Os 15 Anos do Wi-Fi

Confira nossos E-books, Cursos e Videoaulas em Infraestrutura de Redes!

capa-intro-redes-sem-fio-blog

Os 15 Anos do Wi-Fi

Do original 15 Years of Wi-Fi. http://www.wi-fi.org.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/09/2014.

Em 2014, a Wi-Fi Alliance ® celebra 15 anos conectando pessoas e melhorando a vida quotidiana com o Wi-Fi ®. A interoperabilidade, facilidade de uso e inovação fizeram do Wi-Fi uma das maiores histórias de sucesso do século passado, e a Wi-Fi Alliance tem um extenso roteiro para levar a tecnologia no futuro. Desde a sua fundação em 1999, a organização da indústria tem se entregue na sua visão de conectividade contínua – evoluindo suas tecnologias e programas de certificação para manter o ritmo com as exigências do mundo conectado de hoje.

A cultura de colaboração

Fundada por seis empresas para desenvolver e validar a interoperabilidade entre vários fornecedores, a Wi-Fi Alliance tornou-se uma organização de cerca de 650 empresas e uma força motriz na ascensão do Wi-Fi a uma das tecnologias mais queridas e amplamente utilizada no mundo. Com bilhões de dispositivos em uso hoje, o Wi-Fi exemplifica o valor de padrões no setor e a colaboração multi-fabricantes para apoiar a adoção da tecnologia.

A grande tecnologia

A evolução do Wi-Fi a partir de 1999 tem sido marcada por avanços contínuos e um compromisso com o legado da interoperabilidade. Longe da taxa de 11 Mbps de dados original oferecido nos primeiros produtos Wi-Fi CERTIFIED ™, os dispositivos Wi-Fi mais avançados de hoje podem entregar tanto uma taxa de dados de Gbps quando na comunicação com outra tecnologia de atual geração, e também pode se conectar a dispositivos legados – preservando o valor investido pelos os usuários a longo prazo.

Apenas alguns anos depois de sua proliferação em laptops e pontos de acesso, e impulsionado por tecnologias da Wi-Fi Alliance abordando facilidade de uso e qualidade de serviço, o Wi-Fi proliferou em smartphones e eletrônicos de consumo. A conectividade de dispositivo para dispositivo foi introduzido com o Wi-Fi Direct®, display de fácil utilização com o Miracast® e acesso contínuo a hotspots Wi-Fi com o Passpoint ™.

Um futuro emocionante

O roteiro Wi-Fi Alliance apresenta uma série de elementos-chave que irão apoiar a proliferação de tecnologias certificadas da organização em um número de novos segmentos e aplicações:

• Novas bandas de frequência irão entregar apenas o tipo certo de conexão. Produtos WiGig CERTIFIED ™ vão entregar produtos interoperáveis que suportam taxas de dados de múltiplos gigabits para conectividade de alcance de salas em 60 GHz em 2016. A Wi-Fi Alliance, também começou a trabalhar para definir programas de certificação com base nos padrões 802.11ah e 802.11af, para operação abaixo de 1 GHz para suporte de longo alcance, de conectividade de muito baixa potência.
• O Wi-Fi vai conectar novos tipos de dispositivos entre si e da internet. Com a Internet of Everything (Internet de Tudo) emergindo como a próxima grande onda de inovação conectada, o alcance do Wi-Fi vai se estender para a casa inteligente, carros conectados, redes de detecção e de controle, e muito mais. Já a tecnologia de escolha para a sua compatibilidade de longa duração e uma segurança robusta, os avanços na gestão de energia, facilidade de uso e bases comuns de descoberta de serviços e capacitação estão preparando o terreno para o crescimento maciço da Wi-Fi Internet of Everything (Wi-Fi da Internet de Tudo).
• Tecnologias Core Wi-Fi (núcleo) continuará a avançar. O Wi-Fi que os consumidores e as empresas passaram a contar todos os dias cada vez melhor. Membros Wi-Fi Alliance estão trazendo novos mecanismos de redução de energia para produtos Wi-Fi CERTIFIED, melhorando a experiência de mobilidade, e muito mais. Uma atualização para o Wi-Fi CERTIFIED ac, o mais avançado Wi-Fi disponível, irá validar a interoperabilidade dos vários recursos que melhoram o desempenho no final de 2015.

Disponível em: http://www.wi-fi.org/discover-wi-fi/15-years-of-wi-fi
Acesso em: 26/09/2014

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/09/2014.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Wireless e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s