As Melhores Certificações de Rede Sem Fio para 2015

As Melhores Certificações de Rede Sem Fio para 2015

Do original Best Wireless Networking Certifications for 2015. By Ed Tittel, Kim Lindros. February 19, 2015 6:00 AM. Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 02/05/2015.

N.T.: a presente tradução é um resumo do artigo adicional. O artigo original deve ser consultado para obtenção das informações na íntegra.

1. As 5 Certificações Top para Redes Sem Fio
Se há uma área técnica em redes que borbulha no topo deste assunto ativo e interessante, ela tem que ser rede sem fio. Com a explosão de dispositivos móveis na empresa, os profissionais de rede sem fio são mais necessários do que nunca.
Embora as redes de todos os tipos continua a ser uma grande preocupação de TI e da área tecnológica, nada poderia ser mais quente do que as tecnologias sem fio para tudo, desde a rede de área local com a 802.11ac (aprovada em janeiro de 2014), para a proliferação e adoção generalizada da quarta geração ( 4G) de tecnologias de redes de áreas amplas (WAN) sem fio, como o LTE.

Isso torna difícil escolher apenas cinco certificações de rede sem fio no topo da pilha, por isso tivemos de “enganar” um pouco neste artigo. Assim, temos agrupados todos os três níveis de certificações Cisco de Redes Sem Fio: Básica no Associate (CCNA Wireless), Professional (CCNP Wireless) e Expert (CCIE sem fio).

E as “cinco” que citamos neste artigo representam apenas uma pequena amostra do grande número de certificações de TI de Redes Sem Fio disponíveis no mercado de hoje, então esteja preparado para se aventurar além das nossas sugestões conforme suas inclinações e tendências podem ditar.

Em preparação para este artigo, foi realizada uma pesquisa aleatória de várias ofertas de trabalho em TI para ver que certificações estão sendo solicitadas por potenciais empregadores. Ao analisar os resultados, é importante lembrar que fatores como geografia, o clima atual do mercado de trabalho e da complexidade da certificação, tudo vai influenciar os resultados. Você pode esperar para ver números mais baixos em certificações mais altas, porque, francamente, elas são mais difíceis de obter e tremos menos pessoas que as pbtiveram do que certificações básicas e de nível médio.
Esperamos que você considere nossas cinco principais certificações 2015 úteis.

2. CWTS: Certified Wireless Technology Specialist
A organização da Certificação Profissional de Rede Sem Fio (CWNP) tem existido desde 1999, oferecendo certificações Wi-Fi empresariais e programas de treinamento independentes de fornecedores. Na hierarquia de certificação CWNP, o Certified Wireless Technology Specialist (CWTS) é o certificado de nível de entrada, visando as vendas da LAN sem fio empresarial e profissionais de suporte e gerentes de projeto que entendem empresa a terminologia 802.11 de rede sem fio e funcionalidade básica, o comportamento da rádio frequência (RF) , instalação de rede sem fio e configuração de hardware.

Para alcançar a CWTS requer passar num único exame: PW0-071, a maior parte do qual cobre tecnologia Wi-Fi, padrões e certificações, hardware e software, e os conceitos básicos de RF. Outros tópicos incluem levantamento de dados do local e instalação, técnicas, implementação de cenários para os tipos de rede sem fio comum na LAN, suporte, solução de problemas, segurança e monitoramento.

A CWNP exige que os candidatos utilizem apenas materiais autorizados de formação na preparação para os exames de certificação. Na verdade, a CWNP se sente tão fortemente sobre esta questão que, antes de sentar-se para o exame, todos os candidatos são obrigados a rever a Política de Conduta do candidato para a CWNP e comprovar que leu a política, entendeu e respeitou os seus termos.

O CWTS é uma certificação permanente, por isso não são necessários exames de recertificação ou créditos de educação continuada.

A próxima certificação na nossa lista é oferecido pela CWNP também.

3. CWNA: Certified Wireless Network Administrator
A credencial CWNA (Certificação de Administrador em Rede Sem Fio) tem existido em torno de mais de uma década, e ainda representa uma ótima certificação do dia a dia em TI para aqueles que instalam, configuram e mantem redes sem fio no local de trabalho.
A organização CWNP descreve essa credencial como “uma certificação de carreira de nível de administrador para redes”, e ela serve como uma porta de entrada para mais credenciais seniores, incluindo as credenciais da Certified Wireless Security Professional (CWSP) e da Certified Wireless Network Expert (CWNE).

O exame atual para a CWNA é o PW0-106, o qual está disponível em centros de testes da Pearson VUE. Os tópicos abordados incluem tecnologias de RF básicas, regulamentos e normas, protocolos e dispositivos, implementação de rede, segurança de rede, levantamento de dados do site RF, conceitos de antena, arquitetura de rede 802.11, hardware e software da LAN sem fio, juntamente com a concepção, instalação e gestão da rede. Para conveniência do candidato, a CWNP fornece uma lista de alterações entre o PW0-105 e os novos exames PW0-106.

O CWNA é provavelmente a credencial de rede sem fio mais simples, interessante e útil para administradores de rede sem fio, graças à sua abordagem agnóstica de fornecedor para tecnologias sem fio. A menos que você está firmemente arraigado na ferramenta de algum fornecedor em particular de rede sem fio e tecnologias – mais notavelmente, a Cisco, a partir da perspectiva deste artigo – a CWNA é a credencial para começar quando se busca estabelecer competências e conhecimentos como um administrador de rede sem fio. Outras credenciais CWNP fazem grandes continuações (ou como certificações prévias, no caso do CWTS) para o CWNA também.

4. Cisco Wireless Certifications
A especialização em rede sem fio está disponível para cada credencial de rede Cisco nos níveis Associate (CCNA Wireless), Professional (CCNP Wireless) e Expert (CCIE sem fio) níveis.

No caso do Wireless CCNA e CCNP, os candidatos devem primeiro obter o a credencial CCNA de nível base, em seguida, realizar uma série de exames para demonstrar suas habilidades e conhecimentos em trabalhar com diversas plataformas e tecnologias de rede sem fio da Cisco nos correspondentes níveis de especialização envolvidos. Devido a essas credenciais Cisco serem tão conhecidas e abrangentes, nós só observamos que as credenciais de rede sem fio adicionam cobertura e ofertas substanciais de plataformas Cisco, bem como a comunicação de rede sem fio em geral, design, instalação e configuração de conceitos e melhores práticas para as várias opções de nível de base dos currículos envolvidos.

Nós fornecemos os detalhes para as credenciais sem fio da Cisco na Tabela 4 (veja no site do artigo original), onde o CCNA de rede sem fio requer um exame, o CCNP de rede sem fio requer quatro exames e o CCIE envolve a combinação típica de um exame escrito e um exame de laboratório sobre temas de rede sem fio.

Para aqueles que trabalham com as tecnologias Cisco de rede sem fio, as três credenciais de rede sem fio da Cisco podem ser bastante valiosas. Mesmo um CCNA de rede sem fio direciona para um salário de 83.000 dólares por ano ou acima, dependendo da localização do emprego, com as credenciais mais altas ampliando este valor. Aqueles que não trabalham com plataformas e tecnologias de rede sem fio da Cisco (e não têm acesso regular todos os dias a elas) terão um tempo difícil de aprendizado para dominar os conceitos e sistemas que envolvem essas credenciais. Portanto, esta é uma sequência de certificações que exige o pronto acesso a tecnologias da Cisco para permitir a sua busca bem-sucedida.

5. SANS GAWN: GIAC Assessing & Auditing Wireless Networks
SANS é bem conhecido como um fornecedor de pesquisa de segurança, formação e certificação, e sua credencial GIAC de rede sem fio carrega seu foco especificamente para os reinos de rede sem fio.

A credencial GIAC (GIAC Assessing & Auditing Wireless Networks – Avaliação e Auditoria em Redes Sem Fio), geralmente abreviada como Gawn, funciona como uma certificação de nível de peritos no quadro geral GIAC. A maioria dos candidatos da certificação GIAC participam das aulas de formação da SANS, quer nas respectivas conferências frequentes, no local de trabalho sob demanda para grandes organizações o suficiente para executar classes inteiras de candidatos através da formação de uma só vez, ou em aulas on-line. No entanto, a SANS permite aos indivíduos enfrentarem o exame Gawn sem frequentar aulas da classe associada. Os instrutores SANS têm reputações estelares, então muitos candidatos preferem assistir as aulas das classes, simplesmente para obter exposição a um mentor e guia para os temas e tecnologias que essas certificações irão cobrir.

No caso do certificado Gawn, o foco é sobre aqueles que inspecionam e auditm redes sem fio, com uma especial ênfase na análise e exame de segurança. Assim, os exames se focam sobre os diversos mecanismos de segurança usados em redes sem fio, ferramentas e técnicas para avaliar a postura de segurança ou fraquezas e vulnerabilidades de ataque e técnicas analíticas para redes sem fio. Os candidatos devem entender como usar uma variedade de ferramentas, saber como elas funcionam e saber que tipos de informação podem revelar os protocolos e serviços que são utilizados para avaliar ou para o ataque.
A certificação Gawn será de maior interesse para profissionais de TI que são responsáveis por auditorias de segurança ou manutenção de segurança para redes sem fio. Trata-se de uma mistura de indivíduos que trabalham para empresas de auditoria ou de teste de ataques, bem como profissionais de TI contratados para a manutenção ou segurança de auditoria para empresas ou organizações in-house.

A credencial Gawn é válida por quatro anos após o que deve ser renovada. No passado, os detentores de credenciais eram obrigados a refazer o exame em curso para manter a certificação. A GIAC renovou o seu processo de renovação (ver Diretrizes de manutenção de certificação para mais detalhes, no artigo original) e credenciados têm agora a opção de refazer o exame ou ganhar 36 Créditos de Educação Profissional Continuada (CPEs). Os CPEs podem ser obtidos através de uma variedade de métodos, incluindo experiência de trabalho, formação e ensino ou publicação. O exame atual vale 36 CPEs, então candidatos elegidos para refazer o exame não têm que ganhar todos os créditos de CPE adicionais.

6. iNARTE WDCP: Wireless Device Certification Professional
A iNARTE é a Associação Internacional de Rádio e Telecomunicações e Eletromagnetismo (International Association for Radio, Telecommunications, and Electromagnetics), um grupo industrial cujos estatutos abrange todos os tipos de tecnologias sem fios, incluindo redes sem fio.

A credencial da organização Wireless Device Certification Professional (WDCP) é uma de uma série de credenciais a partir desta organização, tanto para profissionais engenheiros e técnicos em vários domínios que incluem as telecomunicações, compatibilidade electromagnética (EMC) e de interferências (EMI), controle de descarga eletrostática e produto de segurança. Mais de 16.000 pessoas ganharam as credenciais de nível de engenheiro ou técnico desta organização desde que foi fundada em 1982.

O WDCP é projetado tanto para engenheiro e técnicos de TI. A iNARTE não exigem experiência educacional ou de trabalho específico, mas recomenda “uma qualificação adequada em engenharia ou ciência física” e alguma experiência de trabalho direto. Os candidatos devem passar no exame iNARTE WDCP, dividido em duas partes, com exame teórico que cobre conhecimentos e fundamentos geral em EMC e de certificação de dispositivos sem fio. Cada parte é composta por 40 questões de múltipla escolha e dura até quatro horas.

A parte 1 abrange a ligação ao terra, aterramento, blindagem, teoria de campo, a ESD (ElectroStatic Discharge) e análise de espectro, entre outros temas. A parte 2 investiga a certificação da FCC e IC, a administração, metodologias de teste, planos, relatórios, dispositivos licenciados e não licenciados, e a exposição à RF.

O exame WDCP é válido para um ano, e o exame de renovação pode ser feito online.

A certificação iNARTE é exigida para os cargos de técnico sem fio em muitas empresas de cabo e de telecomunicações, e é uma ótima opção para aqueles interessados em trabalhar em tempo integral como instaladores profissionais. A organização também oferece certificações para técnicos de telecomunicações, engenheiros de telecomunicações, profissionais da EMC/EMI e profissionais de design EMC, entre outros.

7. Além das Certificações Top 5: Mais Certificações de Redes Sem Fios
Um grande número de empresas competidoras da indústria oferecem outros programas de certificação de rede sem fio, incluindo a ISECOM (OSTMM Wireless Security Expert), Brocade, a Alcatel-Lucent, a Extreme Networks, a HP e outros.

Para aqueles que desejam se especializar em plataformas de fornecedores (como a Brocade, a Alcatel-Lucent, etc.), os programas patrocinados pelo fornecedor será o seu bilhete para o reconhecimento e trabalhos específicos. Para os interessados em áreas específicas de tecnologia de rede sem fio – em particular de segurança – muitas outras opções também se apresentarão.

No entanto, nós sentimos que nós cobrimos os principais competidores nesta história, e apenas aqueles que buscam credenciais e prestígio adicionais deve sentir a necessidade de se aventurar além dos itens abordados aqui.

Disponível em: http://www.tomsitpro.com/articles/wireless-certifications,2-682-7.html

Acesso em: 27/04/2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Certificação, Wireless e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para As Melhores Certificações de Rede Sem Fio para 2015

  1. Ricardo Magliano disse:

    Artigo interessante e traz excelente perspectiva neste segmento profissional.

    • ademarfey disse:

      Olá Ricardo,

      é um segmento que eu particularmente também acho interessante e tenho procurado realizar algumas traduções. Grato. Prof. Ademar

  2. welissonferraz disse:

    Ótimo artigo para os amantes de RF como eu.
    Parabéns, tudo muito bem explicado.

  3. Fernando Hugo disse:

    Professor Ademar,

    O Sr sabe se existem cursos presenciais para certificação CWNA aqui no Brasil?

    Obrigado,
    Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s