As 10 principais razões para considerar a Cat. 6A num edifício

As 10 principais razões para considerar a Cat. 6A num edifício

capa CE 3a ed 2016 blog

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Do original Top 10 reasons to consider Cat. 6A in a building by Matias Peluffo.

A lista abaixo dos “top 10” é de autoria de Matias Peluffo, Vice-Presidente, Linha de Produtos de Gestão do Segmento de Edifício Corporativo, da CommScope.

10: Cat. 6A é recomendada para novas instalações em unidades de saúde.
Publicada em 2010, a TIA-1179 recomenda a Cat. 6A para todas as novas instalações nos estabelecimentos de saúde e é o primeiro padrão para recomendar a Cat. 6A para novas instalações fora do centro de dados (datacenter). Para ajudar a entender melhor o padrão TIA-1179, a CommScope publicou um documento FAQ.

9: Cat. 6A é recomendada para novas instalações em estabelecimentos de ensino.
Recentemente publicada, a TIA-4966 recomenda a Cat. 6A para novas instalações de educação com base na necessidade de infraestrutura de alto desempenho necessário para conectividade com e sem fio. Para ajudar você a entender melhor o padrão TIA-4966, a CommScope publicou um documento FAQ.

8: Cat. 6A suporta 10GBASE-T de 100 metros.
Há alguns anos atrás, muitas pessoas consideravam a 10GBASE-T ser um exagero fora do centro de dados. Hoje, a 10GBASE-T está encontrando uso dentro de edifícios para suportar estações de trabalho de alto nível. A Cat. 6ª suporta 10GBASE-T de 100 metros e garante que pode suportar a aplicação Ethernet mais rápida do mercado para o comprimento total do canal especificado nas normas. Isto vem num momento em que as estações de trabalho de alto desempenho estão começando a exigir 10 Gigabit.

7: Rede 10GBASE-T continua a conseguir um melhor desempenho de preço e menor consumo de energia.
O consumo de energia foi inicialmente citada como uma barreira para a adoção em massa da rede 10GBASE-T. Melhorias dramáticas para a 10GBASE-T ao longo dos últimos anos resultou em significativamente menor preço global e eficiência de energia por gigabit do que a 1000BASE-T. Parece que o velho ditado da indústria, “servidor de hoje é o desktop de amanhã”, pode ser aplicável para a 10GBASE-T.

6: Cat. 6A oferece desempenho aprimorado para aplicações de Power over Ethernet (PoE).
Numa altura em que os padrões PoE são atualizadas para o dobro da potência fornecida aos dispositivos que utilizam todos os quatro pares do cabo, a Cat. 6A oferece desempenho aprimorado de dissipação térmica sobre suas antecessoras Cat. 5e e Cat. 6. Recentemente, a CommScope publicou um documento técnico sobre a Cat. 6A e vantagens para a PoE.

5: Cat. 6A suporta o novo sistema wireless em edifícios que dependem da tecnologia 10G.
Ao contrário da crença popular, rede sem fio precisa de fios. Novo sistema sem fio em edifício contando com a tecnologia LAN 10GBASE-T e alimentação remota sobre a Cat. 6A, que suportam soluções de cobertura e capacidade multi-operador e multi-tecnologia em edifícios, já estão no mercado.

4: Cat. 6A suporta tecnologias Wi-Fi já excedendo a 1 Gbps no cabeamento horizontal.
Mais fiação para wireless é necessário para sistemas Wi-Fi. 802.11ac já no mercado, na modalidade de duas portas gigabit para as taxas de agregação de link e de pico que podem exceder um gigabit. Conforme a Wave 2 de 802.11ac entra no mercado, especialistas do setor já estão planejando para portas de maior velocidade. A Cat. 6A é a escolha ideal para suportar a evolução do Wi-Fi e sua necessidade esperada para aumentar a largura de banda de backhaul. Recentemente, a CommScope publicou um documento técnico sobre a infraestrutura para pontos de acesso sem fio.

3: Cat. 6A é globalmente disponível em versões não blindada e blindada.
O debate sobre as virtudes de soluções não blindadas e blindadas vai continuar. A Cat. 6A permite ambas, enquanto os clientes continuam a falar com suas carteiras em favor da mais familiar, e mais fácil de instalar, as soluções não blindadas.

2: Cat. 6A suporta a interface do usuário RJ45 familiar e compatível com as anteriores.
A Cat.. 6A suporta a interface RJ45 verdadeira , testada, familiar e compatível com versões anteriores. O RJ45 demonstrou o poder da normalização, permitiu o crescimento global de Ethernet como a conhecemos, e tornou-se uma interface universal para uma ampla gama de aplicações. Mais de dois bilhões de pontos de venda foram produzidos com o RJ45 – o suficiente para circundar a terra duas vezes. Certifique-se de verificar o infográfico CommScope do RJ45.

1: Cat. 6A oferece provisionamento simples e de baixo custo para suportar aplicações atuais e emergentes.
A Cat. 6A oferece o provisionamento mais rentável e simples de preparar os edifícios de hoje para aplicações atuais e futuras. Com aplicações 10 gigabit começando a emergir, é a hora certa para considerar o provisionamento do edifício com a infraestrutura de cabeamento de cobre correto baseado na conectividade do par trançado Cat. 6A.

Matias Peluffo é vice-presidente, da Linha de Produtos de Gestão do Segmento Edifício Corporativo da CommScope. Ele tem a responsabilidade global para a estratégia da CommScope para entregar inovações e valor do cliente no segmento de edifício com uma ampla gama de soluções, incluindo gerenciamento automatizado de infraestrutura SYSTIMAX SCS, imVision®, e iluminação de desempenho do edifício Redwood. Para saber mais sobre a tecnologia da empresa, vá para http://www.commscope.com.

Disponível em:
http://waiconnection.com/hidden/76-industry-insight-top-10-reasons-to-consider-cat-6a-in-a-building
Acesso em: 27/12/2015

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 29/12/2015.

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Cabeamento Estruturado, Redes de Computadores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s