Você já pensou em si mesmo como um solucionador de problemas?

capa Solucionando Problemas de Comunicação em Redes de Computadores 1a edição_bat

 

 

 

 

Você já pensou em si mesmo como um solucionador de problemas?

Do original Are You a Problem Solver? Publicado em 19/11/2014. Traduzido e adaptado em 16/02/2014 por Ademar Felipe Fey.

Você já pensou em si mesmo como um solucionador de problemas? Você pode considerar-se um bom aluno, ou talvez você tenha fortes habilidades analíticas. Talvez você goste de um desafio ou você se descreveria como uma pessoa de “autoiniciativa”. Mas você é um solucionador de problemas?

 
Resolver problemas, de uma forma ou de outra, é algo que a maioria de nós fazemos todos os dias, na verdade. Pode ser tão simples como descobrir uma rota alternativa para usar em um engarrafamento, ou até mesmo de decidir onde comprar os ingredientes para fazer uma refeição. Ou poderia ser a resolução de um problema no trabalho, encontrar uma forma de agilizar um projeto que está atrasado. Ou poderia ser tomada uma decisão sobre a sua carreira.

 
Saber qual a melhor forma de resolver um problema é tratar sobre a identificação de escolhas com base nas informações que você tem. Agora, como você faz uma escolha, e se sua decisão é a melhor solução disponível, exigem certas habilidades analíticas. A boa notícia é que a resolução de problemas, como qualquer outro conjunto de habilidades, pode ser dominada e melhorada.

 
Avaliando escolhas, tomando decisões
Problemas surgem em nossas vidas e nosso trabalho o tempo todo. Eles são inevitáveis.
Seja qual for o seu trabalho ou situação, saber como resolver os problemas é uma competência chave que irá aumentar a sua produtividade.

 
Um bom lugar para começar é perceber que os problemas são realmente apenas escolhas. Então, pense na resolução de problemas como a tomada de decisão. E isso consiste em ter a confiança em suas habilidades e conhecimento para tomar essa decisão.

 
Adotar uma abordagem sistemática pode ajudar a aumentar a sua confiança em si mesmo e no resultado.

 
O primeiro passo seria definir o seu problema – e isso significa a certeza de que você tomou um tempo para investigar e identificar o que realmente está acontecendo para encontrar a causa principal.

 
Depois de ter feito isso, o segundo passo é pensar em todas as alternativas e opções de pesquisa. De quantas maneiras diferentes e realistas você pode pensar para resolver o problema à sua frente?

 
O terceiro passo é passar por um processo de avaliação de cada uma dessas alternativas, pesando os prós e contras de cada uma para encontrar a melhor solução tendo em conta as circunstâncias específicas. Depois de ter feito sua decisão, você precisará implementar sua solução.

 
A adoção de uma abordagem passo a passo ajuda a remover a ansiedade de uma situação. E ajuda você a ganhar um senso de controle e confiança para entregar sua solução depois de ter chegado à sua decisão.

 
Habilidades de Liderança
Até agora está simples. Mas no local de trabalho, as coisas podem ficar complicadas pelo fato de que temos de trabalhar com os outros, antecipar outras necessidades das pessoas, superar as diferenças de opinião ou de áreas de trabalho o que torna difícil a comunicação numa organização.

 
Não é coincidência que os melhores líderes também são geralmente os melhores solucionadores de problemas em situações complexas. O empresário e consultor, Glen Llopis, descreve problemas como “oportunidades de melhoria”. Ele diz que a resolução de problemas depende de se ter uma estratégia sólida que é apoiada por comunicação, mente aberta, e uma vontade de romper barreiras.

 
Tomar um tempo para voltar atrás e avaliar a situação em conjunto com as oportunidades que cada problema representa também exige um grau de pensamento crítico, pensamento criativo e colaboração para chegar a uma resolução viável.

 
Resolução de Problemas e Internet das Coisas
As instâncias de soluções de tecnologia para os problemas do mundo real são muito numerosas para se contar. E isso não é algo que está prestes a mudar. Pelo contrário, a Internet of Everything (OIE) vai ser a tecnologia tocando mais e mais desafios do mundo – desde o menor para os maiores problemas.

 
Da equipe Google Earth Outreach usando telefones Android para ajudar a tribo da Amazônia a combater o desmatamento, para o aplicativo U.S. Homeless Connector que encontra abrigo para as pessoas, a tecnologia está na vanguarda na resolução de alguns dos problemas mais graves que enfrentamos.

 
As possibilidades são infinitas como a própria imaginação. Como o famoso industrial Henry J. Kaiser disse: “Os problemas são apenas oportunidades em roupas de trabalho”.

 
Solução de problemas com a NetAcad
Pergunte por ai em qualquer Cisco Networking Academy, e a maioria dos alunos e ex-alunos irão dizer-lhe que a chave para o sucesso no trabalho em rede e é uma combinação de conhecimento e know-how com habilidades para resolver problemas.
A partir de superar as questões relativas à tecnologia em si, para a implantação da tecnologia para superar os grandes desafios do mundo em torno de nós, uma carreira em TI para a maioria de nós significa uma carreira na resolução de problemas.

 
Para a maioria de nossos estudantes e graduados de sucesso, o verdadeiro desafio não está na aquisição de conhecimento, já que estamos todos conscientes de que a indústria da tecnologia está evoluindo rapidamente e manter-se atualizado é essencial. A diversão começa com a resolução de problemas em situações que possam surgir. E isso exige criatividade, bem como aptidão técnica.

 
Quando os alunos fazem as suas competências no mercado de trabalho e além dele, são estas mesmas habilidades – a solução de problemas, o pensamento crítico e resolução criativa de problemas – que eles têm alimentado e desenvolvido por meio de seus cursos da NetAcad.

 
Nota da NetAcad: Quando você se depara com problemas que parecem esmagadores, é importante dividi-los em termos mais simples. Isso permite que você não só se sinta menos estressado com a situação, mas também lhe dá uma melhor perspectiva do que a raiz de um problema pode ser. A solução de problemas é algo que fazemos diariamente, e se você pode resolver problemas com facilidade você irá definir-se no caminho certo para ser muito bem sucedido e valioso para a sua equipe de trabalho.

 
Disponível em: https://www.netacadadvantage.com/prepare-for-work-blog/-/blogs/are-you-a-problem-solver-?p_p_auth=TXTmI6Rh
Acesso em: 16/02/2015.

Traduzido e adaptado em 16/02/2014 por Ademar Felipe Fey.

Pensando no tema acima anos e no auxílio da solução dos problemas em redes de computadores atrás desenvolvemos o curso on-line Como Solucionar Problemas de Comunicação em Redes de Computadores

Recentemente lançamos o e-book Solucionando Problemas de Comunicação em Redes LAN e WAN

capa Solucionando Problemas de Comunicação em Redes de Computadores 1a edição_bat

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Carreira, Redes de Computadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s