Os prós e contras do planejamento de sua solução de cabeamento estruturado

capa CE 3a ed 2016 blog

Os prós e contras do planejamento de sua solução de cabeamento estruturado

Do original The ins and outs of planning your structured cabling solution. Posted on 26th September 2014

A implementação de cabeamento estruturado é algo que representa um grande benefício para sua empresa ou organização. Uma boa configuração ajudará a equipar até mesmo o menor negócio com todas as ferramentas necessárias para ter sucesso na era digital.

O planejamento de tal projeto é, portanto, vital, por isso é importante garantir que você esteja ciente de todas as considerações possíveis.

Quais aplicações?

A primeira coisa que você precisa considerar é o que seu sistema realmente será usado tanto para o presente como no futuro. Por exemplo, você pode não querer usar voz sobre o protocolo Internet (VoIP) agora, mas isso não significa que não será uma opção viável para sua operação futura.

Portanto, é importante que seu sistema seja configurado com padrões abertos e que seja capaz de suportar uma variedade de aplicativos independentemente do fornecedor. Isso significa que aspectos como a largura de banda e até mesmo o tamanho físico do seu sistema devem ser considerados com cuidado e, idealmente, permitir expansão.

Você deseja planejar uma vida útil de cerca de dez a 20 anos, pois seu sistema de cabeamento deve apresentar o ciclo de vida mais longo de qualquer componente da sua rede.

Outros componentes, como um switch de rede, também devem ser considerados como parte integrante da sua configuração, mas sua vida útil é provavelmente em torno de cinco anos.

É importante ver o seu sistema de cabeamento como um recurso de construção crítico que ajuda a reduzir custos, simplificar a implantação de aplicativos, além de melhorar as experiências dos que estão no local de trabalho.

Especificações de cabeamento

Especificar o cabo corretamente é um ponto de partida essencial para quase qualquer projeto. Antes de iniciar o processo de instalação, você deve perguntar por que você precisa implementar certas opções e o que elas precisam incluir.

Compile um documento preciso de especificação de cabeamento antes de embarcar em qualquer projeto, pois isso ajudará a evitar problemas potenciais mais adiante.

Um bom documento incluirá diretrizes sobre aterramento e interligação ao aterramento, proteção EMC (proteção contra interferências eletromagnéticas) e práticas de instalação entre outros.

Os padrões de projetos de cabeamento também devem ser considerados. Examine os padrões ISO e da TIA (ABNT no Brasil) e assegure-se de saber exatamente como isso afetará seu sistema mais amplo, tanto no nível físico quanto em termos de instalação e compatibilidade.

Certifique-se de que (a instalação) pode suportar o calor

As tecnologias novas e emergentes, como a virtualização, a computação em nuvem e a consolidação, fizeram com que o nível de densidade de calor aumentasse dentro do datacenter, uma situação provocada pela necessidade extra, o que pode, em alguns casos, levar a “represas de ar” se não forem devidamente planejado ou definido.

A inclusão de resfriamento suplementar no projeto de sua instalação de cabeamento deve, portanto, ser considerada de extrema importância.

Em termos de projeto do próprio centro de dados, há uma quantidade previsível de opções disponíveis. Certifique-se de poder pesquisar qual é a solução ideal para você, pois isso economizará tempo e espaço, o que significa que você está melhor equipado para expansão futura.

Procure conselhos de especialistas

Pode ser o caso de sua empresa ou organização possuir a equipe adequada à sua disposição para implementar com sucesso um sistema de cabeamento, mas ainda é extremamente útil buscar conselhos de arquitetos, projetistas, planejadores e consultores profissionais, pois muitas vezes serão capazes de oferecer uma segunda opinião sobre o seu projeto e também podem estar em posição de apontar qualquer coisa que você não havia considerado anteriormente.

Tradução livre de Ademar Felipe Fey em 29/06/2017

Disponível em: <https://www.comtecdirect.co.uk/media/networks/the-ins-and-outs-of-planning-your-structured-cabling-solution/801751112&gt;

Acesso em: 29/06/2017

Conheça mais sobre Cabeamento Estruturado em nosso e-book:

capa CE 3a ed 2016 blog

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Cabeamento Estruturado, Redes de Computadores e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s