Melhores Certificações para Administrador de Sistemas em 2015

capa Introdução Redes Computadores 2a ed_batcapa Dominando o IPv6 1a ed_batcapa Como Criar Sub-redes 2a ed batcapa Introdução Redes WAN 1a ed_batcapa Cabeamento Estruturado 2a ed_bat

Melhores Certificações para Administrador de Sistemas em 2015

Do original Best System Administrator Certifications for 2015. By Ed Tittel. December 10, 2014 2:30 PM. Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 31/12/2014.

1. As Certificações Top em Administrador de Sistemas

A administração do sistemas é uma área muito popular de TI. Afinal, todas as instalações de TI precisam de um administrador de sistemas competente. Aqueles que aspiram tornar-se administradores de sistema ouçam – estas são as melhores certificações de administrador de sistemas para 2015.

Quando se trata de gestão de centros de dados empresariais modernas, há uma longa lista de ferramentas e tecnologias que os administradores precisam dominar. Há também uma série de certificações que podem ajudar a validar conhecimentos e competências nessas áreas.

Além de servidores e clientes que compõem ambientes corporativos, há um monte de aplicativos cruciais e serviços de rede que os administradores de sistema precisam entender. A lista inclui: serviços de nomes e diretório, endereçamento de rede, serviços de banco de dados, aplicações web, e-mail e muito mais.

Fazer o sentido de todas as diferentes funções do administrador de sistemas e das certificações que acompanha não é tarefa fácil. Depois de examinar as credenciais diferentes, surgiu uma lista de nossas cinco melhores certificações de administrador de sistemas para 2015.

2. Microsoft MCSA & MCSE: Windows Server
A Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) é a predominante certificação intermediária de TI da Microsoft. Abrange a maioria das funções administrativas de trabalho, incluindo a administração do sistema, tanto a nível de desktop e servidor, bem como funções de trabalho mais especializados que incluem SQL Server e Office 365.
O MCSA é um pré-requisito para todas as várias versões de Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) de certificação, que há muito tempo governou os corações e mentes daqueles que trabalham em sistemas e servidores baseados na Microsoft. O MCSE foca as mais recentes tecnologias para servidores, desktops, nuvens privadas, bancos de dados, inteligência de negócios, mensagens, comunicação e colaboração.

Mas quando se trata de assuntos de administração de sistemas, as luzes mais brilhantes neste grupo estão as que tratam Windows Server nos níveis de administrador de servidores da empresa. Enquanto essas credenciais não use tudo especificamente de “administrador de sistemas” em suas descrições, embora muitos o façam, ou se referem a servidores ao vez disso, todos eles caem bem dentro de papéis de trabalho de administração de sistemas e responsabilidades. Eles também estão bastante em alta demanda dos postos de trabalho e anúncios de classificados de emprego, também.
MCSA: Windows Server 2012 é uma certificação de gateway que alimenta o MCSE: Infrastructure Server, MCSE: Desktop Infrastructure e MCSE: Private Cloud certifications, por isso devemos nos concentrar no MCSA. E, se você atualmente detêm o MCSA: Windows Server 2008 ou em uma das certificações Microsoft Certified IT Professional (MCITP), você pode atualizar para a certificação MCSA: Windows Server 2012 ou uma das certificações MCSE acima mencionados.

Com o Windows 10 e uma nova versão do Windows Server com previsão de disponibilidade geral no segundo semestre de 2015, é provável que certificações adicionais para Windows Server serão anunciadas e virão em breve. Mas isso vai levar tempo para as organizações e empresas recuperarem o atraso com essas novas versões, e haverá mais oportunidades para os administradores de sistemas adicionar às suas carteiras certificações como resultado.

3. LPIC: Linux Professional Institute Certifications
Embora o Windows domine o ambiente de trabalho e tem amplo uso em empresas e centros de dados, o Linux é importante para as operações baseadas em nuvem, servindo-se aplicativos, a web e grande parte da Internet. Isso faz com que as habilidades em Linux de administração de sistemas ao mesmo tempo sejam extremamente valiosas e estejam em alta demanda.

Fornecedores de plataforma Linux e vendedores de distribuições Linux, como o Ubuntu, Mint e Debian ofereçam sua própria formação e, muitas vezes certificações. No entanto, o Linux Professional Institute (LPI) se destaca na prestação de um conjunto de alta qualidade de certificações Linux para administradores de sistemas que são de relativamente neutra distribuição.

Candidatos ao LPI devem geralmente possuir credenciais LPIC-2 ou LPIC-3 para ser bem sucedido no trabalho, mas incluímos a certificação LPIC-1 em nossa lista porque é um pré-requisito necessário para o LPIC-2, que por sua vez leva à LPIC- 3.

Tanto a certificação LPIC-2 e do LPIC-3 (ambiente misto) são bem conhecidas e amplamente reconhecidas em ambientes de TI e operações que dependem de servidores Linux para lidar com suas cargas de trabalho. As especialidades LPIC-3 são um pouco menos conhecidas e menos frequentemente referenciadas em anúncios de emprego. No entanto, elas não dão a cobertura adequada de temas-chave para administradores de sistemas Linux. Isso vale em dobro nas áreas de segurança e virtualização – ambas que estão em grande demanda no momento.

4. RHCE: Red Hat Certified Engineer
Depois de examinar as certificações de administrador de sistemas Linux disponíveis, as certificações Red Hat realmente se destaca. Especialmente certificações de nível mais sênior da Red Hat, que estão se tornando popular entre os profissionais de TI, bem como os departamentos de RH.

A Red Hat Certified Engineer (RHCE) é considerada como uma credencial de alto nível que não é fácil de obter. Trata-se de um período de quatro horas, manual, exame baseado no desempenho que é intenso e exigente. Aqueles que ganham a RHCE podem ir obter outras populares credenciais da Red Hat, incluindo:

• Red Hat Certified Virtualization Administrator (RHCVA)
• Red Hat Certified Architect (RHCA)

5. VCP5-DCV: VMware Certified Professional 5 – Data Center Virtualization
A família VMware de certificações são credenciais obrigatórias para profissionais de TI interessados no campo da virtualização. Oferecendo um roteiro completo de certificação abrangendo todos os níveis de competências, as certificações VMware são reconhecidas mundialmente como as melhores da classe.

No nível de entrada, a VMware oferece aos candidatos a VMware Certified Associate – Data Center Virtualization (VCA-DCV). A próxima camada sobre a escada da certificação é a VMware Certified Professional 5 – Data Center Virtualization (VCP5-DCV). O VCP5-DCV é uma certificação de nível profissional que prepara os profissionais credenciados para mais certificações avançadas, incluindo o VMware Certified Advanced Professional (VCAP) e a certificação mais qualificada, VMware Certified Design Expert (VCDX-DCV). A VCAP está disponível para duas concentrações – Advanced Administrator (VCAP-DCA) e Advanced Design (VCAP-DCD).

O treinamento é necessário para os detentores não credenciados que buscam obter o VCP5-DCV. A VMware oferece uma variedade de opções de treinamento para atender o pré-requisito de formação – self-paced (on demand), ao vivo e em sala de aula ao vivo, alguns dos quais incluem laboratórios virtuais. Para aqueles que já possuem uma credencial VCP, “o que há de novo” no vSphere 5.5 o treinamento é recomendado, mas não é obrigatório. Todos os candidatos, independentemente de se eles são novos para a credencial VCP ou detêm atualmente uma certificação VCP, são obrigados a passar num exame.

6. CompTIA Server+
A CompTIA oferece uma longa lista de certificações de nível de entrada, como o A+ para técnicos de hardware, Network+ para administradores de rede e Security+ para especialistas em segurança – todos os quais são altamente respeitados na indústria da computação. A certificação CompTIA Server+ não é exceção. Empresas como a Dell, IBM, HP, Lenovo, Xerox e Intel recomendam ou exigem de seus técnicos de servidor que otenham a certificação  CompTIA Server+.

O exame da certificação Server+ se concentra em temas relacionados aos fundamentos de servidor que são de fabricantes neutro por natureza, incluindo hardware de servidores, sistemas operacionais, sistemas de armazenamento, o ambiente de TI (documentação, diagramas e melhores práticas), recuperação de desastres e solução de problemas.
A credencial Server+, juntamente com experiência suficiente, é um grande trunfo para indivíduos que buscam uma posição como ou administrador de rede ou de servidor, engenheiro de sistemas, ou administrador do site. Você também pode considerá-lo um trampolim para uma certificação mais focada, como o Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) ou Red Hat Certified System Administrator (RHCSA).

7. Além do Top 5: Mais Certificações de Administrador de Sistemas
Além das cinco certificações de administrador de sistemas mencionadas neste artigo, existem muitos outros programas de certificação que podem ajudar a promover a carreira e desenvolvimento profissional dos profissionais de TI que trabalham na administração de sistemas.

Por um lado, faz sentido investigar a pletora de programas específicos de fornecedores disponíveis para aqueles que trabalham com sistemas de empresas como Oracle, IBM, Dell, Brocade, EMC, NetApp, Symantec, HP e assim por diante. Muitos deles se desenvolvem em áreas-chave de especialidade do sistema, como o armazenamento, a segurança ou a virtualização, enquanto outros oferecem uma ampla gama de plataformas para essas e outras áreas de tecnologia. Da mesma forma, os programas de certificação de fornecedor neutro, como os da Storage Networking Industry Association (SNIA) também oferecem uma variedade de credenciais interessantes e potencialmente valiosas também.

É melhor pensar nestes Top 5 como um bom lugar para começar, ao mesmo tempo, percebendo que existem muitas outras opções a considerar também.

Nota do tradutor: este post é um resumo do artigo original. Consulte o original consultado o link abaixo relacionado.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 31/12/2014.
Disponível em: http://www.tomsitpro.com/articles/system-administrator-certifications,2-632.html
Acesso em 31/12/2014

Confira nossos E-books e Cursos Infra completos!

Informações adicionais pelo e-mail cursosead.aff@gmail.com.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Certificação, Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s