Definição do Mês: LTE

Definição do Mês: LTE

Do original LET Definition by http://www.techterms.com

LTE é a abreviatura de “Evolução a longo prazo”. LTE é um padrão de telecomunicações 4G (quarta geração) usado para transferir dados através de redes celulares. Ele suporta taxas de transferência de dados de até 100 Mbps para downloads e até 50 Mbps para uploads.

Enquanto os termos “4G” e “LTE” são frequentemente usados de forma sinônima, o LTE é realmente um subconjunto de tecnologias 4G. Outros padrões 4G incluem o WiMAX móvel (IEEE 802.16e) e o WirelessMAN-Advanced (IEEE 802.16m). No entanto, uma vez que a LTE foi projetada para ser um padrão internacional de telecomunicações, foi amplamente adotada pelos Estados Unidos e vários países da Europa e Ásia. Portanto, o LTE é, de longe, o padrão 4G mais comum.

Para usar o LTE, você deve ter um dispositivo compatível com LTE, como um smartphone, tablet ou dongle USB que forneça acesso sem fio para um laptop. Quando a LTE ficou disponível em 2009, a maioria dos dispositivos ainda não suportava a tecnologia. No entanto, a maioria dos celulares principais agora oferece LTE e, portanto, a maioria dos telefones e outros dispositivos móveis agora são compatíveis com LTE. Muitos dispositivos, como iPhones e iPad, exibirão as letras “LTE” na barra de status na parte superior da tela quando você estiver conectado a uma rede LTE. Entretanto, se o “4G” for exibido, o LTE pode não estar disponível em sua área.

NOTA: O termo LTE também pode se referir a LTE Advanced, uma versão mais recente do LTE que suporta velocidades máximas de download de 1 GBps e velocidades de upload de 500 Mbps (10x as velocidades do LTE padrão).

Para maiores informações confira o artigo A Internet 4G LTE é uma solução para redes

Tradução livre de Ademar Felipe Fey em 31/10/1827.

Disponível em: https://techterms.com/definition/lte

Acesso em: 31/10/2017

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s