VoIP e a convergência – aula de história, parte um

VoIP e a convergência – aula de história, parte um

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Do original A VoIP and convergence history lesson, part one. Por Larry Hettick. Network World | 09 de setembro de 2015 09:14 PT .

No final deste mês, o blog da Network World vai se aposentar, por isso, gostaria de dedicar parte das restantes edições para olhar para trás nos últimos 15 anos – e estamos ansiosos para a evolução das comunicações em tempo real.

Quando começamos este blog há 15 anos como um boletim digital, o VoIP tinha idade o suficiente para ir ao jardim de infância, com cerca de as mesmas habilidades de enfrentamento humano-funcional de uma criança de cinco anos, mas ainda não estava pronto para assumir o mundo. Afinal, o VoIP teve o seu início em 1995 como uma tecnologia que oferecia chamada de voz de computador a computador usando um microfone e alto-falantes. Não havia “sinalização” em si naquelas primeiras chamadas; os usuários poderiam chamar uns aos outros sobre a PSTN (rede pública analógica de telefonia) para estabelecer uma chamada de voz sobre dados entre seus computadores. Ao longo do tempo, o protocolo H.323 e padrões ITU-T associados iria definir as bases para codecs de voz e protocolos de sinalização.

Um grande driver para os primeiros dias do VoIP era reduzir o custo das chamadas de voz de longa distância. A Vonage foi incorporada em 2000 (o mesmo ano em que começou a oferecer VoIP) e embora a Vonage nunca chegasse a ser um líder em participação de mercado, o modelo Vonage para fazer chamadas através de uma conexão Internet dedicada teve um profundo efeito tanto sobre os preços de longa distância como em mostrar que o VoIP poderia tornar-se um sucesso comercial.

O VoIP foi evoluindo na virada do século, assim como a demanda por acesso à Internet dial-up cresceu tanto o suficiente para submergir a PSTN com usuários telefônicos chamando a AOL e deixando suas linhas “ocupadas” por até 24 horas por dia. As empresas de telecomunicações – Telcos, procurando uma maneira de aliviar o stress na rede dial-up, tomaram medidas para desafogar as chamadas pela Internet para uma rede de dados – criando uma demanda por tecnologia de softswitch. Em 2000, dezenas de empresas fabricavam ou previam fabricar softswitch para substituir a centrais telefônicas classe 4 TDM (tandem), e as operadoras de longa distância começaram a implantar a tecnologia softswitch tanto para descarregar chamadas de acesso à Internet e como uma forma de melhorar as eficiências de custo de voz em redes de longa distância. Os fornecedores do Softswitch anteviram um futuro aonde eles iriam eventualmente substituir as Centrais Classe 5 da infraestrutura TDM da PSTN por uma arquitetura totalmente IP.

Os fornecedores de PABX, que tinham visto uma onda de investimento quando o problema do Y2K (bug do milênio) surgiu e também que as empresas estavam substituindo os PABXs analógicos por tecnologia de voz digital, estavam procurando o próximo ciclo de investimentos, e o IP-PBX parecia uma boa maneira de adicionar novos recursos e criar demanda por investimentos em negócios em andamento.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 01/10/2015.

Disponível em: http://www.networkworld.com/article/2981820/uc-voip/a-voip-and-convergence-history-lesson-part-one.html?phint=newt%3Dnetworkworld_convergence_voip_alert&phint=idg_eid%3D90c7fc2d3e03d5a53caa0dfd4d78fcdd#tk.NWWNLE_nlt_convergence_voip_2015-09-09
Acesso em: 10/09/015

Telefonia Básica 1a edição 2015 bat e blog

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Telefonia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s