A Adoção do Wi-Fi 802.11ac está crescendo

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos em infra de Redes!

capa-intro-redes-sem-fio-blog

A Adoção do Wi-Fi 802.11ac está crescendo

Do original 802.11ac Wi-Fi adoption is growing — D-Link, NETGEAR, and Cisco lead the way. By Brian Fagioli.

Traduzido e adaptado por Ademar F. Fey em 29/09/2014.

Sempre que algo em tecnologia é novo, eu geralmente fico muito animado sobre isso. Em outras palavras, eu tendo a ser um early adopter (“um dos primeiros a adotar”).

Infelizmente, a atualização para a última e maior tecnologia não é necessariamente pior pelo custo; às vezes jogando dinheiro para as coisas não é a melhor opção. Lembro-me de atualizar meus queimadores ópticos em cada pequeno aumento na velocidade. Em última análise, eu provavelmente tenho desperdiçado milhares de dólares para ganhar apenas alguns segundos nos gravadores de CD e DVD. Então, por que eu faço isso? Além de estupidez, nós nerds gostamos de nos gabar de nossos computadores. Inferno, até mesmo no IRC (Internet Relay Chat), onde ninguém pode validar suas reivindicações, é divertido se vangloriar sobre novos componentes do PC.

O Wi-Fi pode ser um assunto bastante complicado quando se trata de atualizações; Às vezes vale a pena fazer o upgrade para um novo padrão e às vezes não. Você vê, ele realmente depende do que você está fazendo. Se você está simplesmente usando Wi-Fi para se conectar à internet, um roteador ou cartão mais rápido não vai fazer a diferença, se for superior à velocidade que o seu provedor de Internet oferece. Faz sentido, no entanto, se você estiver compartilhando arquivos com uma rede doméstica ou um streaming a partir de uma área de trabalho para uma caixa de mídia. Atualmente, o melhor equipamento sem fio em casa que você pode obter é o 802.11ac, e esse padrão começa a crescer em adoção. De acordo com a ABI Research, até o final de 2014, a quantidade de pontos de acesso em todo o mundo está previsto para chegar a mais de 176 milhões, e 18 por cento serão do 802.11ac.

“O equipamento nas instalações do cliente (CPE) em todo o mercado do mundo Wi-Fi deve crescer 11 por cento em 2014. De acordo com dados de mercado da ABI Research, o equipamento do usuário Wi-Fi (CPE), os embarques totais de pontos de acesso Wi-Fi, roteadores e gateways residenciais são definidas para superar 176 milhões de unidades até o final de 2014 Desde a sua criação do mercado WLAN em 2013, os equipamentos embarcadas com a norma 802.11ac tem acelerado “, diz a ABI Research.

A empresa explica ainda, “os embarques de dispositivos Wi-Fi com os padrões de gerações mais antigos, tais como 802.11a / b / g caíram significativamente ao longo dos últimos anos, pois eles foram substituídos por produtos 802.11n. O rápido crescimento de dispositivos móveis habilitados para o Wi-Fi e aplicações multimídia continuam a impulsionar a demanda por equipamentos Wi-Fi de maior desempenho. A ABI Research prevê que a aceleração da implantação do 802.11ac irá causar uma tendência de queda em antigos dispositivos padrão 802.11n a partir do final de 2014”.

Embora existam muitas empresas que produzem equipamentos 802.11ac, D-Link e Netgear estão liderando no mercado doméstico, enquanto a Cisco e a Aruba Networks lideram o setor empresarial. Como os preços caem, só faz sentido comprar um roteador 802.11ac quando você precisar de um; no entanto, antes de atualizar, certifique-se que você vai estar realmente aproveitando as melhores velocidades. Francamente, ter um roteador estável é sem dúvida mais importante do que possuir um que é super-rápido. Se o seu hardware atual está livre de problemas, considere guardar o seu dinheiro, pois novos roteadores às vezes pode ser uma dor de cabeça.

Você já migrou para o 802.11ac?

Disponível em: http://betanews.com/2014/09/24/802-11ac-wi-fi-adoption-is-growing-d-link-netgear-and-cisco-lead-the-way/

Acesso em: 26/09/2014.

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos em infra de Redes!

capa-intro-redes-sem-fio-blog

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Wireless e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s