Compreenda a relação da sua LAN com o modelo OSI

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Introdução às redes de Computadores 3a edição 2015 blog_150705FRC 700 questoes_blog curso fund redes LV blog

Compreenda a relação da sua LAN com o modelo OSI

Do original Understand Your LAN’s relationship to the OSI Model. Craig Borysowich.

O modelo OSI fornece um quadro teórico para a comunicação entre computadores, mas pode render algumas informações valiosas sobre se uma falha de rede é baseada em hardware ou software.

A maioria das falhas de rede está relacionada ao hardware, e, assim, correspondente às camadas física e de enlace de dados do modelo OSI. Ferramentas que se usaria para verificar estes problemas incluem O Voltímetro, o Refletômetro no domínio do tempo (TDR), Medidores de potência óptica, caixas de interrupção para testes (break-out), etc. A ferramenta mais importante, porém, é o disco de diagnósticos que acompanha a maioria dos NICs (NT: placas de rede). Estes discos podem fazer loops para testes, ler o valor de endereço da ROM, e executar outros diagnósticos internos na estrutura da rede. Certifique-se de que você está familiarizado com o funcionamento destes discos de diagnósticos (NT: conheça também os utilitários do TCP/IP para diagnosticar falhas no host e na rede TCP/IP).

Na camada de rede e superiores, problemas de software serão os culpados. Um analisador de protocolo, como o sniffer de rede geral, Excelan LANalyzer, Hewlett-Packard 4972 ou dispositivo similar (NT: sugiro o analisador de protocolos gratuito Wireshark) será necessário para diagnosticar o problema. Mais uma vez, não espere até que uma falha ocorra para aprender a usar essas ferramentas – realize experimentos ao vivo, com a rede funcionando para obter medições de referência de padrões de tráfego e utilização da rede para comparação quando ocorrer uma falha.

Compreender a sua LAN inclui também estar familiarizado com as vantagens, desvantagens e potenciais fontes de falhas próprias e exclusivas da LAN.

Para uma revisão rápida destes detalhes de cada arquitetura de redes LAN:

A flexibilidade da ARCNET em misturar vários meios de transmissão: pares trançados, coaxial ou fibra óptica podem ser usados de forma muito eficaz. Também original é a sua exigência para definir o endereço do nó manualmente com interruptores DIP, portanto, fornecendo um maior potencial de falhas de rede induzidas pelo homem.

As redes Token Ring têm muitos atributos falha de recuperação pré-concebidos, em grande parte devido à sofisticação do padrão IEEE 802.5. A montagem dos conectores hermafroditas pode ser difícil para alguns usuários, necessitando de testes rigorosos antes da instalação.

As redes Ethernet IEEE 802.3 com coaxiais têm a história mais longa no mercado LAN, dando origem a um grande número de fornecedores. No entanto, devido às pequenas diferenças entre o padrão Ethernet (da DEC, Intel e Xerox), e o padrão IEEE 802.3 10BASE5, problemas de compatibilidade, como cabos e pinagem de conectores podem ocorrer. Certifique-se de entender essas diferenças técnicas.

Finalmente, as redes StarLAN e redes Ethernet IEEE 802.3 de par trançado fornecem isolamento de falhas simplificadas por causa de suas topologias em estrela, no entanto, a reutilização de cabo de par trançado pode revelar-se um desafio. Em alguns casos, a instalação de novos cabos de pares trançados é vantajosa, eliminando assim qualquer dúvida sobre o comprimento ou a integridade do cabo.

Todas as arquiteturas de rede local têm suas características únicas; certifique-se de compreender as distinções de sua própria rede.

(NT: da mesma forma é importante conhecer os conceitos básicos do TCP/IP e do modelo OSI para poder associar os diagnósticos de falhas às camadas responsáveis por determinado serviço ou tarefa e por isso recomendamos nosso e-book Introdução às Redes de Computadores e nosso curso on-line Fundamentos de Redes de Computadores)

Disponível em: http://it.toolbox.com/blogs/enterprise-solutions/understand-your-lans-relationship-to-the-osi-model-74458?utm_source=Updates&utm_medium=Email&utm_campaign=ittoolbox-announce

Acesso em: 27/09/2016

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey

Confira nossos E-books e Cursos on-line completos!

capa Introdução às redes de Computadores 3a edição 2015 blog_150705FRC 700 questoes_blog curso fund redes LV blog

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s