Pare de Usar o IPv4! Quatro razões para se mover inteiramente para o IPv6

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Dominando o IPv6 1a ed_batcapa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_bat

Pare de Usar o IPv4! Quatro razões para se mover inteiramente para o IPv6

Do original Stop using Internet Protocol Version 4! Four reasons to move entirely to IPv6. By Charles C. Sun. May 1, 2014 07:22 AM ET.

Computerworld – O Internet Protocol versão 6 ( IPv6) está aqui na real. O Escritório de Administração e Orçamento dos EUA (OMB) fixou o prazo de 30 de setembro (2014) para as agências do governo fornecerem aos funcionários a capacidade de acessar a Internet via IPv6. Na verdade, agora é o momento para todos nós começarmos a pensar sobre quando deveremos parar de usar o IPv4. Aqui estão as razões:

Primeiro, estamos ficando sem endereços IPv4 disponíveis.

De acordo com a American Registry for Internet Numbers (ARIN), havia apenas um último bloco de endereços IPv4 /8 (Classe A) disponível em 25 de abril deste ano, do qual apenas um bloco /9 de endereços IPv4 pode ser possivelmente atribuído a novos pedidos de endereços IPv4. Uma estimativa sugere que os endereços IPv4 na América do Norte estarão totalmente esgotados em algum momento no final de 2014 ou início de 2015. Os endereços IPv4 para a Ásia-Pacífico e na Europa já esgotaram, em 2011 e 2012, respectivamente.

Em segundo lugar, o governo dos EUA não só determinou que todas as agências federais iniciem a transição para o IPv6, mas também que todos os fornecedores que desejarem fazer negócios com o governo federal serão exigidos pelo Regulamento de Aquisição Federal de estarem em plena conformidade com o IPv6 para todos os produtos relacionados a TI e serviços.

O governo (americano) está fazendo um razoavelmente bom progresso. De acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST dos EUA), a partir de 25 de abril cerca de 51 % dos 3.051 serviços públicos relacionados à Web prestados por agências federais tinham habilitado o IPv6, e outros 4% estavam em vias de ser ativados.

Além disso, 32% dos 1.281 domínios do governo federal .Gov (EUA) que o NIST monitora atualmente tinham permitido o IPv6, e outros 40 % estavam em processo de completar a transição para o IPv6. Esses números vão mudar à medida que mais agências entrarem em conformidade com o mandato do OMB nos próximos meses.

Terceiro, a Infraestrutura de rede e os sistemas de computação atual não podem suportar adequadamente a execução do IPv4 e do IPv6 simultaneamente.

Atualmente é considerada a melhor prática implantar o IPv6 executando simultaneamente com o IPv4, em um chamado modo dual-stack IPv4 – IPv6, para ambas as infraestruturas de rede e computadores de usuários finais. Mas a introdução de uma segunda e separada pilha IPv6 no ambiente de computação empresarial será mais do que as ameaças de segurança duplas. Além disso, a metodologia de implantação dual-stack acabará por sobrecarregar a infraestrutura de rede global, que afeta o roteamento do tráfego da Internet, pois roteadores de backbone trabalham duro para manter e processar tanto o IPv4 e o IPv6 simultaneamente nas tabelas de roteamento.

Finalmente, a Internet das coisas vai depender do sucesso da implementação de IPv6.

Todos os sensores e identificadores legíveis por máquina necessários para tornar a Internet das Coisas uma realidade terá que usar IPv6 para acomodar o espaço de endereçamento extremamente grande necessário. Mesmo que o fornecimento de endereços IPv4 não estejam para se esgotar em breve, o próprio tamanho do IPv4 não é grande o suficiente para suportar a Internet das Coisas. Em grande medida, a Internet das Coisas vai ser o condutor final da adopção global de IPv6 nos próximos anos.

Consequentemente, não é só lógico economicamente, mas imperativo os CIOs e CEOs iniciarem a conversa agora sobre quando suas empresas devem parar de usar o IPv4.

Charles Sol é consultor sênior de tecnologias emergentes e o gerente de transição do IPv6 para o Birô do Censo dos EUA do Departamento de Comércio dos EUA.

Disponível em: http://www.computerworld.com/s/article/9248043/Stop_using_Internet_Protocol_Version_4_?nsdr=true
Acesso em: 01/05/2014

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 30/06/2014

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Dominando o IPv6 1a ed_batcapa Dominando Sub-redes no IPv6 e IPv4 1a ed_bat

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6, Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s