definição – proporcionando uma mais completa e rica qualidade de som que é semelhante ao salto feito entre o vídeo de definição padrão e o de alta definição de vídeo. A limitação da PSTN para a qualidade do som deriva de uma história que incluiu transmissões analógicas e uma quantidade limitada de largura de banda correspondente disponível.

Mesmo quando a PSTN migrou para uma rede totalmente digital e os sons foram convertidos em pacotes de dados, a qualidade de voz do PSTN não mudou muito. Como o processamento de áudio evoluiu, a codificação e decodificação das ondas sonoras da voz também evoluiu, com padrões como os G.711 e G.729 do ITU-T, oferecendo uma maneira mais eficiente de digitalizar voz, mas não necessariamente oferecendo melhora significativa da qualidade de som sobre as antigas transmissões analógicas. A proliferação de serviços de voz sem fio, onde o espectro de radiofrequências é limitado, também se foca em oferecer uma eficiência superior e não necessariamente em qualidade de áudio premium.

A introdução de VoIP, além da disponibilidade de largura de banda oferece aos especialistas a oportunidade de oferecer “banda larga” de áudio, e a indústria teve a oportunidade de oferecer uma variedade de padrões de banda larga e codecs, como o ITU-T G.722, G .729.1 e o áudio em tempo real da Microsoft (RTA).
Como diz a velha piada, a boa notícia sobre os padrões é que há tantos deles para suportar.

No entanto, a proliferação de normas que incluem várias opções de voz banda larga e banda estreita também significa que algo no meio precisa oferecer interoperabilidade entre diferentes codecs. Em alguns casos, hoje, um controlador de borda de sessão (session border controller) ou um gateway oferece essa funcionalidade mais frequentemente em um ambiente corporativo. Em outros casos, a PSTN oferece-se como uma grande porta de entrada, oferecendo o “menor denominador comum” para a qualidade do som quando um lado da conversa suporta qualidade de voz padrão, enquanto o outro lado suporta voz de alta definição.

Como a PSTN é eventualmente substituída por uma infraestrutura só de VoIP, os otimistas sempre podem esperar que a indústria vai acordar e implementar um codec padrão para voz HD. No entanto, a experiência histórica e os investimentos significativos já realizados em codecs existentes (mas diferentes) sugerem que alguém – ou alguma coisa, terá de oferecer interoperabilidade antes da PSTN como a conhecemos puder ser desfeita. Essa interoperabilidade será necessária para conectar codecs VoIP residenciais e de negócios, codecs VoIP de rede a cabo e de telecomunicações, codecs banda larga e estreita, codecs com e sem fio, e até chamada de vídeo com áudio e chamada de voz com áudio. E isso não conta mesmo com codecs de vídeo e voz da WebRTC, apesar de que isso é assunto para uma futura edição.

Alguém está à altura do desafio?

Disponível em: http://www.networkworld.com/community/blog/pstn-transition-voip-what-about-codecs?source=NWWNLE_nlt_convergence_voip_2014-05-07
Acesso em: 07/05/2014
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 24/05/2014.

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Telefonia Básica 1a ed_batcapa 3a edição jpeg blogcurso-tel-bas-lv-original-blog

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Telecomunicações e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s