Por que o padrão 802.11ax é o próximo grande acontecimento no Wi-Fi

Por que o padrão 802.11ax é o próximo grande acontecimento no Wi-Fi

Do original Why 802.11ax is the next big thing in Wi-Fi By Zeus Kerravala, Network World | Aug 14, 2017 8:01 AM PT

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

A especificação 802.11ax finalmente traz um padrão Wi-Fi para a rede de computadores que suporta tudo o que queremos fazer com nossas LANs sem fio.

Eu sei, eu sei, já ouvi isso antes. Uma nova tecnologia vem, e promete ser a próxima grande coisa. Consumidores e empresas compram e o que acontece? Não está à altura da promoção feita no entorno dela. Na minha opinião, quase todas as versões do iPhone nos últimos cinco anos foram assim. Claro que havia alguns novos recursos legais, mas, em geral, não é algo que eu possa dizer que vai mudar o jogo.

Uma tecnologia que promete entregar o que promete é a 802.11ax, o próximo padrão para LANs sem fio. Eu digo isso porque esta próxima geração de Wi-Fi foi projetada para o mundo em que vivemos, onde tudo está conectado e existe a suposição de que o upload e download de tráfego serão equivalentes. As gerações anteriores de Wi-Fi assumiram um uso mais casual e que o tráfego seria muito diferente.

Eu concordo que o 802.11ac fez as coisas um pouco mais rápidas, mas foi uma versão mais rápida de algo que foi projetado com os pressupostos da velha escola em mente. Tenho certeza de que todos que estão lendo isso já estiveram em uma situação num centro de conferências, estádio ou em outro espaço público, e tudo está ótimo. Em seguida, as anotações ou o concerto começa ou algo mais acontece para obter dezenas de milhares de pessoas usando o SnapChat, Twitter, Facebook (ou alguma outra aplicação de sua preferência), e as coisas chegam a uma completa lentidão.

O problema com Wi-Fi nem sempre é a velocidade do sistema. A segunda onda do 802.11ac nos leva a ou sobre a barreira de Gigabit, que deve ser a largura de banda suficiente para a maioria das pessoas. O maior problema com o Wi-Fi é o congestionamento e como o Wi-Fi atual lida com muitas pessoas tentando fazer coisas sem fio e superlotando a rede. O padrão “ax” resolve esses problemas e outros ao redesenhar completamente o funcionamento do Wi-Fi e tirar algumas práticas recomendadas da tecnologia LTE.

O 802.11ax é significativamente mais rápido

O “ax” estará em qualquer lugar de 4x a 10x mais rápido que o Wi-Fi existente, mas os canais mais amplos e múltiplos aumentam consideravelmente a taxa de transferência. Por exemplo, se assumir que a velocidade é aumentada em 4x com canais de 160 MHz, a velocidade de um único fluxo 802.11ax será de 3.5 Gbps. A conexão equivalente do 802.11ac será de 866 Mbps. Um ambiente MIMO 4×4 resultaria em uma capacidade total de cerca de 14 Gbps. Um dispositivo cliente que suportasse dois ou três fluxos facilmente atinge o topo de 1 Gbps ou muito mais.

Se alguém diminuísse a largura do canal até 40 MHz, o que poderia acontecer em áreas lotadas como estádios ou dormitórios da faculdade, um único fluxo .11ax seria de cerca de 800 Mbps para uma capacidade total de 3,2 Gbps. Independentemente do tamanho do canal, o 802.11ax proporcionará um enorme impulso na velocidade e capacidade total.

O 802.11ax estará menos congestionado

Um dos grandes avanços no LTE é algo chamado de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (ODMFA), que é uma forma de sopa de alfabeto para dizer que ele é a multiplexação por divisão de frequência. Com versões anteriores do Wi-Fi, os canais são mantidos abertos até a transmissão de dados ter terminado. Pense em uma linha em um banco com apenas um caixa onde as pessoas têm que fazer fila. MU-MIMO significa que pode haver quatro caixas e quatro linhas, mas as pessoas ainda precisam aguardar a transação antes delas está completa.

Com OFDMA, cada canal é dividido em centenas de subcanais menores, cada um com uma frequência diferente. Os sinais são então girados ortogonalmente (em ângulos retos) para que eles possam ser empilhados uns sobre os outros e demultiplexados. Com a analogia do banco, imagine que um caixa seja capaz de lidar com vários clientes quando eles estão livres. Então, o cliente entrega o cheque a um caixa e, enquanto essa pessoa está assinando o cheque, o caixa atende o próximo cliente, etc. O uso do OFDMA significa que até 30 clientes podem compartilhar cada canal em vez de ter que se revezar, transmitindo e ouvindo um de cada vez.

Do ponto de vista do usuário, a rede parece muito menos congestionada do que com o 802.11ac. Outro benefício é que as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz podem ser combinadas criando ainda mais canais para dados. A especificação do “ax” também inclui algo chamado de codificação QAM (modulação de amplitude em quadratura), que permite que mais dados sejam transmitidos por pacote.

802.11ax melhora a duração da bateria 

Qualquer novo padrão de Wi-Fi irá melhorar a vida da bateria, uma vez que o alcance é geralmente maior e os dados são transmitidos mais rapidamente para que o cliente não precise trabalhar tão duro. No entanto, o “ax” tem um novo recurso chamado horário de despertar. Isso permite que os APs (Access Points) digam aos clientes quando ir dormir e fornece um cronograma de quando acordar. Estes são períodos muito curtos de tempo, mas ser capaz de dormir um monte de tempos curtos fará uma grande diferença na vida da bateria.

Eu conversei com os fabricantes de chips, APs e dispositivos clientes sobre quando esperar os produtos 802.11ax e devemos ver os primeiros roteadores Wi-Fi do consumidor no início de 2018 com um prazo mais longo para o final de 2017. Depois disso, a grade do negócio de APs e dispositivos clientes seguirão o processo usual. Certamente, estamos bastante perto de que os gerentes de rede deveriam começar o processo educacional e o planejamento agora.

Se você não tem certeza do que isso significa para o seu negócio, fale com o seu fornecedor de Wi-Fi, pois todos os principais fornecedores de LAN sem fio estão planejando suportar o 802.11ax. Um ponto final: se você precisa atualizar agora, certamente eu não colocaria dinheiro fora e a aguardaria o “ax”. O Wi-Fi é extremamente importante para empresas de todos os tamanhos e se tornará mais importante à medida que a Internet das Coisas (IoT) se tornar mais amplamente adotada.

A evolução dos dispositivos clientes tem sido “mudança de jogo”, já que quase não fazemos nada que não os envolva. A especificação 802.11ax finalmente traz um padrão Wi-Fi para a rede que pode suportar todas as coisas que queremos fazer com nossas LANs sem fio.

Sobre Zeus Kerravala:

Zeus Kerravala é o fundador e analista principal da ZK Research e fornece uma combinação de conselhos táticos para ajudar seus clientes no atual clima de negócios.

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe fey em 29/08/2017.

Disponível em: http://www.networkworld.com/article/3215907/mobile-wireless/why-80211ax-is-the-next-big-thing-in-wi-fi.html?idg_eid=90c7fc2d3e03d5a53caa0dfd4d78fcdd&email_SHA1_lc=88d6349e0d4c9f4a1b8716f5bf63e2f26c9bb8f4&cid=nww_nlt_networkworld_daily_news_alert_2017-08-15&utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=NWW%20Daily%208/15&utm_term=networkworld_daily_news_alert

Acesso em: 18/08/2017

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Tendência em Redes e áreas afins, Wi-FI, Wireless e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s