O que esperar da interconexão de rede em 2017

O que esperar da interconexão de rede em 2017

Confira nossos E-books e Cursos Infra completos!

Do original What To Expect From Networking In 2017. Postado por John Fruehe. Traduzido com adaptações por Ademar Felipe Fey em 22/01/2017.

Todos os anos tentamos mostrar o que as empresas devem esperar no próximo ano no mercado de redes. Este ano, esperamos ver um monte de mudanças, pois o mercado de redes tradicionalmente conservador começa a sentir a pressão de anos de status quo de rede e de resistências à mudança. Esta é a nossa visão dos impactos mais significativos a acompanhar.

  • SD-WAN atinge a maioridade. Temos vindo a dizer que A WAN definida por software (SD-WAN) é a maneira mais fácil para as empresas colocarem o seu dedo no pool de rede definida por software (SDN) há algum tempo. Até mesmo as operadoras estão se envolvendo, juntando-se com fornecedores SD-WAN para fornecer soluções. Com a maturidade e amplitude de escolha para os produtos, pensamos que a maioria das empresas estará implantando ou trabalhando com SD-WAN em 2017. Na recente reunião da ONUG, 2017 foi declarado “o ano da SD-WAN”, então isso parece um tópico certo para escolher como uma tendência superior para 2017. Mas a verdadeira notícia SD-WAN não será o número de implantações, será a consolidação na indústria como o negócio começa a desenvolver e a concorrência se aquece. Embora existam 30 jogadores menores no mercado, até o final de 2017 começaremos a ver alguma consolidação começar a ocorrer.
  • A código aberto (Open Source) expande sua pegada. Vimos muita expansão de código aberto sendo impulsionada por iniciativas como OpenDaylight e OPNFV focada fortemente em telecomunicações (operadoras) e provedores de serviços em nuvem. Mas estamos começando a ver mais desses projetos open source encontrando forte apoio em empresas tradicionais. Mais organizações de TI agora não só dependem de código aberto, mas também fornecem atualizações de código de volta para os projetos. Reconhecendo a importância do open source na rede, a Linux Foundation recentemente trouxe um novo líder para se concentrar especificamente na rede, um reconhecimento da importância deste movimento de software dentro da rede.
  • Orquestração é o próximo ponto de colisão. Como as empresas precisam ser mais ágeis, estão se voltando para o SDN como um mecanismo para ajudar a gerenciar suas redes. Mas para a rede aberta ser verdadeiramente tão eficaz e flexível como essas empresas exigem, a orquestração precisa ser posta em prática para a rede verdadeiramente “mover” com as necessidades do negócio. Essa realidade é algo que se torna mais aparente à medida que as pessoas começam a se instalar, expondo a necessidade de automação. Atualmente existem vários caminhos de orquestração, desde o open source (Open-O e OS-MANO) até centenas de ferramentas de orquestração comercial disponíveis. Os padrões de orquestração ajudarão a impulsionar a adoção da SDN, mesmo que ele comece simplesmente com algumas nomenclaturas e interfaces comuns. Não esperamos que o mundo se estabeleça em uma plataforma de orquestração, mas para este ano vemos as forças em jogo para impulsionar mais interoperabilidade entre as escolhas.
  • Segurança irá conduzir quase todas as decisões. Com base no histórico recente de segurança (mesmo se você está apenas focado nos compromissos entre o Yahoo YHOO + 0,19% e a eleição de 2016 nos EUA), esta questão está na mente de todos. Para 2017 acreditamos que quase todas as decisões de compra de rede vão ter um aspecto de segurança associado. Mais importante ainda, a segurança pode se tornar um driver para a adoção da SDN. As empresas que precisam ter um aparelho de segurança mais flexível podem mergulhar na SDN e NFV para alcançar esse maior nível de flexibilidade à medida que eles tentam ficar à frente das ameaças iminentes. Qualquer fornecedor que não se debruça sobre os benefícios de segurança do seu produto vai achar que é mais difícil passar pela porta para a maioria das oportunidades.
  • Os números serão importantes. Esperamos ver a degradação contínua da margem no negócio de comutação de rede (switching) à medida que mais funcionalidade se move para o software, deixando o hardware menos diferenciado. Além disso, a interrupção do mercado e mudança de paisagem vai acelerar; Os advogados estarão mais ocupados em 2017, pois fusões, spinoffs (novas empresas) e parcerias vão tomar a vanguarda. O IP mudará de mãos (como Brocade e Broadcom BRCM +%) e os jogadores menores serão captados por causa de suas capacidades SDN (como Nuage Networks e Nokia). A interconexão de redes (Networking) será notícia no mundo de negócios, tanto quanto será notícia na área técnica, se não mais.
  • O consumidor de Wi-Fi está ficando inteligente. Tivemos controladores inteligentes baseado no Wi-Fi em configurações comerciais há algum tempo, mas as escolhas dos consumidores têm faltado. Tradicionalmente, um único ponto de acesso forneceu cobertura para parte da casa, mas com dispositivos IoT conectados e a necessidade de ser capaz de cobrir todas as áreas da casa, um único dispositivo não funciona mais. Esperamos ver vários sistemas de malha sem fio que ajudam a resolver esta situação à medida que o Wi-Fi em casa torna-se mais crítico e pesos pesados como Google GOOGL -1,25% entrarem no jogo do mercado.

Através de todo o tabuleiro, parece que 2017 será tão interessante quanto 2016 acabou de ser, então prepare-se para um passeio divertido este ano.

John Fruehe é analista sênior da Moor Insights & Strategy para redes e servidores

Disponível em: http://www.forbes.com/sites/moorinsights/2016/12/28/what-to-expect-from-networking-in-2017/#a55b2396b1c7

Acesso em: 31/12/2016

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Tendência em Redes e áreas afins e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s